Prisma Literário: Coleção Boitatá

Coleção Boitatá

Olá queridos.
Como estão?
Hoje vim mostrar para vocês uma coleção que me deparei por acaso na Biblioteca do colégio onde trabalho e foi amor á primeira vista. São quatro livrinhos infantis que falam sobre sociedade, democracia e tudo que é interessante passar para uma criança desde cedo.

Esse primeiro livro foi o que mais me chamou a atenção e me fez querer ler o resto da coleção. O livro mostra de uma forma leve e interessante que apesar de diferenças biológicas, os homens e as mulheres devem possuir os mesmos direitos, tanto politica quanto socialmente. É uma daquelas leituras que nos fazem ter fé de quem um dia a maioria pensará como o autor, um livro que dá vontade de fazer todos os seus amigos e amigas lerem.

Eu não sou fã de história, política e essas coisas mas essa coleção mostra de uma forma tão leve e direta o que é a Ditadura que dá até vontade de pesquisar mais sobre e o mais interessante é escrever isso em forma de livro infantil, afinal, é muito difícil explicar para uma criança o que foi a ditadura e tudo mais. Gostei muito desse.

Esse além de ensinar o que é a Democracia, também passa uma mensagem legal de como devemos ser mais democráticos muitas vezes e como isso foi importante para a história. Assim como os outros, tem uma pegada super leve e fácil que vale a pena mostrar para as crianças que são curiosas para saber mais sobre o nosso país e a história em geral.

Por fim, esse que nos explica de uma forma reflexiva o que são classes sociais e o porquê elas existem, porque algumas pessoas são pobres e outras ricas. Até eu consegui aprender com o livrinho, então imaginem uma criança, muito interessante mesmo.

Espero que tenham gostado da dica, é uma coleção que vale super a pena presentear, ler e comprar. São livrinhos que acrescentam não só as crianças mas pessoas de todas as idades. Até maaais.

32 comentários:

  1. Uau,que criativo do autor em trazer em livros infantis assuntos polêmicos e que desde já merecem ser conhecidos. Chama atenção o fato dos livros terem cores vibrantes como se fosse realmente um livro infanto-juvenil, mas que na verdade tem um aprendizado por trás de tudo.
    Adorei mais o primeiro livro também, mas acredito que todos são importantes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, irei comprar para presentear alguns amiguinhos...

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai
    Sensacional usar assuntos tão fortes e importantes com tema da narrativa. Além disso, uma ótima forma de colaborar no aprendizado dos leitores mirins. Bem, para os leitores GRANDINHOS assim como eu, também. Rsrsrs. Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Não conhecia essa coleção, mas já me interessei para comprar para minhas sobrinhas, é legal poder passar esses ensinamentos para as crianças desde cedo e de uma forma diferente.
    Esse primeiro livro fala sobre algo que está se falando muito nesse momento que são os direitos iguais para mulheres e homens. Amei a dica e vou procurar para comprar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada por me apresentar a esses livros, todos tem temas super interessantes e com os quais as crianças devem ter contato e aprender sobre eles desde cedo.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa coleção, mas achei muito interessante essa premissa de ensinar temas relativamente complexos de forma simples para as crianças.

    O conhecimento é a base para as mudanças e a evolução pessoal e da nação.

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Gostei mais do título sobre as classes sociais, acho bem interessante conversas sobre, ainda mais numa sociedade injusta ^-^ Não conhecia essa coleção, e achei as capas bem interessantes.
    Ótimo post!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Bem legal a iniciativa do autor, tem uma onda bem interessante hoje em dia de transformar coisas importantes em uma linguagem para que desde bem cedo já se possa aprende.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Cath, tudo bem? Eu não conhecia a coleção e me interessei logo de cara pelos temas tratados nos livros, vou procurar e espero conseguir ler. Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Um formato muito interessante para explicar para as crianças e as capas são bem pontuais, mostram com simples ilustrações o tema.
    Gostei.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Que coleção linda! Adorei, uma boa dica para dar de presente pro meu priminho e iniciar sua vida na literatura. Vou marcar essa coleção.

    ResponderExcluir
  12. Gente, que coisa linda! É inegável a importância de absorvermos conhecimento e discutirmos sobre todas essas áreas e sim, esse tipo de informação precisa chegar até as pessoas o quanto antes. É incrível ver o trabalho que tiveram pra levar os temas até as crianças, que poxa, são os responsáveis pela próxima geração. Nossos pequenos precisam estar conscientes para darem uma melhorada nessa situação que a gente vive -- coisa que nós, da geração atual, estamos trabalhando pra conseguir também.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Que fofura esses livros!! Uma excelente forma de explicar aos pequenos assuntos tão importantes como filosofia e política, mesmo eles não tendo idade para tal. Livros assim são ferramentas incríveis para pelo menos ensinar as crianças - que são o futuro do Brasil - a pensar.

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem?
    Menina que livros são esses? Me apaixonei de vez e com toda certeza leria cada um e como futura professora espero um dia levar para a sala de aula temas assim e até quem sabe a coleção, que está lindíssima.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Muito bacana esses livros e são de fácil compreensão dos alunos. E isso é muito bacana, pois eles podem aprender mais sobre os assuntos atuais.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. essa coleção parece fofa e informativa e isso me deixou curiosa, deve ser uma leitura bem gratificante

    ResponderExcluir
  17. Olá Cathi tudo bem, interessante essa coleção, e de forma mais simples é possível introduzir a história de forma que todos entendam. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Confesso que não conhecia a coleção, mas adorei a ideia de tratar temas polêmicos com linguagem infantil!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  19. Oi, Catharina
    Que coleção legal, adorei conhecer, principalmente pela mensagem social que ela passa.
    Eu não sou a maior fã de política, mas gosto de História.
    Boa dica.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Uau! Não sabia que uma coleção assim existia!
    Acho o máximo ter algo assim para ensinar as crianças, já é difícil um adulto entender, creio que começando desde pequeno é possível ter uma ideia do conceito social melhor.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Catharina, tudo bem?
    Achei a ideia dos livros bem interessante pois, como sou vestibulando o livro parece ser uma ótima opção para leitura. Gostei mesmo da dica. Espero conseguir ler.

    ResponderExcluir
  22. Olá Cath, que post interessante e informativo. Não conhecia essa coleção e achei incrível. Abraços

    ResponderExcluir
  23. Ola, eu não conhecia e achei super legal essa sua dica. Achei a coleção super interessante e os livros parecem que são ótimas leituras. As capas são muito bonitinhas.

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Amei, muito!! Obrigada pela dica! Sou professora e achei "riquíssimo" este livros! Irei pesquisar mais sobre eles.

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  25. Oiiiii linda,

    Como quase Cientista Social haha eu simplesmente adorei essa coleção.
    Vou adquirir e dar de presente para meus irmãos caçulas para eles compreenderem o que são Classes Sociais, Democracia e afins e crescerem sabendo seu papel na sociedade e desempenhar com êxito e autenticidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a dica!
    Muito legal, acho importante livros desse tipo para crianças, assim aprendem desde pequenos sobre esses temas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Olá Catharina! Que coleção incrível, acho interessante essas coleções voltadas para o público infantil com mensagens importantes a serem transmitidas de maneira leve. Bom, saber que há obras assim na estante de um colégio.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Catharina...
    Não conhecia essa coleção mas achei muito lindo os livros e a lição que eles passam. Não curto muito livro infantil assim, mas as vezes é inevitavel dar uma folhada.
    Anotei a sua dica aqui e vou ver se acho esses livros para o meu afilhado.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  29. Excelente dica, principalmente pra pessoas leigas em quase tudo. É bom também pra já ir ensinando as crianças. Vou adquirir para nós aqui.
    Obrigada, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  30. Coleção interessante e educativa, acho extremamente importante que as crianças desde pequenas já comecem a criar um pensamento critico sobre a sociedade
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  31. Oi, Catharina! Tudo bem?

    Sou da editora Boitempo e acabei de me deparar com essa recomendação sua. Fiquei muito feliz ao passar pelos comentários e ver tanta gente interessada nos nossos Boitatás <3, são o nosso xodó! Também me apaixonei por eles à primeira vista, e acho que o da Ditadura explica mesmo de uma forma super leve um tema pesado, que ainda confunde a cabeça não só das crianças, mas dos adultos também - dá vontade de recomendar para todo mundo que defende o retorno desse período nebuloso. Obrigada pela leitura e pela resenha. E parabéns pelas fotos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giselle.
      Fico feliz que tenha gostado da postagem, achei muito legal investir em temas tão polêmicos e que muitas vezes devem ser discutidos, trabalho num colégio onde um dos livros será usado para uma aula ás crianças e fiquei muito feliz de apresentar esse conteúdo tão interessante aqui no blog. Parabéns á editora pelas belas publicações.

      Beijos

      Excluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo