Prisma Literário: Resenha: Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Resenha: Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Narrado em forma de cartas escritas pela protagonista destinadas a famosos que já não se encontram entre nós como: Kurt Cobain, Amy Winehouse, Heath Ledger e outros. Tudo começou quando a professora de Laurel passou como tarefa escrever uma carta a algum famoso que já morreu, e ao executar esta tarefa, Laurel passou a se sentir confortável escrevendo para pessoas que admirava e logo seu caderno está cheio de cartas.

Logo no inicio já sabemos que a irmã de mais velha de Laurel morreu e como isso abalou a garota e sua família, aos poucos, Laurel nos conta como aconteceu e como foi lidar com tudo isso e principalmente porque a culpa a domina o tempo todo. Esse é um daqueles livros que o mistério predomina durante boa parte e ficamos sabendo de tudo quase no fim da leitura.

Laurel mora com seu pai e sua tia (alternando uma semana com um e uma com outro), e está em uma nova escola desde a morte da sua irmã, pois não quer ouvir ou falar com ninguém sobre isso, não quer ver as pessoas cochichando e a reconhecendo como "a irmã da menina que morreu". Logo ela faz algumas amigas e passa a se sentir melhor.

A leitura começa a fica cada vez mais tensa ao passar das cartas, cheguei em um momento que quase chorava em uma viagem de ônibus pelo que Laurel descrevia para o leitor. O livro aborda temas fortes e que provavelmente vão mexer com vocês como mexeram comigo. Além de temas fortes, também aborda diversos outros temas que são essenciais na adolescência, a autora soube apresentar tudo de forma interessante apesar de pesada.

Além de drama, também contamos com bastante romance desde que Laurel passa a observar e querer conversar com um  garoto na escola que é mais na dele, assim como ela, e  esse é um ponto essencial na leitura.

Sempre tive muita curiosidade pelo livro desde que lançou e infelizmente só pude ler agora, mas posso afirmar que valeu a pena a espera e que foi uma leitura triste e marcante, daquelas que nos fazem refletir durante horas sobre o mundo e os seres humanos que nele habitam.

A edição está ótima. Essa capa me atraiu desde o começo, a acho linda demais. As lestras estão de tamanho normal e as cartas são rápidas. Para mim não foi uma leitura rápida mas para outras pessoas pode vir a ser, tudo depende de como irá encarar a leitura.

Recomendado para quem gosta de um bom drama com temas fortes e um toque de romance.

28 comentários:

  1. Já tinha visto a repercussão desse livro nas redes mas nunca tinha parado pra ler nenhuma resenha. A sua foi a primeira. E eu gostei bastante da maneira da narrativa - com cartas. Fiquei muito curiosa com a morte da irmã de Laurel. Já tá na lista! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! :)

    Esse livro é MARAVILHOSO ♥
    Ontem me bateu uma bad e comecei a lê-lo novamente haha
    Lembro até hoje de como fiquei triste quando terminei de ler.

    Abraços,
    Flávia Bergamin
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Tenho muita vontade de ler este livro, ele parece ser muito bom. Se envolve drama e romance, é comigo mesmo, hahaha! Gostei da resenha...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Tenho muita vontade de ler este livro, ele parece ser muito bom. Se envolve drama e romance, é comigo mesmo, hahaha! Gostei da resenha...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já tinha visto esse livro e sua resenha me agradou bastante! Parece ser um livro maravilhoso. Você disse que mexe com temas fortes e isso toca o leitor, gosto de livros assim, espero ter a oportunidade em ler. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  6. apesar de não me atrair por livros do gênero, a premissa dele e a capa tb me atrairam... mas nunca tive chance de ler, espero poder comprar assim que der... e logo pros meus amores ela resolveu escrever *-* só pela referência aos trÊs, já vale muito a pena arriscar a leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Cat lindona faz tempo que pretendo ler esse livro, o fato de enviar cartas aos mortos e toda personalidade da protagonista e suas perdas me chamaram atenção. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Catharina!

    Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro e através de sua resenha pude saber um pouco mais sobre a história.
    Estou fugindo de dramas e livros tristes no momento... rs.
    Esse vai ficar mais pra frente então.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ei, tudo bem?
    Desde que esse livro lançou, fiquei bem curiosa com ele. Além da capa lindíssima, o enredo me chamou muita atenção, com elementos que eu adoro nos livros. Mas depois de tantos comentários negativos, fiquei desanimada com a leitura. Ainda pretendo ler, mas não sei quando.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro sempre me atraiu também. Porém as primeiras resenhas que li dele falavam tão mal do livro, que eu decidi que não iria ler. Mas desde então li várias elogiando também, e a sua se soma a essa lista crescente. Acho que irei me arriscar nesse livro, mas vou aguardar até está com vontade de pegar um drama pesado, porque pelo jeito é bem emocionante.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Sempre achei interessante a premissa do livro Carta de Amor aos Mortos.
    Aainda nao li o livro, mas varias pessoas elogiam tanto que fiquei curiosa.
    Adrei saber que nao fica apenas no drama e teremos romance tb na historia.
    Vc está igual eu esperando pra ler desde que lançou, hehe..
    Otima dica.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi Cat, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre gostei de cartas, então, esse ponto já chamou minha atenção. Mas fiquei curiosa porque ela escrevia para pessoas que morreram, será que é mais fácil, lidar com seus sentimentos dessa forma? Pelo drama e pelo romance, acho que também irei gostar. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Catharina, eu muito ouvi falar do livro e nem todas as resenhas foram positivas, pelo contrário a maioria era negativa.
    Mas gostei do seu ponto de vista e gostaria de lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oi Cat, adorei a resenha...gosto da temática abordada nessa obra, e principalmente pelas cartas, adoro livros assim. Estou curiosa para saber o desfecho da história.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre paquerei esse livro, a capa é linda!!! Mas uma amiga tinha me dito que não gosto aí desisti, entretanto recentemente tenho ouvido muitos elogia e a sua resenha só me fez querer ler o livro!! Ahhh adoro drama. 💜 - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é tão odiado por aí e sinceramente eu não consigo entender. A personagem principal é um tanto deprimente, mas acredito que se não fosse isso a história não fluiria. Amo muito essa leitura e guardo muitas quotes dele <3 e sim! A capa é fantástica.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Faz tempo que esse livro está na minha lista de leitura... Pelo enredo tenho certeza que vou me apaixonar pela historia e chorar como uma criança também. Pois sou muito emotiva!
    Outro fato que me atrai nesse livro é a capa, a acho tão linda!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    tenho vontade de ler esse livro por causa da mensagem que ele transmite, não necessariamente porque tem pessoas falecidas relevantes. Ainda vai demorar um pouco para eu conseguir meu exemplar, mas com certeza, se eu ler, vou me emocionar!

    ResponderExcluir
  19. Eu amei esse livro,li nesse final de semana e foi super dinâmico e interessante,tem de tudo um pouco e gostei de como a autora transmitiu a história :)
    Sua resenha ficou ótima :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
  20. Muita gente já falou sobre ele, mas ainda não consegui me empolgar em ler. Se eu encontrar para troca, talvez agilize. Curiosidade nunca me falta. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  21. A forma de narrativa é bem legal, e gosto da premissa do livro, mas nunca comprei ele e nem sei o motivo.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Sempre tive vontade de comprar esse livro, mas acabei não comprando por falarem que era chato, mas até que enfim consegui encontrar uma resenha que me agrade e vá contra a opinião dos meus amigos. Vou me arriscar, gostei da premissa e narrativa.

    ResponderExcluir
  23. Que engraçado, quando li o título do livro imaginei outra história, mas me surpreendi com a sinopse e com a sua resenha.! Realmente deve ser uma leitura intrigante e bem interessante. ADOREI!!! <3

    bJS
    Keyla Vilela
    Blog Leituraterapia - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Então, já faz um tempo que folheei esse livro numa livraria aqui perto e fiquei bem interessada, mas não sabia que tinha um ar misterioso ou tenso, o que me interessou ainda mais. Está na minha lista!
    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Achei legal o livro trazer uma parte de reflexão mas também conter um romance, creio que assim fica mais dinâmico, mesmo contendo drama.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Cathi tudo bem, a proposta desse livro é muito instigante. Acho a capa muito bonita e condiz com a história. Mas quando ele foi lançando uma amiga disse que não tinha gostado e isso me desanimou, mas lendo a sua resenha tive uma nova percepção do livro. Com certeza vou ler. Bjs

    ResponderExcluir
  27. oie como vai?
    eu acho a capa desse livro lindas, ja tinha cogitado ler, mas vi tanta resenha negativa que desanimei sabe?

    ResponderExcluir
  28. Curti muito sua resenha! Eu amo um drama hahaha e romance, claro! Dai junta os dois, combinação perfeita. Darei uma chance a esse :) Beijos

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo