Prisma Literário: Resenha: Aquele Verão - Sarah Dessen

Resenha: Aquele Verão - Sarah Dessen

Sinopse: Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.






Haven é uma adolescente de quinze anos, bem mais alta do que as meninas de sua idade costumam ser e isso a incomoda extremamente por se achar magra demais. Mora com sua mãe que acaba de se divorciar com seu pai, por ele ter se apaixonado pela Mulherzinha do Tempo da televisão e Haven não está tão feliz com o novo casamento do pai. Mora também com sua irmã mais velha, Ashley, que está com os nervos a flor da pele por seu casamento com o "perfeito" Lewis estar cada vez mais perto.

Haven sente falta da sua vida antiga, antes de Ashley ficar mais velha e se afastar dela, antes de seus pais se divorciarem e antes de ter um metro e oitenta e cinco de altura. Não se sente nem um pouco ajustada até que Sumner Lee reaparece, uma antigo namorado de Ashley que Haven sempre adorou por ele ser tão engraçado e feliz.

Apesar de ter lido apenas um livro da Sarah Dessen antes desse, já sou apaixonada pela autora, por nos trazer temas tão frequentes na adolescência e saber se comunicar tão bem com os jovens. Porém, já imagina que teria que controlar minhas expectativas ao ler Aquele Verão, pois ouvi muitas críticas dizendo que era o mais fraquinho dela, afinal, se não me engano, foi o primeiro que ela escreveu.

Aquele Verão é narrado em primeira pessoa por Haven, uma protagonista que pode vir a ser meio chata ás vezes mas que mesmo assim, consegue a nossa cativação por ser bem construída e principalmente por conseguirmos entender suas aflições.

O enredo é bem simples mas é aquele tipo de livro delicioso para se ler em uma tarde, ainda mais leitoras como eu, que adoram livrinho finos e fofos para relaxar de vez em quando. Gostei  bastante do desenrolar da história, sem muitas complicações mas confesso que esperava um clímax no meio do livro mais chamativo. Imaginava também que o livro iria contar com alguma paixão ou paquera da protagonista, mas não é bem isso que acontece.

Fiquei feliz por esse ter sido um dos primeiros que leio dela, assim vou me impressionar bastante com as outras leituras se forem tão boas quanto dizem. Recomendo o livro sim para um dia de calor e tédio, é uma ótima pedida com uma narrativa tranquila e gostosa.

30 comentários:

  1. Oiiii menina, tudo bem?
    Que incrível este livro, faz tanto tempo que não leio algo assim que me deu uma vontade louca de começar para ontem hahaha sua resenha ficou incrível como sempre <3 este calor que está fazendo aqui no Sul seria uma ótima pedida.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. ooiii
    esse livro parece ser uma ótima pedida para os dias de ressaca literária. Quero conhecer a escrita da autora, já ouvi muito a Pam falar.
    Quer bom que gostou, vou colocar na minha lista de leituras rápidas.
    beijos
    http://estudiodecriacaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótima resenha! Sempre vejo comentários favoráveis sobre as obras da autora, mas ainda não li nada dela. E também não me lembro de já ter lido um livro com uma protagonista tão alta. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Te confesso que tenho uma quedinha por romances adolescentes depois de leitras mais reflexivas,acho que é uma boa leitura pra quem está de ressaca! Gostei da tua resenha e vou anotar a dica pra minha próxima ressaca! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?

    Eu gosto bastante de Young Adults, principlamente pelo temas atuais e recorrentes que eles abordam... Gostei muito dessa questão do divórcio e do relacionamento com a irmã, pois é algo bem comum na adolescência de hoje em dia. Eu não sei se e eu leria, mas tenho vontade de conhecer a escrita da Sarah.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quem quiser ler esse livro tem de correr para comprar, hahahaha... Eu já tinha visto esse livro a venda em um saldão da finada editora, quase comprei, mas achei que não seria muito a minha praia (sem trocadilhos). Mas ao que parece a leitura é bem leve e acho que até iria gostar da leitura, no final das contas. Se eu encontrar ele novamente em promoção, eu irei comprar. Sobre a autora, ainda não li nenhum livro delas, mas pelo que vejo, todo mundo elogiando, ela deve ser boa.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  7. As vezes eu fujo de livros com questões adolescentes, mas as vezes eles são bem vindos. Principalmente quando fujo de livros mais pesados.
    Sobre o lance dela ter 15 e ser muito alta, lembrei da minha irma, que com 12 já era maior que todo mundo e se sentia horrível por isso.
    Vou anotar a dica para quando estiver procurando algo leve.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  8. A protagonista me fez lembrar algumas alunas que vivenciam dramas similares, parece ser um bom livro juvenil.

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bom? Já li O que aconteceu com o adeus dessa autora e é simplesmente fantástico! Bem, quanto a esse, já ouvi falar exatamente o que falou acima, que era o livro mais fraco da autora por ser o primeiro. Confesso que a premissa dele não chamou minha atenção. Acho que ficaria, assim como você, esperando mais do climax do livro! rs Entretanto, quando estiver procurando apenas algo leve para ler, darei uma chance a esse livro.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Olá, não conhecia esse livro, parece ser uma boa leitura, dinâmica...a qual você lê rapidinho. Adorei a dica!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Tenho lido críticas positivas da escrita da Sarah. Eu acho que as histórias que ela escreve lembram muito os filmes de sessão da tarde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii.
    Adorei a resenha parabéns. Gostei da premissa do livro fiquei curiosa irei dar uma pesquisada nele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cat, sua linda, tudo bem?
    Também já vi algumas resenha negativas sobre esse livro e por você ter tido a impressão de que ficou faltando um clímax na história confesso que não me animei a ler. Por isso, dessa vez, irei passar a dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Catharina!
    A sinopse não desperta taaaanta vontade assim de ler, mas sua resenha até que me deu um pouco de vontade, pois adoro livro leves e gostoso de ler.
    Eu ganhei "Bons Segredos" de uma amiga que amou e que o escolheu como o preferido dela lido ano passado, então, acredito que seja bom mesmo rsrs. Talvez depois de ler ele e conhecer a escrita da Sarah, eu me anime ainda mais para ler Aquele Verão. :)
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  15. Saudações literárias! Esse livro combina com uma boa tarde de sábado com um copão de refri trincando de gelado hehehe. Amei sua resenha e esse livro vai entrar pra lista de favoritos. Ah! Quando ler vou te mandar foto do livro com o copão de refri rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Gosto de ler resenhas em que se baseiam em outras obras do mesmo autor para concluir. Eu não conhecia a autora, e mesmo ela escrevendo livros mais jovens, me interessei. Vc expôs muito bem a comparação das obras!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um livro bem leve e no estilo adolescente. Não faz muito o meu forte, já passei da fase. Até gosto de New Adult, mas Young Adult é demais para mim.
    De qualquer forma, valeu por conhecer mais uma autora. =)

    ResponderExcluir
  18. Oi Catharina.
    Adorei a resenha.
    Adoro essas leituras despretensiosas para passar uma tarde tranquila. Dica anotada aqui.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Catharina, minha linda!!
    Achei esse livro com uma pegada mais juvenil e eu não gosto muito de livros nesse estilo. Não li nada dessa autora, mas achei muito legal vc gostar tanto dela desse modo.
    Quem sabe não me interesse por outros livros dela, não é mesmo?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser ótimo, não o conhecia. mas ela me deu a impressão de ser uma leitura leve. Parabéns pela resenha.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Cat,
    assim como você, também li muitas criticas ruim sobre este livro, mas acho que por ter sido o primeiro, deve levar um desconto.
    Não sei se leria, mas caso opte por ler, vou deixar por ultimo. E como já imagino como vai ser, não vou com expectativa. desta forma não me decepciono.

    Beijos Ana Zuky
    http://www.meuinfinito.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu ainda não li nada da autora, mas achei que esse livro parece ser bem legal, um enredo simples para ser ler entre leituras mais pesadas *-* Vou anotar a dica e se tiver chance pretendo lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto da Sarah, realmente acho que os livros dela tratam de situações reais e que podem acontecer com qualquer um. Na verdade que acontecem. Mas assim como vc tb esperava um plot com mais reviravoltas.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  24. Realmente não é o meu tipo de leitura, mas é muito importante que haja autores que se preocupam com a temática palpável da vida cotidiana de muitos adolescentes e jovens. Nem sempre encontramos quem nos compreenda e muitas vezes é nos livros que podemos achar inspiração e força para lidar com situações frustrantes.

    ;*

    ResponderExcluir
  25. Eu completamente louca para conhecer a escrita da Sarah Dessen. Ouvi falar da autora em um canal no youtube, isso tem uns 3 ou 4 anos a garota do canal era mega fã.
    achei banaca a premissa e acho legal saber que a autora aborda temas adolescente no livro e sabe lidar muito bem com isso hehehe
    Adoro livros narrados em primeira pessoa, então tenho certeza que vou amar.
    Parabéns pela resenha

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá... também li apenas um livro da autora e confesso que apesar de ser algo que foge completamente de minha zona de conforto, fiquei toda apaixonadinha pela escrita dela... fico impressionada com a facilidade que ela tem de escrever algo simples e intenso... sua resenha ficou maravilhosa... Xero!

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li nada desse autora. MAs o fato da personagem ser tão real me deixou curiosa para saber o que acontece na história. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Eu sou louca pra ler alguma coisa dessa autora, mas como ela é sempre comparada com a Jenny Hann que é uma autora que eu não consigo gostar, eu fico com um pouco de medo de ler algo dela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi..
    Que enredo incrível! Gostei mesmo..
    Uma leitura para uma tarde de domingo..
    abraços.

    ResponderExcluir
  30. Eu sou louca pra ler alguma coisa dessa autora, o livro é daqueles pra você ler e devorar. Adorei

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo