Resenha: Vinte Garotos no Verão - Sarah Okcler

02:54

Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Anna era amiga inseparável do casal de irmãos: Matt e Frankie desde a infância. Os três sempre faziam tudo juntos e entre eles não havia segredos, porém, Anna passou a nutrir uma paixão secreta por Matt durante anos e de repente, em sua festa de 15 anos, os dois acabam se beijando. Depois desse episódio, começam a gostar muito um do outro e passam a ter um caso sem ninguém saber, nem mesmo Frankie.

Anna se sentia absurdamente culpada por estar escondendo esse segredo de sua melhor amiga, afinal, Frankie é irmã de Matt. Mas os dois estão propondo contar em breve. Matt prometeu que contaria a Frankie durante a viagem que eles fazem em família todo ano para a Califórnia que está próxima, mas durante um passeio em que os três estão voltando de carro para casa, Matt morre.

Um ano depois, Frankie e Anna ainda são amigas apesar de terem passado por episódios traumáticos depois da morte de Matt. E as duas irão viajar com os pais de Frankie para a Califórnia, então, ela propõe uma ideia a Anna: se envolver com 20 garotos durante a viagem. Será que vai dar certo?

Vinte Garotos no Verão era um daqueles livro que sempre quis ler desde o lançamento, e logo o comprei mas ficou parado por um tempão na estante, quando o peguei para ler, me vi envolvida na história de Anna que nos narra tudo em primeiro pessoa e quando dei por mim, já havia terminado em menos de um dia.

A autora nos trás um enredo forte e interessante, sobre a morte, a passagem da adolescência, amizade, família e amor. Anna terá que lidar com a mudança de Frankie desde a partida do irmão, e principalmente com as pessoas ao seu redor não saberem o quanto ela sofreu com a perda pois além de melhor amiga, era quase namorada do garoto, os dois faziam juras de amor e tinham um relacionamento sincero e delicado, mas sem o conhecimento de ninguém. Apenas de seu diário.

Para mim foi uma história angustiante por ter que ver Anna sofrer tanto pela perda de Matt, ela não consegue pensar em outro garoto e a culpa a consome o tempo todo  por ainda não ter revelado a Frankie sobre os dois já que prometeu a Matt que seria um segredo apenas dos dois.

Apesar desse tema pesado, também temos um pouco de diversão quando Anna conhece um novo garoto durante a vigem e tenta esquecer o quanto está magoada, e também os passeios que dá com Frankie. Então, para mim, teve espaço o suficiente para drama, amor e amizade, e autora soube apresentar tudo muito bem.

Frankie é uma personagem super irritante em alguns momentos mas ao passar da leitura conseguimos entender sua mudança por ter perdido o irmão e isso foi uma forma de camuflagem para a dor dela, então, depois de refletir um pouco, passei a ficar menor irritada com certas atitudes da personagem. Apenas tentei entender seu jeito e sua dor.

Uma história sobre recomeço, superação e amizade, com certeza recomendada. Pode ser que não funcione para todos, mas com certeza funcionou muito para mim, adorei a narrativa, o enredo e Anna.

Poderá gostar também de

33 comentários

  1. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto vários comentários positivos em relação a este livro e com sua resenha só aumentou a minha curiosidade. Leria sim ❤
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eita me identifiquei com o início da história, também já acabei ficando com um amigo e o resto dos nossos amigos ficaram MESES sem saber o que tava rolando. Lembrando agora foi uma época bem engraçada. Agora, voltando ao livro, não sei se leria, fiquei naquela de "ah, parece ser legal, mas não parece nenhuma brastemp", sabe?

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, acho que essa fio a primeira resenha que li do livro e já fiquei com uma vontade enorme de ler ele, acho que seria uma leitura que me tocaria por ter vários temas que me interessam.

    ResponderExcluir
  4. É uma verdadeira história de superação e amizade ♥ Quando li esse livro fiquei bem encantada pela história.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá :D
    Essa foi a primeira resenha que li do livro e já fiquei fascinado <3 Quero muito lê-lo. Me pareceu que a autora soube amarrar bem a estória e pelo visto conquista o leitor, já que você leu apenas em uma dia :)
    Vou por na lista de desejados.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey, tudo bem? Que bacana essa história! Me pergunto onde eu estava que não conhecia o livro!achei o drama fascinante. Deve ser uma história bastante comovente e engraçada ao mesmo tempo, com essa ideia 'louca'de a envolver com 20 garotos durante o verão. Bolsas

    http://wwww.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bem? Que bacana essa história! Me pergunto onde eu estava que não conhecia o livro!achei o drama fascinante. Deve ser uma história bastante comovente e engraçada ao mesmo tempo, com essa ideia 'louca'de a envolver com 20 garotos durante o verão. Bolsas

    http://wwww.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. OLá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas amei tomar conhecimento dele. Amei conhecer um pouco sobre a história e saber que ele é envolvente, daquele tipo que lemos e lemos, e quando percebemos já chegou o final. Amo tramas que falem sobre amizade, superação e recomeços. Curti muito a indicação!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Cat, essa sinopse é pra destruir o coração de qualquer um. Gostei muito da sua resenha, fiquei tão envolvida que já adicionei na minha lista do SKOOB <3
    Não conhecia essa obra da editora...então, muito obrigada por essa dica!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, gente esse livro parece incrível, daquele que você não consegue desgrudar os olhos, fui procurar mais resenhas sobre o livro e todas falaram bem. Acho que vou pegar o embalo e ler o mais rápido possível.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Já tinha visto esse livro nas lojas online, mas nunca me interessei em saber mais a respeito dele. Amei a sinopse e fiquei ainda mais empolgada com a sua resenha, parece ser o tipo de livro que eu adoro ler. Gosto muito de histórias que envolvam um certo drama e esse parece ser um livro para devorar mesmo rsrs

    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi *---*

    Sempre vejo esse livro no submarino mas nunca dei nada pra ele, depois da sua resenha fiquei na curiosidade, pode ser que ele não funcione para mim, mas espero que goste tanto quanto você. Adoro quando a narrativa dos autores nos cativam, já adicionando no skoob.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Você acredita que eu estou sofrendo nesse momento pela a morte do Matt, e eu nem li o livro! Por que os autores fazem isso? Já posso até ver a desidratação que vai rolar lendo esse livro, já estou quase chorando só com a sua resenha.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei muito da premissa. Poxa, começar o livro com uma perda é triste demais! Vou incluir na minha lista, porque essa história tem tudo para me surpreender!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que dramático Matt morrer, achei sofrido, só não entendi essa de se envolver com vinte rapazes. Entendo que a amiga possa sugerir se envolver com outras pessoas, mas qual o motivo de exatos 20 garotos? Isso me deixou levemente curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi, já conhecia o livro de capa, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. A capa é linda, ele parece ser interessante, quando puder vou lê-lo.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A sinopse ja conquista o coração, a resenha fisga a alma. Claro que quero ler! <3 Ownt! ^^ E que capa fofinha!
    E que sempre as coisas se transformem em algo belo... ^^
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  18. OIii!

    Eu já vi varias resenhas sobre essa obra e confesso que estou bem animada para fazer a leitura, mesmo sendo uma temática pesada, percebi que a autora fez um bom trabalho e deixou tudo muito envolvente. Muito bom!
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Já li muito sobre esse livro, mas não é bem uma leitura que se encaixa no meu gosto. Não sei se é o momento em que eu estou, mas por agora eu quero livros com enredos mais desafiadores.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu tb comprei esse livro no lançamento e não li até hoje! Sempre outros passam na frente e ele ficou lá na estante!
    Eu gosto muito de livros com traumas grandes assim e tenho expectativas enormes para esse!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  21. Me lembro de ter lido uma resenha desse livro e não ter gostado. Mas a sua resenha, colocada de maneira diferente da anterior, despertou uma vontade de querer saber mais sobre Anna. Espero ler algum dia futuramente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Oi Cathy tudo bem, o livro parece ser interessante, mas fiquei me perguntando por que Anna e Matt escondem o romance, qual real necessidade tratar a história assim, fiquei abismada com essa situação. kkk Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro e pela sua ótima resenha eu curti muito. Vou adicionar a minha wishlist. Tem o tipo de drama que eu gosto.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. confesso que logo quando esse livro foi lançado, eu quis ler. mas depois acabei desanimando, não sei o motivo...
    acredito que ele tenha mesmo uma narrativa triste, mas quem sabe outra hora eu pegue ele novamente pra ler?
    eu acho a capa dele muito bonita, foi uma das coisas que me chamou a atenção de cara pra ele...
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?
    Esse livro tem uma capa muito linda, mas eu não tinha parado pra ler a sinopse ainda. Achei que esse é o tipo de livro que eu iria gostar de ler. Acho que ele deve ter uma carga emocional bem forte.
    Não sei o que faria se essa situação toda fosse comigo. É quase como um beco sem saída. Adorei a resenha.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Catharina, amei a capa do livro e apesar de ter uma certa carga dramática também adorei a história e fiquei mega curiosa para ler o livro.
    Ainda mais que você disse que teve momentos mais leves apesar do drama.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  27. Olá linda,

    Gostei bastante da sinopse e os personagens devem ser bem cativantes, mesmo com suas perdas e dramas pessoais.
    Espero que a personagem tenha aceitado a morte de Matt e percebido que a more chega a todos. Não existe culpados e nem haverá respostas para isso.

    Beijos,
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Hey,
    Eu tinha muita curiosidade sobre esse livro desde o lançamento que nem você. Mas eu não acabei comprando e agora fico feliz, pois vi que o enredo não me chamou muito a atenção. Nem os personagens nem a trama em si me pareceram muito interessantes, então é uma leitura que deixo passar por enquanto.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  29. Cat lindona estou doida para ler esse livro, imagino a dor que a protagonista passou ao perder seu amado, e ainda sem poder falar sobre todo seus sentimento . Adoro livros que focam na amizade valorizando esse sentimento lindo. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  30. Oii..
    Ai esse livro está na minha lista de desejados desde que foi lançado e ainda não tive oportunidade de compra-lo. Sua resenha me deixou curiosa, pois adoro livros com dramas, apesar de ter ficado mega triste com a morte do Matt, mas acredito que a história é boa e que vai me conquistar assim como te conquistou.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    a premissa do livro é interessante, mas não me atraiu ao ponto de me querer fazer le-lo no momento. Ando lendo muitos romances, mas fugindo de dramas, rs. Quem sabe mais para frente.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Deve ser uma história bastante comovente e engraçada ao mesmo tempo, já me interessei, quero ler logo.

    ResponderExcluir
  33. Oi Cat,

    adoro temas pesados, acho que vou curtir o livro. Comigo aconteceu o contrário. Estou na mesma situação que você estava com esse livro: fiquei muito feliz quando ganhei, mas nunca toquei ele =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também