Resenha: Confissões On-line - Iris Figueredo

08:01

Sinopse: Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.
*Livro cedido em parceria com a Editora Generale

Mariana Prudencia é uma adolescente que está em seu último ano do ensino médio e se encontra em pura confusão e angústia. Em poucos meses conseguiu perder toda a reputação e popularidade que tinha, o namorado, e atenção da família que está focada demais no casamento da sua irmã que acontecerá dali a poucos meses.

Mariana não tem mais amigos além de Carina e seu canal "Marinando", onde desabafa com seus poucos fãs e ouvintes. O motivo do porquê Mariana não tem mais amigos e é odiada por metade do colégio só irá ser apresentado com detalhes quase no fim da leitura.

Narrado em primeira pessoa, a autora nos oferece uma história adolescente com um toque de drama típico de quem está passando pela fase de vestibular e pressão dos pais com romance que sempre acontece nesse tipo de leitura. Ou seja, é um belo livro para amantes de romances simples, daqueles perfeitos para um fim de semana.

Li o livro em algumas viagens de ônibus indo e voltando para a faculdade e confesso que foi bem gostoso para distrair da pressão que estou no momento. É um tipo de leitura que gosto bastante de ter ás vezes para não perder a essência dos primeiros contatos que tive com leitura na minha vida mas se esperam uma história original que irá mudar sua vida, nem comece essa.

O legal é que em algum momento você irá se identificar com a protagonista, seja pela pressão do vestibular e dos pais ou por algum segredo que mantém somente com você, pois Mariana é uma típica adolescente como todas nós e que em certo momento não será mais tão tipica assim (hahah spoilers á parte).

O livro trata também assuntos mais sérios que infelizmente são abordados bem pouco e que na minha opinião poderia ter maior profundida, porém imagino que a intenção da autora era apresentar um enredo mais descontraído com pouco drama então não considerei um ponto negativo.

No geral, foi uma leitura muito gostosa e divertida e que super indico para pré adolescentes e adolescentes em geral que como eu gostam de uma distração.

Poderá gostar também de

28 comentários

  1. Esse tipo de livro é sempre delicioso para tirar a tensão do dia. É leve e a gente se identifica mesmo.
    Gostei muito da capa, condiz com a história ♥
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gosto de resenhas sinceras, e ás vezes, livros leves, somente para diversão, são essenciais para tirar aquela bad. Por ser um chick-lit não sei se leria este livro, estou tetando mudar os hábitos.
    Abraços,

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá minha linda,

    Livros com enredos leves e problemas "menores" como na adolescência são ótimos para rimos e vemos que podemos mudar qualquer situação e que a leveza e a paciência são essenciais em nossas vidas.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem.

    Gosto de uma leitura leve e divertida de vez em quando, mas opto mais por um daqueles romances fofos, ou um suspense mais leve. Mas cada um relaxa como pode, não é. Haha. Ótimas leituras e bom feriado. Ah, gostei de conhecer a Editora, primeira vez que vejo algo dela, ou se vi, não reparei.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. haha fui o seguidor numero 2500 :p

    Adorei a proposta do livro, é bacana por dois motivos, primeiro por falar dessa fase tão dificil na vida do adolescente: o ensino médio. Caramba, é uma fase tensa onde estamos caminhando para os tormentos da vida adulta, mas ainda temos de vezes as agruras desses 'anos finais'. O outro ponto é que fala um pouco dessa coisa de buscar refugio do mundo real no virtual, pra gente que é blogueiro isso tem uma significância a mais.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a autora quis trazer uma leitura leve e ao mesmo tempo com temas que o leitor se identifique, então acho que ela não quis abordar nada tão atual, para não tornar um livro mais pesado. Enfim, eu gostei bastante do enredo e como estou precisando de uma leitura um pouco mais rápida, vou acabar lendo esse livro qualquer dia desses.
    E como sou muito curioso, já quero saber o motivo da Mariana ter perdido sua popularidade, rs.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Mesmo eu não sendo mais uma adolescente, eu gosto bastante desse tipo de leitura. Tem momentos que precisamos ler algo assim. Gostei bastante saber que é uma leitura que flui com naturalidade.
    Vou colocar na minha lista e lembrar da minha época de vestibular.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. OI!!

    Que bom você gostou e fiquei curiosa em saber pq Mariana é tão odiada. E, meio ruim ela ter que desabafar em vlog por falta de opções ou amizades, e imagino como deve estar a mesma. Problemas na escola, problemas em casa e problemas com relacionamento. Mesmo tendo pontos que poderiam ser melhor abordado, creio que a autora soube escreve algo inusitado e pelo visto dinâmico. Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi!
    Esse livro está na minha lista há tanto tempo, mas até hoje infelizmente não pude ler. E a sua resenha me deixou ainda mais curiosa haha.
    Preciso conhecer mais a fundo a história da Mariana, gente.
    Gostei muito!

    Beijos!
    Bárbara
    Toca dos Livros (www.btocadoslivros.com)

    ResponderExcluir
  10. Olá Catharina,

    gosto de livros com enredos leves, com leitura fluida e rápida, que possamos rir, mesmo que seja retratando a adolescência, desde que não seja muito infantilizado, adorei sua resenha, está de parabéns. Bjuss
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Um livro com um enredo leve!
    Desses que lemos rapidinho, né?
    Gostei da premissa. Vai pra minha lista, sim!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oioi!
    Logo de cara achei fofinha a capa do livro Confissões On-line e ao ler a sinopse achei interessante tb.
    GOstei da Mariana, ela é gente como a gente, hehee...
    Acho que para os mais jovens o livro seria mais recomendado, por se identificar mais com a protagonista.
    Mas ainda sim, eu gostaria de ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá :)
    Um livro leve e gostoso de ler. Tudo que preciso nesse momento <3
    Dica anotada
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre ouço falar desse livro, mas nunca tive interesse de ler.
    Gostei de saber um pouco da vida da Mariana e me identificaria um pouco com ela, pois meu ensino médio foi uma grande bosta kkk
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  15. Acho que leituras como essa, que nos distraem um pouco das pressões que precisamos enfrentar, são essenciais. Faz tempo que quero ler esse livro, acho que conseguiria voltar no tempo e me identificar um pouco com a protagonista, e não dispenso leituras gostosas e divertidas.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Já li outras resenhas que concordaram com você sobre ser uma boa leitura para descontrair e passar o tempo. Achei o enredo simples e fácil de ser desenvolvido. Com certeza leria, se tivesse oportunidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiee, nã conhecia o livro, e confesso que fiquei um pouco curiosa e espero ter uma chance de lê-lo em breve. Tenho paraceria com a editora e vou ver se aproveito, apesar de minha ma´r ruim com as leituras

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Eu já pensei em ler esse livro só pela linda capa!! Mas a trama muito juvenil não é pra mim. Mas assim, lendo sua resenha, confesso que voltou a vontade de ler!! É nacional né?

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Eu achei a capa do livro bem fofinha... e parece bem gostosinho mesmo para ler... porém a leitura não me chama muito atenção, eu não curto muito esse tipo de narrativa... apesar de parecer bem divertido... eu curto essa temática... em filmes... Xero!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Mesmo já não sendo mais adolescente, de vez em quando leio livros assim.
    Achei interessante abordar vários temas desta fase.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Apesar de parecer bem juvenil eu adorei. Fiquei bem curioso. Problemas cotidianos e até um pouco incomuns são sempre muito interessantes em livros assim.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olha, achei esse livro muito juvenil, acho que se tivesse quinze anos, iria curti bastante, mas hoje não faz mais meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Adoro livros assim, levinhos e descontraídos. São ótimos pra tirar uma ressaca literária, inclusive. Gostei da premissa e leria com certeza se surgisse uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  24. Oi cath
    Não conhecia a obra, mas infelizmente não é o tipo de premissa que me atraia.
    Por isso acredito que não faria essa leitura ao menos por hora.
    ainda assim, curti bastante a sua resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiee,
    Hoje mesmo eu falava com a minha amiga sobre esse livro que ela tinha pego na biblioteca e já estava rezando para ela devolver e eu pegar para ler hihi.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Não conhecia esse livro e pela sua resenha parece ser muito interessante. Gosto de livros leves para passar o tempo.
    Vou procurar saber mais sobre ele e talvez até coloca-lo na minha lista de leituras.
    Adorei sua resenha =D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Catharina, amo romances com essa pegada mais leve, por sinal é o tipo de leitura que estou precisando no momento.
    Louca para saber porque ela deixa de ser tão típica assim. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  28. Oi, Cath :D

    Gostei da sua sinceridade, e graças a ela eu sei realmente o que esperar deste livro.
    A história parece realmente ser divertida, mas provavelmente lerei sem grandes expectativas, mas sim como distração e diversão!

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também