Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

08:12

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
O Diário de Suzana Para Nicolas irá focar em duas mulheres que possuem em comum, o amor pelo mesmo homem, Matt Harrison, um poeta. Katie estava com Matt há quase um ano e de repente Matt rompeu com ela e como explicação, deixou em sua porta, um diário que pertence a Suzana, esposa de Matt.

Sabe aquele livro que você só ouve elogios em todo lugar? Pois é. Foi por isso que despertou minha curiosidade, além de que, sempre quis ler algo de James Patterson e confesso que agora quero ler muito mais. O livro é narrado em terceira pessoa e sempre se divide em duas partes. As cartas de Suzana para Nicolas - filho dela com Matt - e os pensamentos de Katie enquanto lê as cartas de Suzana.

É um livro bem fino e de leitura extremamente rápida, mas que nos cativa e nos faz querer mais. Posso considerar previsível mas ao mesmo tempo, chocante. Desde o começo da leitura, já temos um ideia que algo aconteceu e claro que suposições passam pelas nossas cabeças. O autor nos prende muito pela ansiedade de descobrir o porquê Matt entregou o diário que sua mulher escreveu ao filho, para sua suposta amante.

Suzana escreve cartas extremamente cativantes, que mostram o quanto ela está feliz ao lado de Matt e de seu recém nascido Nicolas, é tanto amor depositado nas cartas, que para mim, Suzana foi absurdamente cativante. Muitos momentos me peguei com os olhos lacrimejando de admirar aquela relação entre mãe, filho e pai, tão cativante que te faz um dia querer construir uma família como essa.

Katie está totalmente desamparada pelo término entre ela e Matt, mas não consegue parar de ler as cartas e tentar entender porque Matt está fazendo isso. Em certos momentos, ficamos com piedade de Katie, mas ao mesmo tempo, sabendo que há uma razão para ela estar lendo essas cartas.

O final da história é bonito e triste, esperado e chocante. James Patterson construiu mulheres fortes e uma história diferente que me fez querer mais 500 páginas para ler. Com certeza, uma leitura perfeita para uma tarde fria junto com uma caneca de chocolate quente. Recomendo.

Poderá gostar também de

36 comentários

  1. Olá, eu não conhecia essa obra, adorei sua resenha, parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas me lembrou muito coisa do Nicholas Sparks haha acho que mais a capa do que a trama em si, não sei se leria, mas parece uma história boa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou de ler romances mas como esse livro é fininjo e também quero saber porque o cara deu o Diário da mulher para a amante acho que futuramente darei uma chance na leitura.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oiee,
    Eu não conhecia esse livro do autor e eu não sou muito de ler romances, mas esse me despertou a atenção.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Apesar dos bons comentários não me senti atraido pelo livro, tenho a sensação de que não iria gostar tanto.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cat!
    Eu lembro quando li esse livro e chorei no final dele. A leitura foi tão rápida, que quando percebi, já estava nos últimos capítulos. Uma trama bem intensa e emocionante \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Fiquei super-interessada na história, e fiquei louca para saber o final!

    Bjs, Vitória
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Não sabia da existência desse livro, é a primeira resenha que vejo. Achei curioso Matt colocar um diário da esposa na porta de Katie, com quem ele namorava. Eu gosto da escrita do James Patterson, já li algumas coisas, é um autor mediano, mas que sabe a receita certa de prender o leitor até a última página.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? O enredo é bem interessante, fiquei com vontade de ler. Adoro histórias contadas em forma de cartas.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    confesso que não conhecia essa obra de James Patterson, após ler sua resenha fiquei com vontade de ler essa obra. Parece ser uma leitura leve e rápida, algo que é bom. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro na estante, mas nunca cheguei a ler nada do James Patterson. Comprei esse livro num sebo, mas acabou ficando abandonado na estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Catharina. Esse livro é simplesmente maravilhoso e triste. Li ele com lágrimas nos olhos a cada capítulo, não dá pra segurar, rs. Quero muito ler outros livros do autor de romance, mas recomendo os de suspense que também são muito bons.

    ResponderExcluir
  13. Hello Cathy, faz tanto tempo que tenho esse livro e ainda não li. Sei que esse livro é muito bom, lendo a sua resenha já percebo isso! A carga emocional do livro é que mais chama a minha atenção. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Cat lindona estou curiosa com esse livro, li muitos elogios a premissa dele em si já me chama atenção, lendo sua resenha e vendo que seu conteúdo pode ser chocante me deixou ainda mais curiosa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito boa, a sinopse conseguiu me cativar, com certeza ele já esta na minha lostona (hahaha) de 2016!

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Esse livro realmente é super elogiado, acho que nunca vi ninguém falar mal. Fico feliz em ver que você não foi diferente, rs. Gosto de histórias assim, bonitas, tocantes e com bons personagens
    Pretendo ler em breve
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Hi baby, tudo bem? não conhecia esse livro, quando olhei rápido pensei até que fosse Nicholas Sparks, ainda bem que não é kkk nada contra mas já estou enjoada do autor e de romances água com açúcar em geral, esse parece ser um pouco só que muito melhor construido, sua resenha mostra bem isso!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oieee!
    Genteee li esse livro em um dia de praia.... Foi TAO triste que Jesus, vi que nao nasci pra ler esses livros de romance, drama e afins
    mas achei a historia boa mesmo assim!!!!

    Beijocasss

    ResponderExcluir
  19. Você escreve de uma maneira que prende o leitor até a última linha <3 HAHAHA Adorei tua resenha.
    Eu não leio romances, e nunca li nada desse autor, embora ouça muitos elogios. Não tenho interesse, por enquanto.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Nossa... Não sei nem o que falar desse livro. Um dos mais especiais e profundos que já li, apesar das poucas páginas! Eu AMO essa história com todas minhas forças. Tenho visto muitas resenhas dele por aí e fico feliz pela divulgação! Assim como você, achei o final bonito e triste ao mesmo tempo e também gostaria que o livro tivesse muito mais páginas!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  21. Apesar de nao achar o autor um super foda, até que gosto da escrita, pois é bem fluída... mas nao me aventurei com romances escritos por ele... eu li Bruxos e bruxas e gostei, li Os assassinos do cartão-postal e amei... nao curto romances, então nao sei se leria O diário...
    quem sabe eu dê uma chance, mas nao nesse momento...
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito de livros que trazem cartas. Acho que sempre dar um charme especial à narrativa. Até agora só li um livro de James Patterson, não se tornou meu autor favorito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Hello, tudo bem?

    Eu ganhei o livro "O Diário de Suzana Para Nicolas" por causa do meu nome que é Suzana tb, e é tao raro encontrar o nome da gente escrito do mesmo jeito.
    Sempre me falaram que o livro tem um romance muito bonito, que eu ia me surpreender.
    AInda nao li, mas adorei saber mais sobre ele e a sua opniao.
    Esse final cheio de emoções acho que vai me arrebatar.

    Beijos

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. Só de ler o título desse livro já fico emocionada, tem anos que li e até hoje lembro dos poemas que o Matt escreveu. Esse foi o primeiro romance que li na vida e um autor que eu já gostava pelos livros policiais virou meu favorito. A verdade é que nenhum outro livro me fez chorar tanto quanto esse <3

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  25. Ei, tudo bem?
    Esse é o único livro do Petterson que tenho vontade de ler. Já ouvi muitos elogios a ele e a premissa é bem interessante. Espero poder ler em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  26. Catharina, nunca li nada do autor, mas de todos os livros dele que já ouvi falar só tenho interesse nesse.
    A história parece ser do tido que cativa e te comove.
    Quero muito ter a oportunidade de lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Há um tempinho atrás eu queria ler esse livro, depois me disseram que não era lá essas coisas e desanimei, antes se tivesse lido e tirado minhas próprias conclusões,rs.
    Li sua resenha e você me deixou curiosa para ler o livro novamente, espero agora conseguir.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Catharina! Tudo bem? Eu ainda não conhecia o livro, e apesar da sua resenha bem escrita, ainda não sei se pretendo lê-lo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Não costumo ler muito romances, mas sua resenha me deixou com água na boca. Sempre me deparei com esse livro e acabei deixando passar. Agora ele está definitivamente na minha lista. bjs

    prosaencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?
    Eu não li nada sobre o autor, mas eu gostei bastante que você falou que ele consegue nos cativar mesmo com poucas páginas. Estou aqui querendo descobrir o motivo da suposta amante ter recebido essas cartas.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Tenho muita vontade em conferir essa história que parece ser linda, adoro os livros de James Patterson, mas nunca li um romance assim dele. Estou imaginando o sofrimento da Katie mas ao mesmo tempo curiosa para saber o motivo. Espero ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  32. Olá Catharina, tudo bem?

    Acho que dentre todos livros lidos do James, esse foi um dos que mais me cativou. Mas meus favoritos ainda são os da série Escola. *o*

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bom?

    Nunca li James Petterson e achei esse livro bem interessante. Por mais que a "base" seja bem comum, o triângulo amoroso e etc, a forma como ele abordou isso foi bem inédita. Gostei e, se a oportunidade surgir, lerei. Obrigado pela dica! ;-)

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. oi
    a capa desse livro me interessou de imediato,ainda não li mas pretendo conhecer a trama.
    adorei a resenha...e dica anotada!
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Oeee,Cat! O livro parece ser bem daqueles de tarde fria de domingo mesmo,apesar de eu não saber ao certo se é um estilo que eu leria. Apesar da proposta diferente,ainda é um romance, e eu não me dou bem com eles. Enfim,abraçooo,torcendo pra que te apareçam mais livros assim.

    ResponderExcluir
  36. Oiee, tudo bem?

    Acredita que eu nunca li nada do Petterson? Acho que por um pouco de preconceito também huahahua Que bom que você gostou do livro. Gosto de finais surpreendentes. Quem sabe eu não leia mais pra frente?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também