Prisma Literário: 5 Coisas que Aprendi com O Sol é Para Todos

5 Coisas que Aprendi com O Sol é Para Todos

Boa tarde, leitores.
Hoje ao acordar, minha sexta feira estava ótima, até que ao chegar em casa, me deparei a com a triste notícia de que essa manhã a autora Harper Lee faleceu. Recentemente tive a oportunidade maravilhosa de conhecer suas obras e fiquei extremamente apaixonada por O Sol é Para Todos, um livro tocante com muitos ensinamento a serem passados e em homenagem a essa querida e aclamada autora, fiz este post, espero que gostem.


1. "Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela."
Nós nunca podemos julgar o outro sem conhece-lo de verdade, ou até mesmo entender a dor das pessoas, por mais que passamos pelas mesmas coisas, acredito que cada um tenha sua maneira de sentir. O que é o fim do mundo para mim, pode ser algo simples para outra pessoa. Mas sempre podemos nos colocar no lugar do outro e respeitar as dores, alegrias e vontades. Atticus, pai de Scout, a protagonista do livro, é um homem muito sábio e sempre passou isso aos seus filhos.

2. "Ainda que tenhamos perdido antes mesmo de começar, não significa que não devamos tentar."
Mais um ensinamento que Atticus nos passou é sempre tentar, independente do que os outros digam ou quão impossível aquilo pareça. Ano passado foi um ano terrível para mim, pois deixei de tentar muitas coisas e quando tentava, sempre dava errado, e essa frase foi um tapa na cara para mim. Era algo que precisava ler e colocar em prática.

3. "As pessoas sensatas nunca se orgulham dos próprios talentos."
Essa frase se aplica de muitas formas, um exemplo é aquela velha história do ser humano nunca dar valor ao que tem, sempre. Mas a frase também pode ser entendida de outra maneira, Atticus é um renomeado advogado em sua cidade, todos o conhecem pela excelência de seu trabalho, e mesmo assim é o personagem mais humildade que já vi, ele nunca fez questão de contar vantagem sobre sua experiência e talento, apenas faz o bem sem olhar a quem.

4. "A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa."
No livro, a trama principal é Atticus ter como cliente, um negro, o que naquela época era extramente polêmico e errado aos olhos de todos, mesmo assim, em nenhum momento o advogado duvidou da inocência ou hesitou em proteger seu cliente, a consciência dele estava tão limpa que não se incomodava nem quando os próprios filhos sofriam pelo pai estar defendendo uma pessoa que era errado aos olhos da sociedade.

5. "Sabemos que nem todos os homens são iguais, não no sentido que alguns querem nos impor: algumas pessoas são mais inteligentes do que outras; algumas tem mais oportunidade do que outras, pois nascem privilegiadas; alguns homens ganham mais dinheiro que outros; algumas senhoras fazem bolos mais gostosos do que outras; algumas pessoas são mais dotadas do que a maioria."
Por fim, uma frase da protagonista do livro: Scout. Uma criança de apenas seis anos, porém, com consciência e a atitudes que devem ser aplaudidas. A frase acima já diz tudo. Infelizmente vivemos em uma sociedade onde é imposto que só existe um tipo de inteligencia, um tipo de pessoa boa e assim vai. Devemos entender que não se deve julgar tal pessoa não conhecendo a história dela e ponto.

Acima citei apenas alguns quotes e alguns fatos que fizeram com que eu me apaixonasse pela leitura e por cada palavra dessa maravilhosa obra. Espero que todos tenham a oportunidade de poder ler esse livro e também tirar muitos proveitos dele. Sempre ouvi falar da autora mas só há poucos meses pude ler suas obras e desde então, passo a entender o porquê o livro é considerado um clássico lá fora e obrigatório nas escolas.


Descanse em paz, querida. Espero que tenha tido a oportunidade de viver uma vida próspera e com com momentos maravilhosos. Serei eternamente grata á você por ter me proporcionado maravilhosas leituras.

34 comentários:

  1. Nossa, entrei aqui para uma visita casual e me deparo com essa notícia tão triste... Eu amo O Sol é Para Todos, estou com o novo livro dela na estante e ainda não li... Fiquei extremamente triste com a notícia, eu passei o dia na internet e não vi que ela tinha morrido... Ela está em um lugar especial no céu conversando com outros escritores maravilhosos.... Saudades, Harper Lee. Descanse em paz.
    Ps: amei as quotes e a forma que você tirou lições delas.
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Realmente fiquei bem chocada com a morte dessa autora, me deixou tão para baixo. Primeiro Umberto Eco e agora ela, você não tem noção a tristeza que estou sentindo, adorava seu trabalho.
    Essa postagem seria como uma homenagem, e eu gostei muito mesmo <3
    Beijão linda

    ResponderExcluir
  3. Oie já ouvi falar desse livro e da autora parece ser uma maravilha de livro.
    Adorei as coisas que aprendeu.
    Principalmente a primeira... ás vezes queria enxergar as coisas pelo ponto de vista de algumas pessoas, só pra ver qual a melhor maneira de lidar com elas.
    Adorei o post, parabéns!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Difícil falar dessa grande escritora. Um livro memorável, uma escrita forte e pungente. Sua escrita honesta fará muita falta. Um grande abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  5. Foi uma pena a morte dela, mas o importante foi o legado deixando.
    Ainda quero ler O Sol é para todos, é um livro lindo não tenho dúvidas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Conheço O Sol é para todos, as outras obras dela nunca me chamaram a atenção. Mas sexta-feira (ontem) realmente foi punk. Ainda estou chocada com a morte de Umberto Eco. Li quase todos os romances que ele escreveu e ele, assim como a a simpática da Lee farão muita falta. Fica o legado.

    Bel Góes
    - conchegodasletras.blogspot.com.br -

    ResponderExcluir
  7. Uma pena o acontecido, mas vamos pensar que agora ela está bem e totalmente em paz.. Deixou seus escritos, que mostra seu grande legado na Terra.
    abs.

    www.sobrevicios.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ainda não li o livro mas tenho curiosidade com ele. Esse seu post me deixou ainda mais curiosa, pois ele vai além do que uma resenha pode mostrar. Gostei do que você falou e fiquei triste ao ler que a autora faleceu, mas certamente sua memória ficará para sempre

    ResponderExcluir
  9. Olá... tudo bem??
    Muito linda a sua homenagem a autora... eu não sabia que ela já estava com a idade avançada... na verdade os livros dela não são meu tipo de leitura, por esse motiva não a conhecia... os quotes que você escolheu foram bem reflexivos tenho que admitir... e concordo sobre os julgamento das pessoas e seus sentimentos... sempre procuro enxergar os melhor das pessoas independente de seus defeitos e qualidades... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de ler algo da autora, fiquei muito triste com a notícia, não só por ser uma grande autora, mas porque ela conseguiu ensinar muitas pessoas ao redor do mundo.
    Espero ter a oportunidade de ler O Sol está em todo lugar em breve para poder desfrutar de tudo o que ela deixou de incrível nesta obra.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que triste que a autora faleceu :/ já ouvi falar muito de O Sol é para Todos, principalmente em sites gringos, parece ser um livro realmente lindo pelo que você citou, espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  12. Trieste notícia!
    Conheço O a sol é para Todos pois, já li e ouvi muito sobre ele. Infelizmente nao tive oportunidade de lê-lo ainda, quem sabe um dia...
    Linda homenagens!
    Beijos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, cara, que homenagem linda. Eu nunca li O Sol é para Todos, mas tenho conhecidos que amam. Triste essa semana para a literatura, além de Harper,Eco também se foi. Pelos menos suas obras estão imortalizadas em nossas mentes.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, cara, que homenagem linda. Eu nunca li O Sol é para Todos, mas tenho conhecidos que amam. Triste essa semana para a literatura, além de Harper,Eco também se foi. Pelos menos suas obras estão imortalizadas em nossas mentes.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Catharina.

    Que homenagem linda. Alguns são tão incríveis, que nos passa várias liçoes. E fico feliz que você tenha aprendido tanto com este livro. Esta semana perdemos uma grande escritora, mas que deixou um tesouro para a humanidade. Adorei o post.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá flor, adorei sua homenagem!

    Nessa última semana tivemos grandes perdas, maravilhosos nomes da literatura nos deixaram e agora só nos resta matar as saudades nas leituras que eles deixaram para trás.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  17. Que lindo, cara, adorei os quotes e os motivos! Você soube escrever muito bem e que pena que a autora se foi, mas sei que ela escreverá muitas coisas belas lá no céu!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Peraí que tem um cisco aqui no meu olho <3!

    Enfim, ano passado eu li O Sol é para todos e me encantei com o livro, fiquei muito triste ao ver a notícia do falecimento da autora. Agradeço a você por ter feito esse post.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Sexta foi um dia triste de grandes perdas para a literatura. Foi anunciado a morte de dois grandes nomes. :/ Eu adorei a sua homenagem e isso me fez querer ainda mais passar pela experiência de ler as obras de Harper Lee. Todos foram ótimos ensinamentos, mas encantei-me, principalmente, a segunda lição, sobre tentar e persistir em algo mesmo que, aos olhos dos outros, pareça impossível. A sua publicação ficou muito linda. Parabéns! E que Harper Lee descanse em paz ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou louco pra ler esse livro. Um clássico e só vejo críticas boas. Adorei seu Post,os quotes,tudo. Parabéns!

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hello!

    Tem um tempo que ja quero ler O Sol é Para Todos e com o seu post pode ter certeza que a vontade aumentou mais ainda.
    o quote que mais gostei foi: "Ainda que tenhamos perdido antes mesmo de começar, não significa que não devamos tentar." as vezes a gente começa uma batalha se sentido derrotado, mas se nao tentarmos nao tem como saber o final ne? Eu tento todo dia e esse ano eu ja tive varias vitorias, que veio me mostrar que tudo é possivel.
    Descanse em paz Harper Lee!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cath! Não li o livro, mas pelo sucesso acabei sabendo de detalhes. Dentre os vários posts que li sobre a morte da autora, o seu foi o mais emocionante. Pude perceber o quanto o livro foi importante em sua vida, e consequentemente, o quanto a autora tocou você de algum forma. Ser fã de um autor é totalmente diferente do que ser fã de uma celebridade da música ou dos cinemas. Nos sentimos mais próximos, de uma maneira ou de outra.
    Adorei o post ♥
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Poxa, fiquei bem triste com a notícia. Mas com certeza ela deixou muitos ensinamentos e toda a sua perspectiva sobre a sociedade foi imortalizada em "O sol é para todos"!
    Adorei muito o teu post, as frases são maravilhosa, cada linha carrega uma mensagem diferente.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. Catharina, adorei saber o que você aprendeu com O sol é para todos.
    Parece ser um livro muito bonito.
    Foi uma bela e singela homenagem a Harper Lee.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Que post mais lindo!!! Adorei.
    Amo de paixão esse livro e também aprendi bastante com a leitura. Atticus é um dos personagens mais marcantes da literatura para mim, e queria marcar todas as frases dele no livro. <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Adore, Chat, os cincos ensinamento. Acho que o que mais me tocou foi "As pessoas sensatas nunca se orgulham dos próprios talentos." Que prega a humildade. Ser humilde em tempos de muita exposição é difícil. Todos querem aparecer, nem sem ao menos terem talentos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Foi realmente triste saber do falecimento da Harper Lee. Ainda não tive a oportunidade de ler algo dela, mas estou com O Sol é para Todos aqui há um bom tempo para ser lido exatamente por ser um clássico. Espero conseguir ler em breve. Adorei o post e as citações.

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  28. Oi Catharina, tudo bem?
    Infelizmente nao cheguei a ler Harper Lee ainda, mas desde quando lançaram O Sol É Para Todos nessa nova edição que eu fiquei louco para lê-lo. Tambpem já li um livro que faz bastantes referencias a ele, logo estou com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Catharina!
    "O sol é para todos" é citado em diversos livros e filmes que vejo e morro de vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade!
    Adorei as lições de vida que você aprendeu com o livro e também fiquei muito triste de saber que a autora nos deixou. O bom é que o legado dela ficou para a história!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii!
    Sempre tive vontade de ler, pois sempre via em livros ou filmes pessoas falando dele como um clássico.

    Vitória,
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  31. Hey Cath,
    Eu não li os livros da autora e nem a conhecia, mas fiquei triste com a noticia de seu falecimento... Achei lindo os trechos que você separou do livro, me deixou bem curiosa, tantos ensinamentos, aposto que irei amar o livro.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Belas lições! Ainda não li o livro por motivos de preguiça (my shame), e ainda não comprei, mas quero ler futuramente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Catharina, tudo bom?
    Parabéns pelo post. Ficou incrível! Não li esse livro, mas sei da importância dele e tenho bastante curiosidade para conhecer a narrativa. Os quotes separados são maravilhosos e reflexivos, principalmente o segundo e o último.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. esse livro já estava na minha lista de leitura pois muuuitas pessoas já me indicaram ele, vi resenhas muito boas o livro também, mas essas suas 5 coisas se tornaram mais 5 ótimos motivos para eu colocar entre os primeiros da mina lista! Que lindo! Já tive uma lição de vida antes de ler o livro.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo