Prisma Literário: Resenha: Memórias do Bullying - Tahiana Andrade S. Borges

Resenha: Memórias do Bullying - Tahiana Andrade S. Borges

Sinopse: Atualmente, o fenômeno bullying/violência escolar tem sido assunto de constante preocupação e discussão entre professores, pedagogos, psicólogos, pais e estudantes em todo o mundo. Isso acontece devido ao crescimento desse fenômeno, o que tem feito com que muitas crianças sofram violência física, psíquica e verbal no ambiente que deveria lhes transmitir segurança e socialização: a escola. Com isso, o bullying passou a ser considerado um problema de saúde pública internacional. O livro Memórias do bullying aborda o assunto a partir de duas perspectivas: a experiência profissional da autora do livro como estudiosa dos fenômenos psicológicos relacionados ao bullying, e as experiências de ter sofrido bullying na infância, corroborando as pesquisas citadas no livro. Em Memórias do bullying é possível compreender a definição, as formas e a origem da violência escolar entre alunos, além da percepção sobre o perfil das crianças envolvidas, as consequências na vida infantil e adulta e as estratégias de intervenção e prevenção acompanhados de uma história de sofrimento e superação narrada com sensibilidade em trechos.
*Livro cedido em parceria com a autora para resenha. 

Em Memórias do Bullying, somos apresentados as memórias da autora sobre a época em que sofria bullying no colégio e sua experiência como psicologa que nos informa tudo sobre o assunto, ou seja, Tahiana criou um livro meio didático mas com exemplos reais sobre a violência que ela mesma sofreu dos 11 aos 15 anos de idade quando estudava em uma escola particular.

Para quem não sabe, quero muito cursar Psicologia e quando me deparei com esse livro, entrei em contato com a autora e fechamos uma parceria pois esse assunto sempre me chamou a atenção e logo devorei o livro repleto de detalhes muito bem explicados sobre um mal que infelizmente é muito presente em nossa sociedade.

Logo no inicio da leitura, consegui me adaptar a forma a autora conduzia o livro, ora contando sua experiência, ora explicando o que é o bullying, como, onde e quando ocorre, além de sua experiência própria sobre o assunto, também temos pequenos exemplos que surgiram na mídia e toveram bastante repercussão.

Tahiana nos apresenta detalhes desde o bullying apenas verbal, que no começo, os colegas não imaginam que fazem tão mal, até chegar ao bullying físico, que chegam a causar mortes em muita crianças e adolescentes. Temos aqui um livro com milhares de informações úteis, muitas não são novidades para ninguém, mas algumas foram para mim e em alguns momentos, me pegava quase chorando por certos detalhes que a autora mostrou no livro.

Sabemos também que o bullying pode vir a afetar o resto de pessoas que são vítimas dele, criando fobias, medos, insegurança e traumas que podem não ser curados. Temos de ficar atentos, pois não é só na escola que acontece, pode ser no trabalho, no ambiente familiar e em diversos lugares.

O mais interessante, é poder identificar se seu filho vem a ser vítima de bullying ou até mesmo o agressor e descobrir que estudos apontam se a criança pode ou não ter distúrbios para estar cometendo tais violências contra seus colegas.

Tahiana escreveu um ótimo livro que envolve explicações e relatos que me acrescentaram muito. Um livro que retrata a realidade de milhares de pessoas, e que contém críticas as escolas por não aderirem o modo certo de influenciar a pacificação entre os alunos. Recomendo.

29 comentários:

  1. Caramba, gostei muito da resenha.Já li muitos livros com a temática, eles meio que me assombram porque eu vivi muita coisa na pele, mas acho substancial lê-los. Sou formado em pedagogia, infelizmente na minha turma hávia muita gente de mente quadrada. Acredito quando eu digo: há professores que praticam ou reforçam o bullying. Espero que você possa se formar na área e que seja uma excelente profissional.

    ResponderExcluir
  2. Corajosa a escritora de se expor para ajudar aos outros. Com certeza vou ler, porque estou escrevendo um romance com esse tema e é legal conhecer mais experiências além da minha.
    Bjão, Mari

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia é difícil ler um livro que aborda tão naturalmente esse assunto. Fiquei interessada, pois além de ser um assunto polêmico, são fatos verídicos e escritos por uma psicóloga.

    Beijos

    myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa gostei muito ainda mais por ter passado na pele rodo sofrimento de bulling. Sua resenha está ótima, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hi baby, tudo bem? eu sofria bullying na época que era considerado "zoeira" dos amigos de classe e realmente machuca muito. Pela sua resenha (ótima por sinal) dá para perceber que esse é um livro bem esclarecedor e concordo que a escola ainda deve trabalhar muito com essa questão pois eles ainda não sabem lidar com o assunto.

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Achei bem interessante o livro!
    Em um mundo onde o Bullying está cada vez mais presente em todos os lugares, é bom ter livros que alertem sobre os perigos dessa prática.

    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, ainda mais por ser um assunto muito sério e decorrente foi abordada de uma forma bem informativa!!

    Parabéns pelo blog
    Bj
    Keyla Vilela - Blog. Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a resenha, esse tema me interessa muito, ainda mais por ser autoria nacional.
    Ainda acho que é um tema de deveria ser melhor abordado e os livros ajudariam muito, principalmente os pais, para identificar o que está acontecendo e ajudar os filhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá... tudo bem??
    Eu não curto muito esse tipo de temática... são raros os livros que me chamam atenção para a leitura, mas para ti que pretende cursar psicologia, deve ter sido uma leitura muito construtiva, porque percebi que gostou... fontes de conhecimentos sempre são válidas ainda mais quando queremos ajudar outras pessoas... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Esse livro traz um tema tão atual, que todos deveriam ler. Quantos já sofreram com algum tipo de bullying, aquelas piadas depreciativas que ouvimos na adolescência. É algo sério, que devemos parar para pensar, e transmitir para os mais jovens. Muito bom.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Catharinaaa!
    Que legal ler um livro que a autora fala sobre ela mesmo e serve de inspiração profisional p gente..
    Gostei muito da forma que a autora abordou o assunto, saiu da mesmice de muitos livros já lançados.
    Adorei a resenha.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Adorei a resenha e a premissa do livro. Bullying é um assunto delicado e que precisa ser tratado da maneira correta, que bom que a autora soube trabalhar isso.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, está bem escrita e me deixou curiosa a respeito do livro. Mas não gosto muito de livros que abordam temas assim, embora seja um ótimo assunto para um debate =)

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Tenho certa cautela com o perfil do livro, só compraria depois de folear para compreender. A Escola faz parte da sociedade e o que acontece socialmente reflete na escola, se existe violência dentro da escola é um reflexo social.

    ResponderExcluir
  15. Oi Catharina!
    O bullying é tema de muitos livros ultimamente. E isso não é crítica. Quanto mais abordado, melhor sua compreensão e identificação. Como citou em sua resenha, ler algo que aborda o tema tanto em fatos reais ou fictícios, bem como na visão de profissionais; facilita aos familiares identificar se a criança ou adolescente sofre na escola ou qualquer outro local.
    Adorei a dica
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha, juntamente com sua experiência de vida combinaram perfeitamente para nos deixar com um gostinho de quero mais do livro.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, acho que o Bullying é um tema que, apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos tempos, é um assinto importante e que ainda precisa ser sempre debatido. Achei interessante o livro por trazer experiências de quem já sofreu Bullying e agora trabalha com ele.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Parabéns pela resenha! Achei muito interessante a temática do livro, o que mais me chamou a atenção foi o fato dela ter sofrido bullying e depois se tornar psicóloga, ou seja, ela pegou sua própria experiência para ajudar as pessoas. Muito lindo da parte dela. Infelizmente, o bullying ainda não é tratado da forma que deveria ser. Muito fecham os olhos e evitam tocar no assunto. Parabéns pelo texto. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  19. Um Tema muito forte e muito importante.
    Adorei a resenha e a autora tá de Parabéns.
    Parece realmente ter feito um ótimo trabalho.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adoro esse tipo de leitura, me dói muito, mas acho que vale a pena, vale como alerta também! Adorei a resenha e vou procurar saber mais sobre a autora.
    Abraço!
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oee,
    Eu adoro e odeio esse livro porque já sofri bullying e sofri muitoo mas gosto de ler coisas assim.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu não conhecia o livro, mas acho o tema muitíssimo pertinente. Acho que as pessoas deveriam se informar mais sobre o bullying e seu efeito nas vítimas. Excelente indicação e resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  23. O tema é interessante e muito importante. Infelizmente violências, o que se convencionou a chamar de bullying ocorrem o tempo todo, na escola, na rua, em casa. E ter um olhar mais profissional disso é importante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Sua resenha está muito ótima. Eu gostei demais.
    Essa temática é muito séria e importante. Eu acredito que quando você tem uma experiência fala mais afundo.
    Achei incrível.
    Parabéns pela postagem e pela coragem.

    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse não é o tipo de leitura, que eu gosto, mas a resenha ficou perfeita

    ResponderExcluir
  26. Eu fiquei muito interessando nessa obra, achei a sinopse uma boa introdução para o que posso vim a esperar, gostei, esse assunto é muito interessante e olha que coisa, também quero ser psicologo!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá! Parabéns pela parceria; Bullying é um caso sério hoje no nosso país, porque as crianças e adolescentes acham que é um simples apelido ou uma brincadeira mas na verdade é uma agressão tanto física ou psicológica e afeta a criança tanto agora quanto no futuro!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Indicação mais do que anotada!
    O que mais despertou meu interesse é o fato dela ter se tornado psicologa mesmo com o que passou, quero ler, com certeza!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Catharina, esse me parece ser um livro must read. Não pretendo ler no momento, mas anotei o nome pra poder procurá-lo no futuro. Bela resenha a sua!
    Beijo!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo