Prisma Literário: Resenha: Diário de Uma Garota Normal - Phoebe Gloeckner

Resenha: Diário de Uma Garota Normal - Phoebe Gloeckner

Sinopse: Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida.Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele.
*Livro cedido pela Faro Editorial para resenha.







Minnie é uma garota que acaba de completar quinze anos e começa a escrever em um diário sobre sua rotina "normal" (que de normal não tem nada). Minnie está em seu primeiro ano do colegial e mora com a mãe a irmã caçula.

Depois que seu padrasto, Monroe se insinua a menina, eles começam a ter um caso, baseado em sexo e segredos que escondem de todos, então temos um caso de abuso mas que Minnie não percebe por estar completamente apaixonada pelo homem com mais de trinta anos.



Eu fui pegar esse livro para ler imaginando algo totalmente diferente e quando o comecei e vi do que se tratava, esperava que fosse abordado de uma forma mais sensível, porém Minnie é uma garota que só pensa em sexo e drogas, o livro inteiro é praticamente isso, o que se tonou bem maçante e repetitivo.

Em certos pontos eu até considerei a narrativa tão descontraída retratando temas bem fortes mas senti que tudo foi tratado sem o mínimo de tato, e o que mais me irritou foi ler críticas do livro que diziam "Esta é uma história de mulheres antes que tivessem crescido." como se a protagonista levasse uma vida super normal.

Claro que a situação em que a Minnie se encontra ocorre na vida real, infelizmente e algumas garotas assim como ela, não sabem que estão sendo abusadas por deixarem se levar pela paixão e foi bem interessante acompanhar isso do ponto de vista de uma menina que acaba de entrar na adolescência e tentando entender o que é o amor.

O livro explora muito bem as inseguranças da adolescente que vive num meio caótico e não tem praticamente ninguém que realmente a compreenda e a ame, inclusive sua mãe mas que por fora demonstra ser uma menina decidida e segura de sua ações.

A minha esperança durante a leitura inteira foi para que a protagonista saísse daquele buraco inteiro que se enfiou, não acreditando no que lia e simplesmente refletindo o quanto isso ocorre na vida real com pessoas da mesma idade ou até mais novas, porém, a leitura me deixou um pouco revoltada pelas críticas que foram feitas como ressaltei acima, dando a impressão de que fosse uma menina com uma vida normal que não precisa ser mudada.

A edição está impecável, em algumas páginas a protagonista desenhava imagens da situação que descrevia e até mesmo quadrinhos, tudo muito bem feito, como sempre, a editora arrasou. É um livro que apesar de um pouco grosso pode ser lido rapidamente.

Ainda não sei bem o que pensar da história, pretendo ler algumas resenhas, entender certas coisas e então poder falar se realmente gostei ou não de um diário com tantos temas polêmicos. Quem se incomoda com muitos palavrões e sexo como assunto constante, nem chegue perto desse livro.

21 comentários:

  1. o nome do livro tinha que ser "O diario de uma garota ANORMAL" Porque né...
    Gostei da resenha!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/2015/12/resenha-sombras-do-medo-camila-pelegrini.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não tem nada de normal nisso aí. Não me interesso por esse tipo de história :X

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gente, que título mais nada haver com a estória né kkkk. Pelo que você falou, a premissa da estória me lembrou a de 100 Escovadas antes de Dormir e um livro nesse estilo já me basta. Ótima resenha, pena que o livro não agradou.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Tô chocada com essa resenha!! Nossa, imagina se uma mãe pega um livro desses escolhendo pela capa, não lê sua resenha e compra pra filha??? OMG!!!
    garota nada normal!!
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá.Adorei a resenha...mas gente...cadê a coerência do título com a história?Ahahah.
    Bom,eu ficaria muito frustrado se fosse eu lendo esse livro.Acho que você foi guerreira de ter concluído.rsrs.
    Parabéns pelo blog.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii, atualmente não estou lendo muito livros assim, mas eu esse eu me agradei de verdade. Adorei a capa <3 foi o que mais me chamou a atenção. E com toda certeza, leria.
    Beijooos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Já passei dessa face. Sexo, assunto constante, e adolescente chata, to fora!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a capa e a sinopse do livro, ai fui lendo a resenha e me indignando junto com você, pois isso com certeza não é normal, apesar de fazer parte de algumas realidades, o abuso e drogas devem ser tratados sempre com tato principalmente em livros com temática adolescente, acho que por esse fato estaria com certeza fora da minha lista de leitura. Se tratarmos as drogas e a pedofilia/ abuso sexual com normalidade isso se banaliza e vira algo rotineiro e sem indignação.
    Beijos e parabéns pela sinceridade.
    Feliz ano novo!

    Giuliana

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótima resenha. Acho que livros que tragam abusos, principalmente de garotas jovens, devem ser escritos com muito cuidado, para que consiga passar mensagens corretas e que possam ajudar de alguma forma, o que parece não ser o caso desse livro.

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu vomitaria com esse livro. Na boa. Fui ler achando que era um livrinho adolescente, mas esse negócio do abuso... Afe. Tô podendo com isso não.

    ResponderExcluir
  11. Olá, pelo titulo do livro eu também esperaria um enredo totalmente diferente, sem duvida não é um livro para mim...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Livros com temas polêmicos são bem difíceis de serem avaliados. Nós, como leitores, temos esperanças de ver os personagens se endireitando, se dando bem, ficando felizes, e quando não acontece, ficamos meio chocados. Esse poderia ser o caso deste livro, SE a autora realmente não tivesse tratado tudo como descaso. Ou talvez ela tenha feito parecer descaso de propósito. Talvez, encontrando alguma entrevista dela sobre o livro, descubra.
    Adorei sua resenha, palavras sinceras estão em falta!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  13. Oi, Catharina!
    Estou com esse livro na estante e vou ler em breve porque desde que li a sinopse fiquei super curiosa, livros polêmicos sempre chamam minha atenção. Espero gostar! ;)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  14. Oi Cat, sua linda, tudo bem
    Depois do que me contou, percebo que não sou o público alvo desse livro, não me sentiria bem fazendo essa leitura. Por isso, dessa vez, vou passar a dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu não conhecia esse livro, mas por enquanto não pretendo ler. Por saber que a leitura é maçante e repetitiva não quero ler. Por enquanto vou deixar a leitura passar.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Eu achei esse livro muito puxante para que todos possam ver que nem tudo na nossa idade é um mar de rosas que fazemos coisas sem pensar e nos deixamos nos levar pela paixão.

    Beijos
    Biblioteca Desajeitada

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cathy! Tudo bem?
    Ano passado eu li um livro com esse mesmo tema polêmico, porém eu acabei gostando do enredo em si, após ler sua resenha também reparei que foi meio estranho ter opinião a respeito, né? HUAHAUAHU, pois bem, aconteceu a mesma coisa comigo! Mas tipo, Minnie parece ser uma personagem bacana em minha opinião e eu adoraria conhecer a sua história, então sim, eu leria esse livro! Adorei sua resenha :D
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Sério que o título é esse? Devia ser O Diário de uma Garota Problemática, isso sim! abuso, se apaixonar pelo seu abusador, drogas...Não isso não é normal. Gostei da sua resenha e do seu ponto de vista. E infelizmente, isso acontece mesmo com algumas adolescentes e elas nem percebem isso. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Apesar de o livro ter alguns elementos que não me agradam muito, fiquei curioso para lê-lo.
    Gostei da resenha e entendo sua dúvida quanto a ter ou não gostado, as vezes também acontece comigo.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Mesmo sendo um diário que obviamente representa o público feminino, sua resenha me deixou com vontade de dar uma olhada. Espero ter uma impressão boa como você teve. Beijos ;)

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  21. Ola. Essa garota não tem nada de normal kkkkk Mas a premissa é boa mas não acho que leria ele agora. Mas obrigada pela sinceridade!

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo