Prisma Literário: Resenha: Vá, Coloque um Vigia - Harper Lee

Resenha: Vá, Coloque um Vigia - Harper Lee

Sinopse: Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, a heroína inesquecível de O sol é para todos, está de volta à sua pequena cidade natal, Maycomb, no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Vinte anos se passaram. Estamos em meados dos anos 1950, no começo dos debates sobre segregação, e os Estados Unidos estão divididos em torno de questões raciais. Confrontada com a comunidade que a criou, mas da qual estava afastada desde sua mudança para Nova York, Jean Louise passa a ver sua família e amigos sob nova perspectiva e se espanta com inconsistências referentes à ética e a pensamentos nos âmbitos político, social e familiar.Vá, coloque um vigia é o segundo romance de Harper Lee, mas foi escrito antes do mítico O sol é para todos, que recebeu o Prêmio Pulitzer em 1961. Este livro inédito marca o retorno, após 65 anos de silêncio, de uma das maiores escritoras americanas do século XX.
*Livro cedido pela Editora José Olympio para divulgação. 

Em Vá, Coloque o Vigia, encontramos os mesmos personagens que tivemos a oportunidade de conhecer em O Sol é Para Todos, dessa vez narrado em terceira pessoa com o foco em Jen Louise, Scout, que está agora com 26 anos e morando em Nova Iorque, mas volta a Maycomb para fazer uma visita a seu querido e velho pai, Atticus Finch.

Durante a estadia em Maycomb, Scout começa a refletir sobre tudo aquilo que lhe foi ensinado, pois um caso está subindo a cabeça de Scout, então ela passa a duvidar de tudo que aprendeu e de suas próprias convicções e das pessoas ao seu redor, principalmente sua família.

Para mim, foi emocionante ver Scout crescida e poder ler novamente sobre personagens tão queridos de O Sol é Para Todos, principalmente Atticus (meu eterno amor), mas infelizmente, para mim, não foi tão bom quanto o primeiro livro.

Vale dizer que esse livro não é bem uma continuação, quem não leu O Sol é Para Todos, pode tranquilamente vir a ler Vá, Coloque o Vigia, temos até alguns flashbacks da protagonista sobre o primeiro livro mas são histórias diferentes. Aqui contamos com um amadurecimento de Scout, assim como no primeiro e com personagens mais velhos e ainda bem construídos.

O enredo conta com bastante história, em alguns momentos até me senti perdida e tive que dar uma pada na leitura, conta também com um novo caso onde o preconceito é envolvido. Contamos também com o fato de que Jem, o irmão mais velho de Scout morreu, não é spoiler, o fato é revelado logo nas primeiras páginas, porém, sem grandes esclarecimentos, o que me deixou bem chateada, mas a autora nos trouxe alguns flashbacks de Scout em que Jem estava bem envolvido e conseguimos matar um pouco a saudade do garoto.

Como sempre, temos alguns capítulos bem descontraídos que faz a leitura vale ainda mais a pena, e minhas partes favoritas do livro, foram as lembranças de Scout da adolescência na escola ou com seu irmão e antigo amigo Dill, que infelizmente também não aparece nesse segundo livro.

O livro não é grosso, menos de 300 páginas e pode ser lido rapidamente. A autora conseguiu em cativar mais uma vez, claro que nem se compara com o tanto de sentimentos que tive ao ler O Sol é Para Todos, mas fico muito feliz de ter tido a oportunidade de conhecer ainda melhor a escrita de Harper Lee.

Com certeza recomendo aos fãs de O Sol é Para Todos e dessa amada escritora.

33 comentários:

  1. Nossa! Realmente é bom quando um autor que estava a tanto tempo no silêncio retorna. Com certeza escrever uma obra que envolva tanto o leitor e conseguir esse efeito na segunda é díficil...

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Acho interessante quando o autor investe em uma continuação e temos a oportunidade de acompanhar os nossos personagens favoritos após alguns anos, mas tem que tomar cuidado para não errar a mão né!!
    Estou curiosa para ler o Sol é para todos, mas não sei se leria esse por medo de apagar a historia que parece que vou gostar!!
    Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha eu não tive muito interesse de ler o livro anterior e até que gostei de tudo que contou desse segundo livro, até porque o tema sobre preconceito é muito abordado agora nos livros e acho isso muito bacana sabe? Mas eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura. Espero poder conhecer sem antes de julgar, até porque posso gostar também. Acho que qualquer coisa vou ver se puxo em ebook o primeiro livro para saber um pouco da estória e se eu gostar eu puxo esse outro. Mas vou ver ainda, porque ando atolada de leitura =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-muito-mais-que-uma-princesa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link é do meu banner 2 - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-em-busca-do-amuleto-de-aloni.html

      Excluir
  4. Ah! Eu tenho o Sol é para Todos, mas é um daqueles livros que ficam lá da estante me olhando e nunca me atraem ao ponto de pegá-lo para ler. Pelo visto estou perdendo tempo não?
    Achei o título estranho desse livro e a capa não é nem um pouquinho atraente, mas ao ler sua resenha vi que vale a pena dar uma chance, mas pelo visto vou ter de vencer meu problema com O Sol é para Todos antes de encarar essa leitura... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho muita vontade de ler O Sol é Para Todos e agora esse também entrou para minha listinha. Gostei da premissa e acho que o livro tem tudo para me agradar.
    Fiquei curiosa para ver como a história foi desenvolvida, a questão do preconceito e tudo mais.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Cathy, eu amei ler O sol é para todos a mensagem que ele transmite é muito profunda. Estou curiosa para ler Va e coloque um vigia, para saber como ficou Scout depois de adulta.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que livro interessante! Não conhecia esse livro e gostei muito da sua resenha...E te faz refletir, gosto quando a leitura te permite isso. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Catharina!
    Já ouvi falar desse livro e ele parece ser demais :D É ótimo quando o autor consegue desenvolver os personagens e fazer capítulos descontraídos. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Cat o fato de apresentar os personagens de O Sol é para todos já m deixou muito curiosa, visto que é um livro que pretendo ler em breve. mesmo com várias histórias vou ler, elas sendo bem construídas conseguimos acompanhar com calma. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Catharina,
    Já li O Sol é para Todos e não gostei muito da leitura. Achei arrastada e não consegui simpatizar com os personagens. Apesar disso, tenho vontade de ler Vá, coloque um vigia. Quero rever o Atticus e a Scout, saber o que ela fez da vida. Espero gostar.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Já andei lendo resenhas sobre esse livro e devo confessar que estou ficando cada vez mais curiosa, principalmente porque amo O sol é para todos. Acho uma pena que você não tenha gostado tanto quando gostou do primeiro, mas acho que vou ler para formar a minha opinião e depois te conto, ok? Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    Ainda não li nada desse autor, mas já ouvi falarem super bem de O sol é para todos. Espero que em breve eu tenha essa oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiiii, eu achei muuuito legal esse livro, ainda não li o outro que você recomendo mais está na minha lista a mais de um ano e não encontro para comprar em nenhuma loja física, gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super curiosa quando vi divulgação desse livro e me peguei pensando se daria para ler sem O sol é para todos (que acredite, ainda não li). Vom saber que mesmo ele sendo continuação dá para ler sozinho.
    Ainda não sei se quero ler, embora ache que deve ser uma leitura interessante. Pena que ele não foi tão bom para você quanto o primeiro...

    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!!

    É a segunda resenha que leio esses dias desse livro, e me deixa mega curiosa pq não conhecia ele, e nem O Sol é Para Todos!! Muita gente elogia, e fiquei realmente curiosa! E o que eu não sabia é que não precisa ler o primeiro para ler esse! Dica anotada! ;)

    Ótima resenha!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  16. Oi Catharina.
    Amei a resenha.
    Ainda não tive oportunidade de ler O Sol é Para Todos, e fico feliz de saber que há ainda mais esse livro pois li muitos comentários positivos sobre a escrita da autora e com certeza os dois estão na minha lista de desejados. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sabe, essa é a segunda resenha que leio desse livro e apesar de ser um estilo que não me agrada, a resenha conseguiu me cativar...talvez eu deixe de ser tão chata quanto ao estilo qe leio e dê uma chance a esse e o anterior....

    beijinhos

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  18. Estou com muita vontade de ler O sol é Para Todos, ontem enquanto lia uma resenha que descobri que ele tinha essa sequência que não é bem um continuação, já que esse livro foi escrito primeiro que o outro.
    Acho a capa desse livro linda, muito mais bonito que a do outro. *-* E o tema ainda é super atual o que só me deixa ainda mais curiosa para conhecer a escrita da autora.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Tenho vontade de ler O sol é para todos, então não leria esse antes por ter flashbacks da protagonista sobre o primeiro livro. Mesmo sendo histórias diferentes, acabaria pegando spoilers. Que bom que a autora conseguiu te cativar, mesmo que não tenha gostado tanto desse livro como do outro.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Apesar de eu ter curiosidade sobre O sol é para todos, ainda não o li. Vejo muitos pessoas fazendo textos sobre quão bom é o livro, mas não é minha prioridade agora. Quem sabe num futuro próximo não?
    Sobre este segundo livro da Harper, sei lá, sua resenha foi boa, mas a premissa não me animou.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Assim que vi o primeiro livro, fiquei curiosa pela leitura, tamanho foi a empolgação nas resenhas que andei lendo, vendo a sua referente aos segundo (mesmo não sendo uma continuação como você citou), fiquei empolgada e com a pulga atrás da orelha para conhece a escrita, é muito bom quando lemos um livro e tempo depois lemos um outro com a visão do personagem mais amadurecida.
    Outro detalhe são as capas, uma mais linda que a outra.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Este livro está na minha lista desde que lançou. E já comprei O Sol é para todos, falta ler. Não vejo a hora de me emocionar com esta história. Adorei a resenha.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. O Sol é Para Todos e esse também estão na minha lista. O Sol é Para Todos é um clássico moderno. Acho imprescindível a leitura, pois só vi a adaptação. Vá, coloque uma vírgula é a primeira resenha que leio e gostei de você ter destacado os pontos forte e fracos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ouvi todo mundo falando do primeiro e agora já sai o segundo.
    Gente estou bem atrasada pra ler eles ein, pela tua resenha parece que o enredo continua incrível.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Sinto que estou atrasada nas minhas leituras rs! Ouvi sobre O sol era para todos num clube de livros que tema qui no Rio e acabei ganhando o livro em Setembro de aniversário.
    E agora ela vem com esse livro que mais uma vez arrasa na capa e pelo que li no conteúdo também!
    Correndo para conseguir ler os dois rs
    beijos
    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii eu conhecia o primeiro livro, não sabia que ele tinha uma continuação mesmo ela não sendo uma propriamente dita.
    Eu gostei muito da sua resenha e gostaria muito de poder ler esse livro um dia :3

    bjo

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Tenho muita vontade de ler O Sol É Para Todos mas tenho muita curiosidade, pretendo ler ele e depois esse.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?

    Quero muuuito ler O Sol é Para Todos e, só de saber que esse tem ligação com ele, me dá uma enorme vontade de comprar. Gostei de saber que envolve mais um caso de preconceito, adoro quando os livros saem do lugar-comum e abordam questões sociais e humanas.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Cathy,

    comprei em outubro O sol é para todos e em breve iniciarei a leitura dele. Espero poder gostar da leitura. Depois vou comprar Vá, coloque um vigia. A respeito desse já ouvi falar que ele não é uma continuação, mas é vale a pena ser lido.

    Abraços!
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Sabia que conhecia esse estilo de capa de algum lugar! Hahah. Me interessei bastante pela história, assim como pelo primeiro livro também. Gosto de séries independentes, onde o leitor pode ler as obras na ordem que quiser. Parece ser um enredo que prende o leitor, levando em consideração o tema que a autora aborda. É uma leitura que eu adoraria realizar no momento. Espero ter a oportunidade de conhecer em breve :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Não sabia que esse livro era sequência de O sol é para todos. Mesmo não sendo realmente uma continuação, creio que seja melhor ler o primeiro antes. Adoro quando podemos rever personagens queridos, ver como cresceram, e essa leitura é agradável. Fiquei bem curiosa, mas lerei o outro primeiro.
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    Nossa, não sabia que O Sol é Para Todos tinha uma espécie de continuação. É muito interessante ter esse tipo de retorno de um livro classificado positivamente pelos leitores. Espero ter a oportunidade de ler os dois um dia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo