Prisma Literário: Resenha: Tropas Estelares - Robert A. Heinlein

Resenha: Tropas Estelares - Robert A. Heinlein

Sinopse: Alistar-se no Exército foi a primeira – e talvez a última – escolha livre que Juan Rico pôde tomar ao sair da adolescência. Apesar do árduo e rigoroso treinamento pelo qual é obrigado a passar, o perseverante recruta está determinado a tornar-se um capitão de tropas. No acampamento militar, ele aprenderá a ser um soldado. Mas apenas ao final de seu treinamento, quando, enfim, a guerra chegar (e ela sempre chega), Rico saberá por que se tornou um. Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven.
*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação.




Logo de inicio, gostaria de deixar claro que não vi a adaptação para o cinema de Tropas estelares, por isso não sei se o filme é bom ou ruim. Não sei o quanto do livro tem no filme, porém com o pouco que vi do filme a partir do trailer posso dizer que não me agradou.

Para quem curte livros sobre guerras, treinamento militar, armamento, exércitos, etc. este livro é um prato cheio. O personagem principal é Juan Rico, um jovem latino que devido a influência de seu melhor amigo acaba se alistando para o serviço militar, o qual, mesmo sem a aprovação de seus pais, acaba sendo chamado para servir o exército, onde o foco inicial do livro se mantém.


Tropas estelares é narrado em primeira pessoa e segue como se fosse um diário de Juan Rico, contando, de inicio, todas as coisas que ele enfrenta durante o treinamento e em frente ao livro, as futuras batalhas que ele enfrentará.


 Uma das coisas mais legais do texto é que na maioria do tempo, você não percebe que o exército do qual Rico faz parte luta numa guerra espacial. A impressão que fica é que tudo que se passa ali é a rotina de um soldado comum em treinamento e, logo depois, partindo para a batalha. Somente quando Juan Rico parte para a batalha, você descobre que o inimigo não é outro humano como ele, e sim uma espécie alienígena semelhante a um aracnídeo.


Esta surpresa na comparação entre o treinamento militar real e o do treinamento para a guerra espacial é uma qualidade do texto de Heinlein. Muito provavelmente devido à sua própria experiência, já que se graduou na Academia Naval norte-americana. Mas por causa de uma doença, ele teve que se retirar da vida militar. O lado bom é que se tornou um escritor famoso, com alguns best-sellers no mundo da ficção científica, os quais também quero muito ler!


Apeguei-me bastante ao livro, o que fez com que tivesse uma leitura bem, isso se deve ao fato de que eu li ele durante meu próprio período de alistamento militar, o livro me ajudou bastante a tomar essa decisão, pois ele mostra a guerra por um lado diferente, pelos olhos de um soldado que esta aprendendo o verdadeiro significado de “ser um soldado”.


Tendo uma bem trabalhada, Tropas Estelares é fantástico, tem o equilíbrio perfeito entre dialogo e narrativa, bem detalhado e uma fluidez incrível na historia. O livro me agradou tanto que até mesmo o tamanho das letras e sua distribuição belas paginas são dignas de elogio, um livro realmente fantástico tão do qual recomendo a qualquer um que queira ter algo bom para se ler.

27 comentários:

  1. Olá ^^

    Também não assim a adaptação cinematográfica do livro, mas a premissa dele parece ser fantástica! Amo batalhas em espaçonaves.

    Beijinhos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, o que dizer não é? Aleph sempre tem livros incríveis e edições maravilhosas, espero ler esse livro. Adorei a sua resenha e a capa.
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E tem adaptação desse livro? Eu nem sabia hahahaha
    Muito raro ver um livro cuja premissa fala de soldados e exércitos. Achei tendência...
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Ouço falar muito bem dos livros dessa autora, mas não tive a oportunidade de ler nenhum, quero muito ler urgente. Amei as fotos deu para ter uma ideia de como será o livro.
    Amei o post, parabéns.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ouvi falar muito sobre o filme, mas não sabia que tinha livro também.
    Confesso que esse não é muito meu estilo de leitura, mas achei interessante o fato de ser um treinamento para uma guerra espacial e não somente um treinamento militar comum. Fiquei curiosa para ver como o autor desenvolveu essa narrativa.
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Larry, to aqui desejando esse livro há muito, muito tempo! Meu namorado fala muito dele, e essa edição nova da Aleph está uma beleza, né? Sua resenha serviu pra me deixar ainda mais aflita. Hahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Essa editora tem livros maravilhosos, tenho conhecido títulos muito bons!
    Fiquei interessada em Tropas Estelares!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Que bacana saber que o filme foi baseado num livro, meu namorido, fala bem do filme, mas ainda não tive a oportunidade de assistir.
    Agora que sei que tem livro, vou ler o livro e depois ver o filme né.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu também não assisti ao filme, pois confesso que essas histórias que envolvem coisas espaciais não me agradam muito, então consequentemente não tenho interesse no livro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse filme, mesmo achando que não é um dos melhores q assisti rs.
    Nunca imaginei q tivesse livro e pelo visto é mil vezes melhor, pelo visto as adaptações sempre existiram com força km.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  11. Oee, nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem do filme e fiquei bem interessado nos dois. Vamos ver se vejo o filme nas férias :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu ainda não conhecia o livro. Achei bem interessante e fiquei curiosa para lê-lo, gosto de tramas militares, e se envolvem o espaço, acho ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro mas gostei do enredo, não leve a mal mas nao entendi porque as fontes ficaram diferentes em parágrafos que nao são quotes '-'

    ResponderExcluir
  14. gostei do livro, parece ser um alternativa bem gostosa para sair um pouco da rotina...

    ResponderExcluir
  15. Não conheço o filme e essa é a primeira resenha que leio do livro. Por tudo que você colocou na resenha, me parece ser um livro interessante. Eu gosto livro que trazem questões relacionadas com guerras. Ah, e alienígenas também despertam minha curiosidades.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. eu gosto do filme, assisti quando era [bem] mais nova e mesmo muita gente falando que é uma bosta eu curti ahaahahah
    mas quando vi o lançamento pela Aleph, fiquei louca pra ter o meu exemplar. Quero MUITO ler *--*

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nem sabia do filme. Gosto de livros sobre guerras, então já fiquei interessada. Que bom saber sobre a fluidez da história e a narrativa, isso dar uma animada né? Depois vou procurar o filme também.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Larry, tudo bem?
    Fiquei bem feliz em conhecer esse livro, adoro esse gênero e já anotei na lista. Parece ser incrível essa mistura de realidade (exército) com ficção. Com certeza quero ler.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Não é bem o tipo de livro que me atrai para leitura, mas eu realmente gostei do enredo e acho que não custa tentar me aventurar!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha visto esse livro na época em que foi lançado e depois esqueci totalmente dele! Ainda bem que li sua resenha, assim vou me lembrar de colocar no carrinho de compras assim que puder!! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia, mas fiquei interessada, parece ser uma leitura intensa.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro, nem o filme, achei o enredo interessante. Parece ser uma leitura rica e cheia de ação.

    ResponderExcluir
  23. Hello, apesar de ser bem curiosa com o tema, eu prefiro ver filmes do que ler, esse tipo de livro para mim, com muitos detalhes eu preciso de algo visual para entrar no contexto da história, eu ficaria entediada lendo e não ia entender muito bem do livro e isso me frusta, mas lendo a sua resenha tive uma boa percepção. Vou assistir ao filme para conhecer o enredo. Bjkas

    ResponderExcluir
  24. Não sou o público alvo desse livro e por isso não sei se me arriscaria a ler. Contudo achei a proposta bacana para uma adaptação e por isso vou assistir o filme para saber o que acho.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá... não curto livros dessa temática, geralmente não os leio... sua resenha ficou super legal e bem escrita... acredito que o treinamento é bom ser contado, mas a parte da guerra, parece que foi bem desenvolvido, porque foi o momento que percebi mais empolgação em sua resenha... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. oi, tudo bem?
    esse é um livro que eu não leria, porque não curto histórias tão focadas assim na guerra e campos de batalha. Eu já vi o filme, é fraquinho, mas um ótimo entretenimento, rs. Pela sua resenha vi algumas diferenças, por exemplo, o protagonista decide entrar no exército só porque a namorada se alistou, e não por influência do amigo. E desde o início os telespectador já sabe que o inimigo é um inseto alienígena
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Também não vi o filme, mas na verdade nunca me atraiu a história.
    No momento não leria.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo