Prisma Literário: Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo
 Eleanor & Park nos conta a história de Eleanor, uma adolescente diferente desde o estilo de vida até a aparência em geral. Ela tem os cabelos ruivos, armados e chamativos, se veste de um modo que as pessoas ao seu redor consideram esquisito, ás vezes como homem e ás vezes colorida, imaginam que ela faz questão de chamar atenção, principalmente Park, um coreano que leva uma vida normal com seus pais, da escola para a casa, até conhecer Eleanor e ter que dividir seu banco com ela durante o ônibus que segue a escola todos os dias.

Eleanor mora com sua mãe, seu padrasto e seus irmãos que são vários, porém, seu padastro não é o que se pode se chamar de "pessoa", já que ela e sua própria mãe morrem de medo dele. Não vou falar muito aqui sobre as condições da garota pois a graça do livro para mim, foi descobrir lendo.

Esse era um daqueles livros que estava ansiosa para ler antes mesmo de ser lançado aqui no Brasil e quando veio pela Novo Século, fiquei extremamente feliz, acabei ganhando de presente de um amigo e ficou parado na estante por quase um ano, pois acabei passando algumas urgências na frente, vale dizer que valeu a espera.

É um livro delicado apesar dos temas serem fortes e tristes e isso é o que chama a atenção. A autora consegue passar a linguagem dos adolescentes perfeitamente, desde as gírias até a rotina e o estilo. É um livro que consegue agradar a muitos públicos, desde pessoas que amam romances até as mais chegadas em quadrinhos e ficção cientifica pelas milhares referencias que temos.

Foi um daqueles livros complicados de ler, apesar da narrativa em terceira pessoa alternando entre os protagonistas ser fácil, era uma história difícil de assimilar e não chorar por pensar que isso acontece na vida real o tempo todo ao nosso redor. Foi lindo ter lido um livro que retrata tão bem a realidade apesar de ser apenas ficção, em que a mocinha nem sempre é aquela típica de cabelos lisos e popular que é adorada por todos, mas nos mostra uma garota que não aceita o próprio corpo por estar um pouco acima do peso e mesmo assim, ser linda na minha opinião.

A única coisa que senti falta na história foi da autora não ter especificado bem a história da família de Eleanor e de como ela foi parar aonde está, e outras coisas do gênero, em alguns momentos tiveram explicações, mas para mim foram bem vagas, mas fora isso, a história foi bem construída.

Um livro que foge dos clichês, desde história em geral, até no romance do casal principal por serem pessoas de classes diferentes e de personalidades opostas, mas que de alguma forma acham algo em comum, e se apoiam um no outro.

Estou ansiosa para ler as outras obras da autora apesar de parecer bem diferente dessa, mesmo assim, parecem ser tão boas quanto, espero não me decepcionar.

Leitura mais do que recomendada para pessoas que gostam de qualquer gênero, vale muito a pena conhecer a sensibilidade de Eleanor & Park.

19 comentários:

  1. Perdi a conta de quantas resenhas positivas li desse livro. Ele com certeza está no topo da minha wishlist. Aguardando apenas a oportunidade de lê-lo <3 heheh
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer que amei esse livro? Tipo muito.
    Mesmo o final não sendo o que eu esperava.
    Leia outros livros da autora, você vai amar!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oie Catharina,

    tudo bom????

    Você entra para as milhões de resenhas positivas desse livro. Ainda não o li, mas toda resenha que aparece é positiva, acho que é um livro em que o assunto agrada a maioria das pessoas, além de ser muito atual, e que acontece com muitas pessoas.
    Está na minha lista, um dia lerei.

    =)

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  4. Olá, Catharina.
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro pelo tanto de resenhas positivas que leio dele. Mas nem vou comprar agora para não fazer igual a você e deixar ele parado lá na estante hehe. A autora conseguiu inovar ao trazer protagonistas opostos aos usuais. Gosto de livros que intercalam a narração entre os protagonistas, assim podemos ver os dois ângulos da história. Assim que deu eu vou comprar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Nossa que livro emocional (hahaha). Quero saber o que causa tanto sentimentalismos! Eu via as resenhas nos blogs, mas passava correndo porque não me interessava e hoie resolvi parar para ler e estou arrependido de não te lido antes uma resenha. Parece ser um daqueles livros que dão sensação que estão acontecendo bem perto de você e você não enxerga!
    Vou tentar comprar no blackfriday!

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Todo mundo fala tao bem desse livro. To louca para ler! Eu tenho ele em casa, mas mesmo com vontade de ler sempre passo outros livros na frente dele. Agora lendo sua resenha me empolguei de novo. Acho que chegou a vez dele.

    Bjim!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Catharina..
    Esse livro é muito fofo, conheci através de uma amiga que falou muito bem sobre e assim que tive a oportunidade comprei um exemplar e não me arrependi em nada. E é exatamente isso, a Rainbow conseguiu montar um enredo totalmente fora dos clichês. sensacional!!!
    Agora quero ler anexo!
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostei do livro, acho muito legal um livro que faz referencias nerds, pena que não posso ler agora estou muito sobrecarregada esse final de ano, mas esta bem anotado.

    www.poyozodance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Cat lindona eu acho essa capa tão fofa ainda não li nada da autora, mas quero ler esse livro, pelos temas abordados, pelo visto a autora conseguir envolver o leitor. O fato de ambos compartilharem gostos no ônibus como música e gibis sem falar só mostra o quanto são importantes as atitudes. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Só vejo elogios para esse livro. A história parece ser bem emocionante. É tão bom quando achamos uma história que retrata a realidade. fica mais fácil de assimilarmos os acontecimentos e entendemos muito mais os personagens.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Esse livro é mesmo lindo ♥ de todos os livros da autora que eu já li, é o meu favorito, sendo também o mais bonito e sensível. Queria que ele fosse maior *-* *-*
    Espero que você goste dos outros livros da Rowell :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu to loucaaa pra ler Eleanor & Park da Rainbow Rowell!!
    Ja me falaram mesmo que o livro é lindo e delicado, mas que trata de assuntos sérios e tristes, que dificil nao se emocionar.
    Lendo a resenha fiqeui com mta vontade de conhecer os dois Eleanor e Park, pra entender oq aconteceu com eles e tudo mais.
    Rainbow tem uma escrita mto elogiada, com certeza vc vai gostar dos outros livros dela.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. AH!! Estou doida para ler esse livro e todo mundo fala super bem dele e da autora. Fiquei mais curiosa ainda em ler quando você disse na resenha que esse livro Foge dos Clichés dos romances. Muito boa a resenha.
    Bjs


    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi flor! Li este livro ano passado e achei muito lindo! concordo com você sobre a realidade que ele nos retrata. Isso me marcou muito. Sério!!! Essa entrada na história sem precedentes também me deixou meio ... Oi... Mas depois foquei na historia e quando acabou quase morri do coração.

    Sua resenha me fez lembrar do quão emocionante foi ler este livro. Na época li em Ebook, mas acho que quero ter este livro na minha estante pra mexer de vez em quanto! =D

    Beijo!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Livro leve e que nos traz uma mensagem real de que a vida não é tão fácil e nem o conto de fadas que temos visto/lido por ai.
    Gostei da capa, mas não sei se leria o livro.
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Confesso que não tinha intenção nenhuma em ler qualquer livro da autora, mas depois que eu li a amostra desse livro fiquei interessada e estou querendo ler ele. E com a sua resenha me deu mais um motivo para lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, a muito tempo que leio resenhas desse livro,ainda não decidi se irei lê-lo por agora,mas lendo a sua resenha fiquei meio curiosa, uma história que fuja do clichê é sempre bem vinda. Quero ler agora e espero conseguir comprá-lo nas promos de fim de ano. Quero ler outros da autora também.Espero gostar como você e a galera que indica. Não quero me decepcionar,kkk

      Excluir
  17. Oi flor, a muito tempo que leio resenhas desse livro,ainda não decidi se irei lê-lo por agora,mas lendo a sua resenha fiquei meio curiosa, uma história que fuja do clichê é sempre bem vinda. Quero ler agora e espero conseguir comprá-lo nas promos de fim de ano. Quero ler outros da autora também.Espero gostar como você e a galera que indica. Não quero me decepcionar,kkk

    ResponderExcluir
  18. Olá Catharina,
    Gostei muito da sua resenha. Sempre vejo opiniões positivas sobre a Rainbow. Mas, Eleanor & Park é um livro que não tenho muita vontade de ler. Sou mais ansiosa para ler Ligações.
    Achei interessante o livro ser delicado e acho que gostaria da leitura, mesmo que não tenha muita vontade de ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo