Prisma Literário: Resenha: Trágico e Cômico (Os Protestos em Charges) - Diogo Salles

Resenha: Trágico e Cômico (Os Protestos em Charges) - Diogo Salles

O cartunista Diogo Salles apresenta, misturando quadrinhos e charge política, a questão dos protestos que têm ocorrido no Brasil, bem como contextualiza os fatos que levaram as pessoas às ruas. Nenhum partido ou político é criticado ou privilegiado; é discutido e apresentado de forma ácida e ao mesmo tempo bem-humorada o que vendo sendo amplamente divulgado na imprensa, como fraudes em licitações, mensalão, privilégios indevidos, e os jogos políticos, as alianças entre partidos, a questão da Copa do Mundo no Brasil, o caso de empresas estatais, como a Petrobras, que fi ca à mercê do jogo político. A intenção do autor é confrontar algumas certezas e debater nossa realidade, partindo do pressuposto de que nada é intocável.
*Livro cedido pela Primavera Editorial para resenha. 


Em Trágico e Cômico, somos apresentados á charges e textos que retratam os protestos que ocorreram no Brasil, os motivos que nós, brasileiros, tivemos para ir as ruas protestar. De uma forma bem ácida, mas sem ofender ou privilegiar nenhum partido, contamos com algumas charges até engraçadas e outras que realmente nos fazem pensar na política no Brasil.


Eu, sinceramente, não sou chegada em Política, nunca fui. Mas esse título, me chamou muito a atenção por retratar os protestos, que considerei um tema que deve sim ser debatido.

O enredo basicamente se resume em tudo o que aconteceu no Brasil até aqui para termos chegado ao nível de protestos, apresentando nomes como: Dilma, Maluf, Sarney, Serra, entre outros nomes que causaram grande polêmica nos últimos tempos.

Imaginava uma obra mais difícil de ser lida, mas foi bem fácil de acompanhar, o autor soube prender e dar bons exemplos, e com certeza, me fazer refletir sobre certas coisas. Para quem não sabia nada de política, foi uma verdadeira aula.

Em alguns momentos, pode vir a se tornar cansativo, por ser um tema quase didático, mas o legal é que não tem uma narração contínua, então isso pode ajudar.

É um livro curto, com menos de cem páginas, porém, exige bastante atenção e tem muito conteúdo. A diagramação está muito bem feita, desde a capa até as ilustrações e fontes das letras.

31 comentários:

  1. Olá,
    Eu não gosto muito de livros que falem de politica também, mas me interessei por esse por ele ser de charges e quadrinhos. Não lembro de ter lido nenhum livro de charges ainda, só nos jornais mesmo. Se der eu vou ler porque me interessei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O título me chama atenção também.
    Fiquei interessada por saber que é um livro curto, pois também não costumo ler sobre política.
    Beijos!
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. UAU!!!!
    Queria esse livro, eu amo livros que retratam um pouco da nossa realidade de forma simples e bacana. Vou procurar mais sobre!
    Parabéns.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Esse é um livro que nunca li e um tipo que não sei se leria, mas agora estou considerando, achei bem legal a premissa! Vou procurar pra comprar!
    Beijos!!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  5. Ei parece ser um livro bacana!!! Mas não faz o meu tipo. Apesar da ideia ser bem legal.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro bem interessante, o fato de ser um tema bem atual e ser didático me chamou a atenção, apesar de não fazer o meu tipo de leitura, leria pelo seu conteúdo e visão diferenciada.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? :)
    Eu simplesmente odeio política, então com certeza não seria um livro que eu leria.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Você descreveu um livro que é a minha cara, eu preciso ler ele, acredito que também darei muitas boas risadas com ele. Vou se encontro por ai, bjss
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nada sabia sobre essa obra, mas gostei. Acho que as charges nos provocam reflexões – algumas vezes incômodas – necessárias para nos tornamos mais conscientes politicamente. Por isso, gostei dessa "antologia" de charges. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de política, mas pela sua resenha, acho que seria uma ótima sugestão de livro para alunos do Ensino Médio. Creio que seria bastante interessante para as escolas, promover debates construtivos tendo essas charges e protestos como base. Leitura interessante. Ótima dica.

    xoxo
    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  11. Oie.

    Não tenho costume de ler sobre politica, mas vc conseguiu me deixar interessada na obra

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  12. Olá Cathy, esse livro tem o título bem sugestivo, apesar de achar interessante a ideia do livro, pois retrata a triste realidade do nosso governo, eu não leria justamente por está saturada de tanta coisa que vemos no dia a dia nas redes sociais e jornais na tv.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Didático definitivamente é a minha praia, já que sou professor rsrsrs Não sei se leria ou não esse livro, as discussões políticas no Brasil tem se espalhado quase que febrilmente e trazendo junto outros sintomas que beiram ao doentio. Vejo isso nas discussões das salas dos professores, nas conversas de família, nos papos de rua e redes sociais. Recentemente numa visita à livraria Leitura percebi uma grande numero de diferentes títulos que vem sendo lançados supostamente sobre política, na verdade quase todos livros partidários e de cunho duvidoso. Creio, pela sua resenha, que não seja esse o caso do autor em questão. Mas já tenho medo de me arriscar mais.

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Esse é um livro que todo mundo deveria ler,pra ter mais informação,pra ajudar na formação da sua própria opinião,o que a gente ver hoje é que um fala uma coisa e os outros seguem,ninguém para pra refletir e isso é triste, espero só que realmente ele não tome partido,vou anotar a dica.

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Não sou fã de leituras de política, mas me interesso pelo assunto sim, esse livro ainda não conhecia, achei bem interessante a premissa, pelo que vi a leitura chega a ser até mais fácil comparando com outros livros sobre o tema.
    Dica anotada com toda certeza.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Olá Catharina,
    Desconhecia a existência desse livro, mas parece ser muito bom.
    Fico feliz que ele tenha sido uma aula pra você. Gosto bastante de conversar sobre política e acho que é uma boa pedida pra mim.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    Eu também não sou ligada na politica, não tenho interesse e nunca tive kkkkkkk
    Mas a capa do livro chamou minha atenção, a ilustração está incrível.
    O tema também é algo de facil compreensão, então eu também leria.

    ResponderExcluir
  18. Também não sou chegada a poilitica, mas até poderia tentar lê-lo, livros podem ser lidos e aceitados com muita facilidade!!
    Obrigada pela dica.

    Beijos

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ola lindona não costumo ler charges, mas no atual momento de crise seria uma boa pedida, quem sabe assim rir seja melhor que lamentar a triste situação em que o país se encontra.. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    Gostei bastante. Fiquei curiosa para ler. Pois me interesso muito por política. E se as charges forem bem criativas inteligentes, dá para tirarmos várias reflexões. Gostei da dica.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olha eu até que gostei da sua resenha.
    Achei o livro interessante.
    Mas eu não me interesso muito sobre politica não, ainda mais como as coisas tem andado.
    Até desanima viu!? Mas é interessante o livro abordar o assunto para algumas pessoas conhecer
    e saber como funciona e refletir também. Enfim...Mas eu nao pegaria para ler, porque não curto muito mesmo rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-contos-de-uma-fada.html?m=1

    ResponderExcluir
  22. Oiii,
    Também não sou muito "chegada" com o tema política, mas temos que saber pelo menos um pouco para entender o que está acontecendo com o nosso país. Acredito que os protestos é mais uma forma que o povo tem para que sejam ouvidos, mas isso já está virando uma bagunça.
    Gostei da resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Que interessante! A charge é um gênero ideal para discutir política. Só tenho um pouco de receio de que não aborde todos os lados. De qualquer forma, parece ser uma obra legal de ser ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oie! Eu tenho um certo interesse, mesmo que pequeno, por política e sou apaixonada por charges e histórias em quadrinhos, então com certeza amaria ler essa obra. Parece ser realmente muito interessante. Adorei a resenha, só senti falta de alguma fotografia que pudesse me mostrar um pouco mais sobre o livro..

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conhecia esse livro, por isso que é bom navegar nos blogs por aí,s sempre ficamos sabendo de novidades. Amo livros bem diagramados, sempre penso que o autor ou os organizadores tiveram cuidado para atrair também a visão do leitor. Dica anotada!
    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  26. Olá. Realmente achei interessante esta charge. Até porque eu curto saber um pouco sobre politica, acho interessante saber sobre a atual politica. Parece ser uma leitura bem bacana e irei procurar melhor da obra e ver se eu leio.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?

    Não sou muito de charges, embora goste de ler coisas satíricas. Mas ótima resenha, bela dica para quem gosta.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá... tudo bem??
    Bom eu não curto politica, não gosto nem de conversar sobre o assunto.... mas as vezes é até necessário, as coisas ficam tão ridículas que fica impossível não falar...mas ler algo sobre o assunto não me dá nenhuma vontade... mesmo que pra você tenha sido uma surpresa boa... eu não curto rs... Xero!!

    ResponderExcluir
  29. Oi amada!
    Eu gosto de politica, mas pela sua resenha não é um livro para mim, parece ser maçante apesar de curtinho!
    Gostei de conhecer, mas dessa vez passo!
    Beijos
    Paulinha - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Eu sempre gostei muito de charges por trazerem essa critica. Eu gostei bastante do tema que o autor apresentou no livro e espero ter a oportunidade de o ler em breve.

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    Tudo bom?
    Não sou muito fã de política, então com certeza não seria um tipo de leitura que faria.
    Beijos

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo