Resenha: Jurassic Park - Michael Crichton

11:49

Sinopse: Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.
*Livro cedido pela Editora Aleph para divulgação.






Michael Crichton, o autor que escreveu o livro que inspirou a adaptação cinematográfica que marcou gerações, O Parque dos Dinossauros. Crichton é um dos mais bem-sucedidos autores de thrillers da literatura sendo o responsável por grandes sucessos de venda tais como Congo, Revelação, Devoradores de Mortos e Sol Nascente, entre outros. Quando comecei a ler me surpreendi, pois não sabia que essa historia seria um thriller.

Jurassic Park foi publicado primeiramente em 1990, mas devido ao grande sucesso do filme dirigido por Steven Spielberg (só acrescentando, meu diretor favorito) em 1993, fica praticamente impossível desassociar uma obra da outra. Durante toda a leitura eu tentava adivinhar em que parte do filme eu estava, para comparar qual era melhor, nos primeiros capítulos eu tive uma grande dificuldade para isso, já que havia uma certa diferença entre elas, mesmo assim não deixei de notar certas semelhanças sutis que apareciam.

Certas partes do livro podem ser consideradas chatas por seu excesso de informações técnicas e científicas sobre paleontologia, paleobotânica, matemática, informática e principalmente genética, porem para um leitor que quer realmente se aprofundar na leitura, isso acaba se tornando algo a mais na historia, principalmente para aqueles que se interessam por genética. Crichton estudou durante alguns anos para poder escrever o livro, o que não significa que ele não tenha certos erros, ele respeitava tanto os pesquisadores que mudou um aspecto do comportamento do Tiranossauro Rex no livro seguinte, O Mundo Perdido, porque recentes estudos da época indicavam que tudo o que se sabia anteriormente não era fato.

No livro o paleontologista Alan Grant, a paleobotânica Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm são convidados pelo milionário John Hammond para uma visita-teste ao resort onde secretamente os dinossauros foram recriados e transformados em atração turística. A visita tem como objetivo convencer o representante da firma de investidores, o advogado Donald Gennaro, que a ilha é perfeitamente segura para a inauguração, a despeito dos vários “incidentes” ocorridos durante a montagem do parque. Alan e Ellie ficam maravilhados com o parque, mas o pragmático Ian Malcolm é enfático em afirmar que o empreendimento está fadado ao fracasso segundo a sua Teoria do Caos.

Enquanto isso o programador Dennis Nedry, que havia recebido uma proposta milionária de uma empresa rival, sabota o sistema que controla praticamente todo o sistema elétrico na ilha para encobrir a sua tentativa de roubo das amostras de DNA dos dinossauros, deixando os visitantes isolados e sem comunicação no meio da visita ao parque. As coisas começam a dar errado quando o carro das crianças, netos de Hammond, é atacado por um Tiranossauro Rex. Vale ressaltar que, diferente do filme, no livro o garoto Tim é mais velho do que a menina Lex. Durante o ataque Ian é gravemente ferido, enquanto o Dr. Grant e as crianças acabam se perdendo no parque.

A partir desse momento o filme se distancia do livro, onde o filme foca principalmente na jornada do Dr. Grant e das crianças tentando retornar à segurança da sede do parque, já no livro a trama é muito mais ampla mostrando também a tentativa dos funcionários da ilha para conseguir restabelecer o sistema e também resgatar os desaparecidos, além das divagações sempre ácidas, irônicas e filosóficas de Ian Malcolm sobre o quanto eles estão ferrados.

Se você acha que o filme foi cheio de momentos tensos e situações em que a vida dos personagens estava por um fio, espere para ler o livro. Alan Grant e as crianças não tem um minuto de sossego e sofrem muito mais para chegar ao seu destino na história escrita por Michael Crichton. A sequência com os Velociraptors invadindo o prédio central do Parque é de tirar o fôlego com praticamente todos arriscando as suas vidas para salvar uns aos outros. Você realmente vai ficar tenso em um livro sobre dinossauros que você conhece desde criança.

O final de Jurassic Park é muito mais violento e trágico do que o da sua versão cinematográfica, mas ainda é uma obra que vale a sua atenção, dos que conhecem a historia desde a infância até mesmo daqueles que estão entrando no universo Jurássico agora.

Poderá gostar também de

19 comentários

  1. Aii, fiquei tão curiosa para ter a oportunidade de ler, sempre quis ler esse livro <3
    Só assisti o filme, acho que mais de vinte vezes, sem exagero.
    Adorei o blog <3
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, bem informativa a respeito do formato e construção do livro. Também gostei do fato de você informar sobre a quantidade de informação científica do livro, o que tirou meu interesse na obra. Confesso que não tenho tanta paciência para esse tipo de narrativa :)
    Estou aqui sempre de olho em suas resenhas :D

    Abraço,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha! Adoro o primeiro filme e o livro estava na lista de leitura faz tempo, agora a curiosidade só aumentou, principalmente em relação a esse final mais trágico!
    Bjs
    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mas tenho percebido que ele é muito elogiado e isso me instiga a ler em breve, quanto ao filme eu gostava muito quando crianças mas vi tantas vezes que perdeu o encanto kkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não gosto muito dessa temática, nunca gostei dos filmes de Jurassic Park, então acho que essa leitura eu não faria.
    Mas vou indicar para meu namorado, que gosta bastante =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Se tem um filme que definitivamente não me agrada é Jurassica Park. Sério, já tentei assistir algumas vezes, mas simplesmente não rola, não consigo gostar.
    Por isso acho que não leria o livro. Mas gostei bastante da sua resenha e dos pontos que você ressaltou, para quem gosta, o livro deve ser uma leitura e tanto.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nem sabia que tinha esse livro ... assim eu nao sou fã dos filmes e pelo visto é o mesmo assunto do livro... mas achei legal, quem é fã deve gostar muito. Gostei da sua resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  8. Larry com o tema do dinossauros prefiro os filmes, e com esse excesso de informação técnica tenho certeza que a leitura não vai fluir tão bem, o que não posso deixar de falar é essa edição linda com muito capricho que a Editora sempre presenteia os leitores. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Quando vi esse livro fiquei louca! Nossa, curti muito o filme, e sabendo que o livro é mais rico em detalhes e informações, ele fala até da teoria do caos, é fascinante demais. A capa é linda, amei! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Realmente, marcou parte de minha infância, sério. eu ficava apavorada com o filme e não conseguia ler o livro hauhauhauhau medrosa!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    acredita que até pouco tempo atrás eu não sabia que o filme era baseado num livro?! kkk Sério mesmo, sempre gostei do filme e agora quero muito ler o livro, de fato as cenas devem ser mesmo de tirar o fôlego. Adorei a resenha, bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas achei interessante. Se é muito mais violento e cheio de ação que no filme, então o livro é incrível haha Adorei a resenha!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que apesar de curtir o filme desse livro, não tenho vontade de lê-lo, não. o.o
    Não sei, não me vejo curtindo a leitura depois de ver o filme. Tipo, preciso ler antes, entende? É uma mania minha. o.o
    Por isso, deixo a indicação passar...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Lembro do filme passando há muito tempo, e na época não me interessava. Hoje também não.. kkkkkkk.. Provavelmente verei um dia por pressão do namorado. Aí vamos ver.. mas acho que não me convence não.
    Legal saber do livro, e que ele é mais tenso que o filme.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. O que eu mais acho legal nesse livro é que ele conta a estória exatamente igual ao filme. Eu simplesmente amo. Eu vi que eles lançaram também um do DE VOLTA PARA O FUTURO, mas queria que fosse a estória sabe? Eu amooooooo aquele filme e tenho o BOX de todos esses clássicos. Eu ainda não tenho esse livro do JURASSIC PARK, mas espero ler assim que puder. Eu estava lendo a sua resenha e já fiquei doida por causa dele. É muito legal imaginar os dinossauros caminhando na terra e tudo mais. Sempre tive essa curiosidade de saber mais sobre esse assunto. Acho bem interessante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-grande-gatsby.html

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Confesso que apesar de curtir o filme desse livro, não tenho vontade de lêr.
    mas ótimo post
    bjos
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  17. Essas informações técnicas e científicas presentes no livro seriam uma chatice para mim... fora que gritei tanto quando vi o filme que tenho trauma, e não ia querer correr o risco de ler o livro e me assustar ainda mais, ainda mais com esse final mais violento e trágico. Não acho que seja leitura para mim.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá Larry.
    Ótima resenha!!!
    Eu morro de vontade de ler esse livro.
    Adorava os filmes quando era mais nova e adoro até hoje, e acho que apesar de não gostar muito do lado técnico e científico da coisa, sou de humanas, é algo que eu suportaria para ter a oportunidade de conferir a obra. hahaha
    Está na minha lista de desejados e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Mesmo que eu nunca tenha me interessado pelos filmes de Jurassic Park, confesso que fiquei interessada nesse livro. Parece ser bastante interessante e deve passar uma sensação de adrenalina no leitor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também