Prisma Literário: Resenha: Triângulo de 4 Lados - Fernanda Medeiros e Adelina Barbosa

Resenha: Triângulo de 4 Lados - Fernanda Medeiros e Adelina Barbosa


Sinopse: "Unhas mal pintadas de preto e camisas de bandas. Ela ama O Diário de Bridget Jones, chocolate, e a banda Misfits. Odeia trovões, lágrimas, e ser chamada de criança. Sara Alcântara tem 17 anos e, como qualquer garota de sua idade, tem um relacionamento de amor e ódio com a mãe, com seus estudos, e com a própria vida. Ama suas amigas, que são seu suporte, e sua base. Tira boas notas na escola, por obrigação, mas deseja ser artista, porque pintar é sua verdadeira vocação. Até aquela paixão adolescente, platônica, ela possui. Ele tem nome, sobrenome, e grau de parentesco. Rodrigo Guano é seu primo, e sonho de consumo de toda a população feminina da pequena cidade de Santa Fé, onde moram. Tudo muda quando ele a beija pela primeira vez. Então o mundo pode acabar, regimes podem cair, terremotos podem engolir a terra em rachaduras intermináveis, e Sara ainda estaria feliz. Ou assim ela pensa ser, até que viaja para Paris, para passar as férias. Quando volta, tudo está diferente, inclusive ela. Sara se vê inserida num triângulo amoroso... Ou seria um quadrado?"
*Livro cedido pela Editora D'Placido para divulgação.

Sara é uma garota de 17 anos que adora arte, assim como todas as adolescentes, tem uma relação de amor e ódio com a mãe nutri uma paixão por alguém, e esse alguém é seu primo Rodrigo, os dois se conhecem desde a infância e Sara o ama desde então. Rodrigo tem um meio irmão mais novo, Brent, é um garoto que sempre deixou claro seus sentimentos por Sara mas depois de ver que ela o esnoba, ele passou a fazer o mesmo e se tornou o garoto mais frio que vi nos livros até hoje.
Sara e Rodrigo acabam se beijando e depois disso passaram a ter um caso, mas logo Sara teve que viajar por um mês para Paris, e os dois combinaram que enquanto isso ficariam separados e quando ela voltasse, tudo estaria normal novamente. Ao voltar para o Brasil, Sara percebe que as coisas não estão tão bem quanto ela imaginava que estariam e tudo passa a mudar.

O livro é narrado em primeira pessoa principalmente por Sara, porém temos algumas vezes a voz de outros personagens: Rodrigo e Brent. Sara nos conta como é estar apaixonada pelo primo e é assim praticamente o livro todo, poucas vezes seus amigos e familiares são inclusos na história e foi algo que senti bastante falta, mas para mim, o principal erro das autoras foi não ter narrado as férias em Paris de Sara, tudo bem que isso não influenciava muito no enredo mas poderia ter tornado o livro bem mais interessante e gostoso, com um certo diferencial.

É uma história completamente típica exceto por termos três garotos que Sara é de certa forma "envolvida". Para mim, foi uma protagonista completamente chata e irritante, pois até me confundia de quem ela realmente gostava já que nem ela sabia de verdade. Na minha opinião, era tudo fogo de palha, pois o que a atraia nos garotos era a beleza deles, não tinha mais nenhuma qualidade que Sara citava ou algum outro motivo.

Eu estava com uma expectativa gigante sobre esse livro desde que foi lançado, então, talvez seja por isso que tenha me decepcionada bastante ao terminar a leitura. Essa capa está simplesmente sensacional, fico minutos admirando-a e a sinopse chamou minha atenção, porém, ao abrir o livro, vi que não era tudo isso.

A narrativa das autoras estão bem legais, detalhadas e diferente, mas certos detalhes chegavam a ser maçantes, pois focavam em fatos irrelevantes e em outros, elas deixavam passar. O final do livro foi a gota d'agua para mim, não gostei nada apesar de previsível, tinha esperanças de que a protagonista fosse um pouco menos burrinha.

Brent para mim foi o melhor personagem, pois apesar de frio, era nítido a sensibilidade do personagem, minha vontade era de abraça-lo o tempo todo, além de ser também responsável e fofo. Rodrigo é um garoto totalmente chato e fútil, não está nem ai para ninguém praticamente e após um grande trauma da que ocorreu em sua vida, as autoras não focaram em como ele se sentia, então, parece que foi algo super normal para ele o ocorrido.

Então foi isso, as autoras escrevem muito bem e tiveram um enredo muito interessante em mãos mas não souberam aproveitar, talvez para outras pessoas funcionem, mas para mim não rolou. Espero ter oportunidade de ler outros livros de ambas e ter outras opiniões.

16 comentários:

  1. Estou curiosa para ler esse livro, mas confesso que fiquei um pouco desanimada depois da resenha. Espero mesmo assim gostar a Adelina é uma princesa.
    Estou esperando você em meu blog! :)
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Brent é meu personagem favorito também! Mas amei esse livro. Gostei de tudo, desde a capa, sinopse, interior dele, a história...

    Vai ter um spin-off contanto o que acontece em Paris. As meninas vão postar no blog do livro! <3

    Bjo!
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Não conheço esse livro e a trama me pareceu boba. A sua resenha também não foi muito animadora, rs. Mas não é por isso que não quero ler, é só porque, realmente, a história não me atraiu. A capa é bonita, mas achei-a um pouco exagerada e melodramática, me passa uma sensação bem ruim. Gostei da resenha, pois foi sincera! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tava super animada para ler esse livro, mas confesso que dei uma desanimada agora =/
    Uma pena a leitura não ter funcionado para você. Espero lê-lo e tirar minhas conclusões.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    A capa do livro é realmente linda, mas o enredo não me chamou muito a atenção. Adorei sua sinceridade na resenha e acredito que este livro tbm não funcionaria para mim, creio q nem se as autoras narrassem a viagem dela à Paris hahahahahaha. Enfim, é isso seu blog continua excelente, parabéns!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona eu já não gosto de triângulos , imagina um quarteto então, confesso que a protagonista ser irritante e ter tantas dúvidas sobre três garotos já me faz desistir da leitura . Dessa vez vou deixar passar a dica. Quem sabe em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Sei muito bem como é isso, ir com as maiores expectativas para um livro e ela não preencher. A capa realmente é linda. A sinopse não me cativou tanto. Mas gostei da resenha que foi bem clara e sincera.

    beijooos

    ResponderExcluir
  8. Oi, como vai?
    Esta é a primeira vez que vejo alguém falar desse livro, até então eu não o conhecia. Minha primeira impressão foi bem positiva principalmente pelo título, do qual eu gostei muito, mas sua resenha tirou minha vontadezinha de ler. Que chato isso de as autoras não terem conseguido focar nas coisas certas... Isso realmente faz o livro ficar maçante, já li vários assim. :\
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. O enredo não me interessou e saber que as autoras não souberam desenvolver o enredo de forma convincente é mais um motivo pra não ler.

    Beijos
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e não fiquei muito empolgada com o enredo. Uma pena que ele também nao tenha te agradado tanto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Td bem?
    Não conhecia as autoras e nem o livro.
    A história parece ser interessante mas a impressão é que elas se perdem na narrativa, como você mesma mencionou não conseguiram aproveitar a história.
    Não sei se leria, mas quem sabe né... nunca diga nunca hahaha

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Pena que não curtiu a história, eu acho que eu iria curtir...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Oie. tudo bom?
    Apesar do que você falou do livro, achei a história interessante e com um estilo que eu curto nos livros. Pena que a protagonista tenha esses defeitos, que também me incomodariam. Acho a capa bacana e instigante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Eu não conhecia a história, mas ela a principio nao me atraiu muito. Não o leria e a sua resenha me fez ter mais certeza sobre isso hahaha
    Adorei a sua sinceridade. Parabens!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Eu adorei a capa, não conhecia o livro, mas eu até que gostei da história. Uma pena não ter funcionado tão bem para você, mas eu vou dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, a capa é bem bonita, mas ela lembra bastante o síndrome psíquica grave, publicado pela galera record. Achei a sinopse até interessante, mas sua resenha me desanimou legal, foi realmente uma pena que esse livro foi de certa forma decepcionante para vc.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo