
Sinopse: Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.*Livro cedido em parceria com a Editora Belas Letras.
Lola Tavares é uma garota com seus 18 anos que está na faculdade e tem como melhor amigo, Sam, gay e muito divertido. Um dia qualquer quando está voltando da faculdade, avista de longe um garoto atraente e se vê sem dormir e pensado nele o dia inteiro, logo Lola o reconhece em uma balada e sabe que seu nome é Gabriel Vegas, descobre também que ele não possui uma fama muito boa por ai. Sabemos logo no começo que o romance não acabou bem, pois o livro se passa como se fosse uma carta para Gabriel que Lola está contando tudo que aconteceu entre eles e o porquê eles terminaram tudo.
Quando vi Precisava de Você e soube mais sobre o livro, quis tê-lo em minha estante e ler o mais rápido possível, assim que o recebi da editora, comecei a ler. Não foi um livro que superou minhas expectativas, na verdade, infelizmente, ficaram um pouco abaixo dela.
Pedro Guerra nos apresenta um enredo clichê que provavelmente já aconteceu com toda garota antes dos dezoito, mas o legal do livro é se passar todo em carta e me lembrou bastante Por Isso a Gente Acabou, tem quase a mesma premissa e final. Mas o que me incomodou não foi o enredo clichê, foi a personagem Lola.
Eu jamais adivinharia que Lola tem 18 anos, pois as atitudes, o jeito de falar, de escrever, pensar e até de se apaixonar, foi de uma menina de 14 ou 15 anos e isso me irritou a ponto de não gostar nada da protagonista. A começar por se apaixonar por um garoto que nunca trocou uma palavra e depois que o conhece passa a se apaixonar mais porque ele é lindo, ela não apresenta outro argumento quase o livro inteiro que não seja a beleza de Gabriel, isso não é motivo para uma menina madura se apaixonar, convenhamos, Lola confundiu atração com paixão na minha opinião e o jeito que ela aborda tudo isso como se fosse o fim do mundo foi tolo.
A rapidez que ela se apaixona é completamente irritante e o livro inteiro fala do Gabriel, essa parte eu até entendi por se tratar de uma carta endereçada a ele, mas o autor podia destacar outros pontos da vida de Lola além disso e da amizade dela com Sam. Ficou algo cansativo e infantil, sem contar os dramas que ela fazia por causa desse garoto, e eles nem tinham algo sério assumido, automaticamente, ele tinha o direito de ficar com quem bem quiser e sair da cola dela quando tivesse vontade. Não protejo Gabriel, sei que em certo momento ele foi "cafajeste" e claro que como eu já disse, todos passamos por isso, então entendo o inconformismo de Lola, mas mesmo assim, ela tratou tudo como se eles fossem namorados a anos e tudo mais.
O ponto alto no livro para mim foi o final, as últimas páginas que nos fala que todo mundo já teve seu Gabriel e retratar isso, foi muito legal. É um livro que qualquer um pode vir a se identificar, eu mesma me identifiquei com muitas frases e sentimentos que Lola teve pelo garoto. Gostei também da música que Lola escreve, eu já havia conhecido antes de ler o livro e simplesmente amei a letra e tudo mais, vou deixar aqui no fim do post para quem quiser escutar.
A edição está simplesmente impecável e atraente, as folhas são de perfeita qualidade com ilustrações em algumas e com aspecto de amassada em outra, tudo muito bem feito. A capa ficou linda e simples, com uma textura diferente do que estamos acostumados. Foi uma leitura bem rápida, um livro fácil de ser lido em um dia pela narrativa em primeira pessoa simples e descontraída.
Não é uma leitura que recomendaria para alguém com mais de 15 anos, a não ser que curta um romance bem bobinho mas ao mesmo tempo, que se identifique e tire bastante frases fofinhas.
Aqui está a música que foi uma ideia ótima do autor de escrever e colocar no youtube, combinou com a história e é um hit que cola:
Oi Catharina!
ResponderExcluirAssim que li o primeiro parágrafo da resenha já lembrei de Por Isso a Gente Acabou. Nem sabia que você ia comentar a semelhança na resenha, mas pensei nele logo de cara, porque o enredo é exatamente igual. Sabe, isso me deixou com um pouco de preconceito com o Precisava de Você, á que Por Isso a Gente Acabou é um dos meus livros preferidos. Apenas observo. Também não sou fã de personagens imaturas, Deus me livre!
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Olá,
ResponderExcluirEssas coisas de romance bobo não me atraem, o livro parece ser muito superficial, tenho lido coisas do tipo nas resenhas, nem leria a obra.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi! ^^
ResponderExcluirAcho que não vou me aventurar nesse romance não. Ainda mais depois quando você disse que ele é assim mais bobinho. Já não sou muito fã de romance, clichê então tô fugindo. Mesmo que gostasse não me identificaria já que nunca tive nenhum amor assim. Tudo foi platônico. Os únicos amores correspondidos na minha vida foram os livros.
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Oi Catharina, eu não descarto a leitura, mas prefiro deixá-la para uma hora que eu queira algo leve e descompromissado..
ResponderExcluirBjs, Rose
Cathe, eu também li esse livro e fiquei muito irritada com a tal Lola. Que menina boba. E não é nem pelo fato de ela ter se apaixonado, mas como ela conduziu tudo. Parecia mais um garota de 12 anos. Como não ha quase diálogos nos encontros dos dois, parece que eles ficavam só se pegando. Acho que ela queria tanto um relacionamento.
ResponderExcluirAinda bem que o autor salvou o final. Mas clara que tinha que colocar o Lola nos braços de outro cara. Assim como se ela não poderia ficar só.
Beijos!
Adorei o final de sua resenha, indicando para menores de 15 anos realmente achei o romance bem bobinho e receio que nem com meus doze anos, teria curtido a ideia.
ResponderExcluirNão sabia nada do enredo desse livro porque não li a sinopse quando ele foi lançado, mas imaginava se tratar de um romance. Mas lendo sua resenha não pude deixar de concordar sobre as atitudes da Lola não serem adequadas a sua idade mas sim as de uma menina mais jovem, tipo na fase dos amores platônicos (todas nós passamos por isso) ou do primeiro amor.
ResponderExcluirMas enfim foi ótimo ter uma noção de sua semelhança com o livro "Por isso a gente acabou" já li várias resenhas sobre ele =) acredito que a forma como lidamos com nossos relacionamentos (sejam familiares, amigos, amores ou estranhos) ou seja a forma como nos relacionamos com o outro nos faz ser quem somos e nos faz amadurecer.
Parabéns pela leitura e pela resenha opinativa!!!
Beijos
Leituras, vida e paixões!!!!
Olá Catharina!!!
ResponderExcluira história me lembrou um pouco o livro A verdade sobre nós, já tinha visto ele em algumas caixinhas de correio e achei bem lindinho, mas a história em si não me interessa de todo modo gostei muito de sua resenha ;) bjs
http://www.notinhasderodape.com.br/
Olá.
ResponderExcluirEsse é o livro do momento.
eu não conhecia o autor, mas ser um livro que está sendo bem elogiado, vou anotar a dica.
Beijos
Bacana sua resenha, porém não seria o tipo que gostaria de ler, irei esperar uma próxima dica, bjus
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirPoxa que decepcionante, na hora que você falou do enredo do livo eu já lembrei de Por Isso Que a Gente Acabou e eu já não tinha gostado muito deste e depois de ler a resenha acho que não vou gostar muito de Precisava de Você também :( Isso é triste, pois esperava mais deste livro.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oi :D
ResponderExcluirEu tenho bem mais que 15 anos, mas gostei do livro hahahaha
O livro tem seus altos e baixos, mas me serviu como uma boa distração.
Acredito que por eu já ter conhecido muita gente mais velha com atitudes parecidas com a da protagonista, acabei não estranhando isso nela! :P
bjs
Achei muito bacana o fato que, mesmo tendo 17 anos, teve uma opinião concreta e adulta do livro. Pelo que falou eu também não gostaria muito dele. Ótima resenha :)
ResponderExcluirEu li essa semana uma resenha deste livro, e tinha até ficado interessada, mas aí com sua conclusão de recomendação, acabei recuando no meu desejo por ele rsrs
ResponderExcluirEdições impecáveis são puro amor *-*
Beijos!
www.aculpaedosleitores.com
Eu gostei muito da forma que esse livro existe no mundo, sabe? Ele tem uma interação muito legal com os leitores, mas confesso que até agora ele não me atraiu muito para a leitura. Achei bem clichê os personagens.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Uhuuul! O livro parece ser muito bom. Eu curti a sinopse e a capa é simples, mas é uma graça! Vou procurar pra ler e ser feliz o/
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Uhuuul! O livro parece ser muito bom. Eu curti a sinopse e a capa é simples, mas é uma graça! Vou procurar pra ler e ser feliz o/
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Uhuuul! O livro parece ser muito bom. Eu curti a sinopse e a capa é simples, mas é uma graça! Vou procurar pra ler e ser feliz o/
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Oi Cath! Tenho visto este livro em vários blogs estes dias e a cada hora minha vontade de ler aumenta. O desromance é uma proposta inusitada.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEu estou com esse livro para ler esse mês. Confesso que minhas expectativas caíram um pouco por causa de alguns elementos desanimadores da narrativa, mas ainda quero muito ler e conhecer as loucuras de amor da Lola.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu terminei esse livro essa semana, e também me irritei um pouco com a Lola, porém, as atitudes dela me lembram demais muitas amigas, mesmo amigas mais velhas, por isso não consegui condena-la, rs. O Gabriel eu quis matar, desde o início não fui com a cara dele.
A diagramação é mesmo perfeita, e gostei muito da música
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Eu nunca tive meu Gabriel, mas acho a premissa do livro super interessante! Pena que não é isso tudo... Antes mesmo de você associá-lo a Por isso a gente acabou eu já pensei nele. E uma personagem infantil assim? Também me irritaria muito com ela...
ResponderExcluirEstava querendo muito ler, mas vou deixar passar.
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oii Catharina, minha linda
ResponderExcluirAmei a sua resenha, a história pelo que eu li me interessou, mas a sua resenha me desmotivou um pouco, não gosto de livros bobinhos assim. Mas posso te dizer que ouvi a música e adorei a letra hahahaha
beijos
Mayara
Livros & Tal
Balde de água fria. rsrsrs Eu tava toda empolgada com o livro, mas narrativas bobinhas não estão me atraindo ultimamente. Adorei o book trailer e a divulgação, especialmente com as capas de cores diferentes, mas agora já murchei.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oiee tudo bem?
ResponderExcluirVi muitas resenhas sobre o livro mas acho que eu não o leria. Personagem que é infantil me tira do sério e acho que esse seria o principal motivo para eu não ler.
Beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br