Resenha: Da Ordem ao Caos - Elizabeth Laban

14:39


Sinopse: Duncan é o aluno terceiranista do Colégio Irving que ficou justo no quarto do ex-aluno albino da escola, Tim – o garoto que se envolveu em um episódio obscuro para o qual havia muitas perguntas e poucas respostas. Ao entrar em seu novo quarto, Duncan encontra uma pilha de CDs que o ex-aluno lhe deixou com revelações do passado nebuloso e que o levará para uma jornada em seus próprios conflitos, fazendo diversas relações com o tradicional trabalho de conclusão do ensino médio do colégio, o ensaio sobre a tragédia.
*Livro cedido pela Farol Literário para divulgação. 


Da Ordem Ao Caos conta a história de Duncan, um garoto que estuda num colégio interno em seu terceiro ano do colegial. Duncan acaba ficando no quarto que era de Tim, um ex-aluno albino que se envolveu em algo bem perturbante na qual haviam muitas dúvidas no ar para Duncan. Tim deixa a Duncan diversos cds que explicam sua história, o que ocorreu de fato que foi tão perturbante.
O livro é narrado em terceira pessoa focando em Duncan e em primeira pessoa narrado por Tim quando Duncan coloca os cds para escutar. Esse era um livro que me despertava muita curiosidade desde sempre mas esperava algo completamente diferente, algo com o tema bullying envolvido, porém a autora nos trás um enredo diferente e original.

Temos durante o livro dois romances: Tim com Vanessa e Duncan com Daisy. Não é o ponto principal da história mas tem uma relação grande que explica a tragédia que ocorreu com o ex-aluno Tim.

Para mim, foi uma leitura gostosa mas ao mesmo tempo maçante, acabamos descobrindo o que ocorre de verdade nas últimas páginas e o livro todo se torna algo meio repetitivo, mas em nenhum momento pensei em abandonar pois a curiosidade me consumiu bastante e os personagens são cativantes. É um enredo muito interessante por trazer temas bem legais mas ao mesmo tempo leves, os mais fortes aparecem de verdade lá para os capítulos finais.

Duncan e Tim são adolescentes e tem muito em comum, tantos em seus romances com as garotas como os pensamentos. Gostei bastante dos dois apesar de sabemos bem mais de Tim do que de Duncan. O final da história é bem inesperado, o enredo em si é inesperado, então, foi uma leitura bem gostosa mesmo que esperasse bem mais da autora.

Recomendo o livro para quem quer algo sem clichês e misterioso.

Poderá gostar também de

11 comentários

  1. Gosto de mistério e de narrativas em terceira pessoa, porém o comentário de ser uma leitura massante não anima muito..rs
    Contudo vou pesquisar mais sobre o livro já que me interessei pela trama.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  2. Parece um bom livro mesmo, até por conta da carga de mistério que envolve a trama.
    Bj, Roe

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro juvenil interessante para o público alvo.
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia Da Ordem ao Caos, mas gostei da ideia que o livro todo é contado em partes por dois personagens distintos e que um mistério envolve a trama.

    Beijos, Le Pimenta Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Há tempos estou de olho nesse livro, me chamou muita a atenção por ser misterioso (e eu adoro um mistério!). Pelo fato de abordar o bullying também me agradou, gosto muito de temas psicológicos, acho que agregam demais as nossas reflexões e "olhares" para o mundo. Gostei da resenha!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá... tudo bem??
    Eu gostei da leitura desse livro e achei o enredo bem interessante e original por parte da autora... nunca tinha lido nada sobre garotos albinos e descobri algumas de suas fragilidades, mas também a busca pela sua força e coragem... confesso que fiquei muito cativada e consternada por Tim e pelo que viveu no ultimo ano da escola... eu sempre fui muito fraca e quando sofria algo semelhante me fechava e me tornava o mais invisível possível... Tim até que tenta, mas a sua amizade com Vanessa é algo tão mais forte que eles... queria saber como ele ficou depois do ocorrido, mas isso teve que ficar no ar... Gostei muito de Ducan e conforme ele ia descobrindo a verdade as coisas iam se tornando mais claras e de fato um presente que o deixou perturbado inicialmente, terminou sendo um excelente presente no final das contas... Xero!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Eu quero ler este livro. Eu sou uma pessoa curiosa e a sinopse me conquistou. Eu entendo que descobrir a verdade só no finalzinho juntando isso com as repetições podem tornar o livro um pouco chato, mas espero conseguir superar isso e terminar o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Já li algumas resenhas desse livro e fiquei bem curiosa para conhecer o mistério que envolve a trama. Gosto muito do título também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa primeira resenha que leio sobre este livro. Já havia escultado algumas amigas falarem sobre esse livro , fiquei absurdamente curiosa ...."O sofrimento e a ruína quase sempre são provocados pelo próprio defeito ou fraqueza do protagonista
    e sua incapacidade de lidar com a sina que lhe coube."

    ResponderExcluir
  10. Oi Cath! Eu gostei muito deste livro, fugiu dos clichês e apresentou uma história para refletir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Pelo menos os personagens são cativantes, porque um livro meio repetitivo é bem complicado pra mim... o fato de ser algo sem clichês e misterioso faz ele ganhar pontos, mas não sei se leria.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também