Texto: O Gosto da Surpresa

07:17


Olá, leitores :)
Eu me deparei com um texto muito bonito outro dia e pensei na hora em trazer para cá, é no mínimo tocante, pelo menos foi para mim, então, espero que leiam e gostem bastante como eu gostei.
Foi escrito pela  Betty Milan.

O Gosto da Surpresa


"Nada é melhor do que se surpreender, olhar o mundo com olhos de criança. Por isso as pessoas gostam de viajar. Nem o trânsito, nem a fila no aeroporto, nem o eventual desconforto do hotel são empecilhos. Só viajar importa, ir de um para outro lugar e se entregar à cena que se descortina. Como, aliás, no teatro.
O turista compra a viagem baseado nas certezas que a agência de turismo oferece, mas ele se transporta em busca da surpresa. Porque é dela que nós precisamos mais. Isso explica a célebre frase "Navegar é preciso, viver não" erroneamente atribuída a Fernando Pessoa pois a frase data da Idade Média.

Agora, não é necessário se deslocar no espaço para se surpreender e se renovar. Olhar atentamente uma flor, acompanhar o seu desenvolvimento do botão à pétala caída, pode ser tão enriquecedor quanto visitar um monumento histórico.

Tudo depende do olhar. A gente tanto pode olhar sem ver nada quanto se maravilhar. Isso é função de uma disposição subjetiva, que é natural na criança e o adulto precisa conquistar, suspendendo a agitação da vida cotidiana e não se deixando absorver por preocupações egocêntricas. Como diz um provérbio chinês, a lua só se reflete perfeitamente numa água tranquila.

O que nós vemos e ouvimos depende de nós. A meditação nos afasta do clamor do cotidiano e nos permite, por exemplo, ouvir a nossa respiração. Quem escuta com o espírito e não com o ouvido, percebe os sons mais sutis. Ouve o silêncio, que é o mais profundo de todos os sons como bem sabem os músicos. Numa das suas letras, Caetano Veloso diz: "…melhor do que o silêncio só João". Porque o silêncio permite entrar em contacto com um outro eu, que só existe quando nos voltamos para nós mesmos.

Há milênios, os asiáticos, que valorizam a longevidade, se exercitam na meditação, enquanto nós ocidentais evitamos o desligamento que ela implica. Por imaginarmos que, sem estar ligado não é possível existir, ignorarmos que o afastamento do circuito habitual propicia uma experiência única de nós mesmos, uma experiência sempre nova.

Desde a Idade Média muitos séculos se passaram, porém o lema dos navegadores continua a ser atual pois se surpreender é preciso. A surpresa é a verdadeira fonte da juventude, promessa de renovação e de vida."

Poderá gostar também de

21 comentários

  1. Esse texto faz a gente refletir um pouco, né?!
    Gostei do texto e da proposta que ele oferece
    Bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É um texto inspirador para inciar a semana, parabéns pelo bom gosto e sensibilidade na escolha. Consegui lembrar do livro O pequeno príncipe e A fada que tinha ideias, que pela subjetividade, falam quase da mesma coisa: inocência.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, tudo bem?
    Eu estava com saudades do seu cantinho e resolvi dar um pulo aqui para ver as novidades.
    Me deparei com esse lindo texto que simplesmente adorei. Eu adoro refletir sobre as pequenas coisas da vida e sinceramente me chamou atenção pela maneira que você se expressou ao escrever. Meus parabéns viu?! Espero que esteja bem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html

    ResponderExcluir
  4. Ei Catharinaaa!!
    Que lindo o texto!!
    Tb amo o fator surpresa e sabe, desconfio que é o que mais curto nos livros!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  5. Catharina que texto interessante. Concordo plenamente que tudo depende da forma como olhamos as coisas e permitimos que ela nos toque. E isso em relação a tudo a nossa volta e nisso incluo os livros, os blogs, redes sociais, as músicas enfim tudo. Precisamos valorizar as pequenas coisas do dia a dia e as pessoas que nos cerca, além de nos fechar para tudo que não nos faz bem. E quando nos abrimos para o que realmente importa somos surpreendido a todo momento por coisas e pessoas belas.
    Obrigada pela oportunidade de ler um texto tão reflexivo!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Iniciei a semana com o pé direito depois desse texto,
    sempre bom fazer ujma reflexão né
    bj

    ResponderExcluir
  7. Oi, Catharina. Lindo texto. Realmente, estamos tão condicionados à nossa rotina, nosso cotidiano, que muitas vezes não percebemos as belezas que nos rodeiam. Quando paramos para prestar atenção, nos surpreendemos com tudo aquilo que deixamos de notar, que faz parte de nossas vidas. Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii Catharina... que texto lindo, inspirador!!!! Adoro esses pequenos textos que você sempre trás pra nós sabia?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Texto lindo e inspirador... parabéns pela escolha!

    Um beijão!
    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cat lindona amei o texto, tudo depende da maneira como olhamos e sentimos, e isso pode nos surpreender por que não. O simples é uma grande surpresa e alegria constante. Basta mudar a percepção de seu olhar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. A gente pode se surpreender com uma florzinha fora do lugar que dá no asfalto. Ou com um sorriso de alguém. Tem pequenas coisas que são gratas surpresas!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto, flor! Não poderia concordar mais. Costumo dizer a meu namorado: você não precisa fazer muita coisa para surpreender alguém. Fugir da rotina basta por si só.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Que lindo texto, surpresas são tão boas e as mais simples são ainda mais marcantes.
    Geralmente leio alguns textos e acabo publicando no blog também hehe.
    Adorei de verdade.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Que texto incrível! Não tenho costume de ler textos pela internet, e estou adorando os textos que você seleciona e compartilha com os leitores *-*
    Adorei!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!!

    lindo texto! adoro ler textos que me fazem pensar sobre certas coisas da vida, com certeza muito inspirador.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem?
    Achei muito tocante o texto, e muito do que a autora fala é verdade as vezes não percebemos, mas as coisas simples da vida podem também nos impressionar. E queria saber e ter vontade de meditar, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá... texto belíssimo e concordo que o silêncio é até o melhor dos amigos... com ele é possível nos conhecer e nos conectar com o nosso eu interior... eu as vezes saio e vou para qualquer lugar, onde o silêncio possa reinar, mas que eu possa fechar os meus olhos e ficar em silêncio... deixar minha mente limpa e meu coração em paz... simplesmente adorei o texto... Xero!!

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Adorei o texto. Realmente viajar é uma surpresa a cada momento e os desconfortos possíveis são mínimos em relação a experiência incrível que é viajar. Ano passado fiz intercâmbio e foi algo inesquecível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Eu não viajo muito, mas só porque ainda não posso, mas viajar realmente é cheio de surpresas. Não adianta, você programa tudo, mas algo sempre acontece e só nos resta lidar e aproveitar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Acho que se surpreender é demais. Qual qualquer coisa que seja: com pessoas, com livros, com atitudes, com a vida... adorei o texto.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. oi, tudo bem?
    Adorei o texto, e concordo que se surpreender é muito importante e necessário. A vida seria tediosa sem surpresas, pois são elas que nos instigam a buscar, a conhecer
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também