Prisma Literário: Resenha: Por Que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Resenha: Por Que Indiana, João? - Danilo Leonardi


Sinopse:Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.
*Livro cedido pela Giz Editorial para divulgação. 

Danilo Leonardi é um vlogueiro que administra o canal Cabine Literária, um canal que eu acompanhava desde sempre e quando soube da notícia em vídeo que ele publicaria um livro, saltei de felicidade pelo autor e depois acompanhei todos os passos de sua publicação, o que mais me chamou atenção, foi o tema, eu sou suspeita, pois adoro livros que retratam temas assim, pois é algo que precisa sim ser debatido.
O livro é narrado em primeiro pessoa por João, um garoto tímido de quinze anos que sofre bullying a um bom tempo de seus colegas, mas principalmente de Guilherme, o típico valentão da escola, e quando ele vai bater em João na sala de aula na frente de todo mundo, João acaba revidando e é filmado por seu amigo, o vídeo vai parar na internet e a vida de João muda a partir dai.

João já gravava vídeos para internet, mas depois que vazou o tal vídeo que João bate em Guilherme, seu canal fica muito conhecido e as pessoas passam a usa-lo como exemplo. Tudo isso é muito novo na vida do garoto, então, ele fica confuso, ás vezes, trocando o certo pelo errado e vice versa.

Já tinha grandes expectativas com o livro, e quando recebi de parceria com a editora, fiquei super empolgada pela leitura e li em apenas um dia, pois é um livro fino, rápido e com as letras consideravelmente grandes, mas apesar de rápida, muitas coisas acontecem, e nos faz ficar aflitos pelo protagonista.

Senti falta de mais detalhes na história, pois o autor trás um enredo com acontecimentos incríveis e uma mensagem muito interessante, mas que foi passada muito rápida, focava em mais coisas do que outras que poderiam ter mais destaques, o livro ficaria ainda melhor do que é. Para seu primeiro livro publicado, foi uma obra e tanto, então, imagino que nas próxima Danilo estará ainda melhor.

É bem claro que a história foi de certa forma inspirada no próprio autor, não só pela sinopse que da a entender, mas também pela intimidade que é retratado o tema, alem do mais, em um de sus vídeos, Danilo relata que é inspirado sim em sua infância, não o livro todo mas certas partes aconteceram em sua realidade e imagino que isso deixou o livro mais tocante para o público que o acompanha.

O protagonista da história é bem legal no começo, mas em alguns momentos o achei bem influenciável e até mesmo chatinho, porém por ter quinze anos, justifica e também pela situação que está passando, mas mesmo assim, senti um pouquinho de irritação com ele ao longo do livro. Ao mesmo tempo, havia momentos que queria entrar na história consola-lo, pois ele passa por muitos problemas com o bullying, é tratado mal de tal forma que comove quem está lendo a história e nos faz pensar que isso não acontece apenas em livros, e sim na vida real.

Um livro que deve ser mostrado nas escolas, principalmente no ensino fundamental, muito interessante mesmo. Adorei ler o primeiro livro de Danilo e com certeza, espero ler todos que sei que ainda vai publicar.

21 comentários:

  1. Primeiro eu adoro esse Canal é incrível, o Danilo também...Já estava informada do livro, mas não tive a chance de ler ainda ;(...Eu acho demais esse tema, na minha opinião quanto mais pessoas lerem vão sentir na pele como é essa situação, o tamanho da sua gravidade e sei lá melhorar como pessoa defender quem precisa ( E ainda tem gente que acha livro perda de tempo )
    Amei a resenha
    Beijoosss
    http://proximapagina-pp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai como eu gosto desse blog! E tenho um carinho enormeee por esse livro, o resenhei no fim do ano passado pro My little garden of ideas. Amei você ter mencionado a importância dele para alunos do fundamental, porque assim que o terminei já dei para o meu sobrinho de presente. E ele adorou
    Beijo e sucesso sempre!!!!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter gostado muito da premissa, não tenho vontade nenhuma de ler o livro. Mas fico feliz que tenha curtido, o livro fez muito sucesso quando lançou ;)

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Já vi o livro e desde a primeira vez fiquei interessada.
    Resenha legal!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a sinopse! Acho muito importante a discussão desses temas tão importantes. Muitas pessoas minimizam demais o assédio que os jovens sofrem na escola, o que só os prejudica e os inibe de contar a alguém. Como futura educadora, eu procuro ler bastante livros do gênero para ter uma bagagem e saber lidar com esse tipo de situação desagradável. Resenha maravilhosa!
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Ainda não conhecia o livro, mas me interessei bastante após a sua resenha.
    Esse vai para a longa listinha do "eu tenho que ler"!

    Beijos!

    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie.

    Não conhecia o canal, o autor e nem a obra, mas confesso que sua resenha despertou um pouco do meu interesse.
    Vou dar uma pesquisada e quem sabe decida por lê-lo.

    Beijo!
    Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto esse livro, mas eu não tinha dado atenção ao fato de que é de um autor nacional. Particularmente eu gostei bastante do enredo, achei legal o assunto que o autor escolheu abordar, mas ainda assim é complicado dizer se eu leria ou não esse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Confesso que esse livro não me chama tanta atenção. Apesar de ser tratado sobre o bullying e talz, não me chama atenção. Mas já indiquei para os meus alunos, pelo tema. Não sei se leria esse livro. Mas gostei da sua resenha.

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu, sinceramente, não tenho vontade de ler esse livro. Apesar de se tratar de um tema importante, não me chama a atenção em nada =/
    Mas fico feliz pelo autor e pelo fato das editoras cederem um espaço cada vez maior para o autor nacional. E o fato de ser um blogueiro, me deixa mais animada ainda, espero seguir esses passos um dia =)
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Olha, da cabine literária? Ual, eu via quase sempre os videos! Que legal saber que ele publicou um livro. Bem, eu gostei da temática do livro e quando você disse que ele deixou alguns pontos a desejar fiquei um pouco confusa, porém ele é autor iniciante e dou um desconto..
    Vou procurar saber.
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá =) Também acompanho o canal, mas ainda não tive a chance de ler o livro, apesar de adorar esse título e essa capa. A temática é realmente muito interessante e pertinente, e estou curiosa para saber como o autor abordou o tema. É uma leitura que, com certeza, ainda farei. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Catharina! Eu conheço o Cabine Literária, adoro o canal inclusive, mas como não acompanho com muita frequência, eu nem sabia desse livro. Adorei tudo em relação a ele: sinopse, capa, e como você o descreve. Sua resenha me convenceu, vou procurá-lo!
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  14. Esta onda de bullying é terrível, parece que tudo acaba virando bullying. Sei que o personagem é novo, mas acho que me irritaria com ele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. O tema discutido no livro com certeza deve ser levado as escola sempre, gostei de saber que o livro de certa maneira será de grande ajuda aos estudantes. Pena que em alguns momentos o protagonista se torna meio chato. Mas vou ler pelo tema em si. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Eu acho que é muito importante se discutir cada vez mais o tema bullying, e a literatura é uma forma de coloca-lo em evidência. Não sabia que o livro, de certa forma, era inspirado na vida do autor.
    adorei a resenha
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Eu também morro de vontade de ler esse livro porque também conhecia o Danilo antes. O tema da história é bem interessante e espero apreciar a leitura. O bullying é um assunto cada vez mais evidente nos livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho bacana dos personagens mais realísticos exatamente isso, momentos legais outros nem tanto, assim como todos que não somos perfeitos, esta obra me pareceu bastante oportuna para inclusive levar para sala de aula e promover uma debate bem legal. bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O livro possui uma história interessante e acho também, que tanto crianças e jovens, devem ler, pois um dos temas pelo que foi descrito na resenha, eles vivem frequentemente, no entanto, eu não fiquei curiosa para ler, é um enredo que me parece bom, mas não senti aquela vontade de tê-lo.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  20. Não fazia ideia que o livro era de um dos meninos do Cabine. Tenho curiosidade em ler a história, mas protagonistas chatinhos me irritam bastante. Espero gostar do João.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, mas gosto de ler livros sobre esses temas e por isso fiquei bem interessada. Eu também acho que hoje em dia esses livros deveriam constar nas listas dos livros que as escolas fazem os alunos ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo