Resenha: Fake - Felipe Barenco

07:13




Sinopse:"Fake" é um ya nacional com temática gay. Conta a história de Téo, que está prestes a completar vinte anos e acabou de passar para o curso de Direito. Não bastasse a euforia em começar a faculdade, ele se apaixona por Davi, um garoto que chegou ao Rio de Janeiro para ser ator.

*Livro cedido pelo autor para divulgação. 












Téo esta prestes a completar vinte anos e acaba de ser aceito na universidade que tanto queria para cursar Direito, mora com os pais, o irmão e sua vó, também tem uma tia que sinceramente, foi uma das melhores personagens da história, Eleonora. Além de ter passado na faculdade, também acaba conhecendo um jovem que chegou ao Rio de Janeiro para ser ator, Davi é rapaz muito atraente e assim como Téo, é gay.

Devo começar falando que esse é o primeiro livro que o tema homossexualidade é mostrado abertamente e como assunto principal que leio, e como primeira experiência, não poderia ser melhor. O autor soube retratar tudo de um jeito tão leve mas ao mesmo tempo, profundo e reflexivo. Téo é um personagem que nos cativa rapidamente e muito bem construído.

O autor nos mostra temas básicos do dia dia, apresenta assuntos que ainda são tabus, como o homossexualidade, o preconceito, a aids e muito mais, como família, amigos, amizade, confiança e amor. A narrativa é em primeira pessoa e super descontraída, mas claro que algumas vezes eu me senti um tanto chateada por Téo, pois ele passa poucas e boas por sua opção sexual.

O enredo é ao mesmo tempo clichê e diferente, previsível e encantador por retratar de uma forma tão cotidiana e que nós brasileiros, acabamos nos identificando com Téo de uma forma ou de outra, o que nos faz gostar e acompanhar a história bem rápido.

É um livro fino e de rápida leitura mas que pareceu fazer parte de verdade da minha vida enquanto eu lia e depois que li a última página, fiquei num pequeno dilema de querer recomeçar e viver mais confusões e amores ao lado de Téo. Não foram muitas páginas, porém, aconteceram inúmeras coisas na vida do protagonista que o faz sofrer, sorrir e é impossível nós, leitores, não sentirmos tudo junto.

Como eu disse, Eleonora, tia de Téo, é uma melhores personagens, adorei o quanto ela o ajuda ao longo da história, apesar de ser um pouco sofrida, leva a vida de forma descontraída e bonita, o que vemos raramente hoje em dia. Além dela, temos vários personagens que nos cativa, como Tiago, o melhor amigo de Téo que também é gay e o ajuda em inúmeras situações, então, esses dois conquistaram meu coração.

A edição está linda, a capa é muito chamativa e atraente, e o livro por dentro está bem bonito, com folhas amareladas e fonte no tamanho exato, não me lembro de encontrar muitos erros.

Um livro que nos apresenta um relacionamento turbulento, desconfiança e todos os temas que citei acima que o autor soube bem como retratar. Recomendo para todos, não vejo a hora de ler outros livros com a mesma temática e espero também ainda ler outras obras de Felipe Barenco.

Poderá gostar também de

15 comentários

  1. Não tinha ouvido falar desse livro, mas a historia parece bem interessante e por abordar a tematica gay de forma natural, mostrando essa relação como qualquer outra, por isso, deve ser instigante lê-lo.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adore ler livro com protagonista gay. Acho que temos que ter cada vez mais livros assim. Creio que a literatura tem um papel importante na luta contra o preconceito.
    Não conhecia o o livro, mas parece ser bem interessante. Tive a impressão que tem um certo humor, o que deixa o livro mais leve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. OI Chatarina...
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor.
    Acho bem válido os temas abordados no livro que quando bem desenvolvidos tornam o livro muito bom.
    Apesar dos elogios eu confesso que não sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amor, o termo 'homossexualismo' é doença...
    NÓS NÃO SOMOS DOENTES!

    ResponderExcluir
  5. Oieee!
    Nao conhecia o livro, mas achei a capa MUITO legal!!!!
    Acho muito interessante esses livros que falam de assuntos polemicos! Vou adiicionar a lista de desejados
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Catharinaa!!
    N li ainda nenhum livro do tema acredita?
    Gostei de conhecer este e de saber que o autor expôs sua história e forma profunda e descontraída!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa parece ser uma ótima leitura. A história apesar de clichê e previsível parece ser daquelas que nos fazem refletir sobre alguns aspectos de coisas e fatos vividos tão próximos da gente.
    Achei bastante interessante e com certeza o leria.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Catharina, tudo bem?
    Já li alguns livros com esse tema e acho muito importante os autores escreverem sobre.
    Gostei muito da capa deste.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas infelizmente ele não me encantou, vou esperar pela próxima dica,
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oiii Catharina...
    Eu não conhecia o livro, mas diferente de você eu já havia lido um livro com a temática homossexual que é o Amante Finalmente da Irmandade da Adaga Negra. Eu levo a leitura pelo normal e sem os tabus, afinal amor é amor não importa o sexo ou a forma não é mesmo?
    Esse livro em si não me chamou a atenção, mas eu fiquei curiosa em relação ao enredo por causa do seu envolvimento com ele. Quem sabe não dou uma chance?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. OI, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Já li outras obras que retratam relações homossexuais, e acho que é um assunto que deve ser debatido de forma aberta, estimulando o fim ao preconceito. Mas não li nenhum livro nacional com o tema ainda.
    Adoro livros que são leves, e sabem misturar clichê e novidades,
    adorei a dica
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina, não conhecia o livro,e até hoje acho que li apenas uns dois com o tema de homossexualismo. Vou anotar sua dica,pois me interessei pelo enredo.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  13. Ola Cat lindona não conheci ao livro e ainda não li nada sobre a temática, mas seus elogios a Tio do protagonista me deixaram curiosa, fico feliz que a leitura agradou, e os temas abordados foram bem desenvolvidos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cath! Eu leio poucos livros com esta temática, mas acho muito bom que a cada dia mais e mais autores tragam histórias assim, não conhecia este autor, nem o livro, mas se tiver oportunidade lerei com certeza,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu não conhecia este livro. Acho que nunca li nada assim, mas gostei da premissa. Vou dar uma chance a história e ler o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também