Resenha: O Perfura Neve - Lob Rochette Legrand

08:20


Sinopse: A trama é ambientada em um planeta Terra devastada pelo frio de uma nova Era Glacial. Os últimos sobreviventes humanos habitam a bordo do revolucionário trem Perfura Neve, que cruza sem destino a superfície devastada do globo terrestre. Neste trem, com mil e um vagões, os passageiros vivem separados por classes sociais - mas nem todos estão satisfeitos com o seu destino e uma revolução se aproxima. Os sobreviventes passaram a reproduzir os mesmos mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a rígida estratificação social, a opressão política, o embuste religioso e a alienação.
*Livro cedido em parceria com Editora Aleph para divulgação.




A trama principal de O Perfura neve se passa em um período não definido da civilização humana – provavelmente o futuro, pelas tecnologias apresentadas – e conta a história dos sobreviventes de um desastre climático: o congelamento de todo o planeta Terra. Aqueles que conseguiram se livrar da morte branca subiram nos vagões do moderno trem Perfura neve, que por meio de tecnologia moderna consegue gerar energia com seu movimento e andar eternamente sobre trilhos.

Os vagões do trem funcionam como castas: enquanto os ricos e poderosos usufruem de todo o luxo de que podem, o fundo do trem abriga a escória que vive em condições de animais.

Não bastassem as divisões por vagões, ainda existem organizações militares e religiosas que tentam acalmar e até mesmo controlar as mentes dos ocupantes do trem, cada vez mais preocupados com a perenidade do funcionamento do Perfura neve.

As três histórias apresentadas na HQ (O Perfura neve, O Explorador e A Travessia) mostram como uma inevitável revolta se forma no trem, enquanto o mesmo parece perder a força de outrora e ameaça a sobrevivência de todos. Mesclado a tudo isso, vemos como as organizações e o poder reagem e estes fatos.

O Perfura neve é uma história que já seria excelente em qualquer mídia, mas que encontrou na HQ a forma perfeita para contar essas histórias, parte ficção científica, parte drama social.

O roteiro é impecável e as artes, 100% em preto e branco, são espetaculares e dão o tom sombrio e decadente do trem e seus habitantes. Eu sinceramente não lia um HQ de ficção científica tão boa assim desde Watchmen.

Devo adicionar que não assisti o filme que teve sua história adaptada do HQ – O Expresso do amanhã, protagonizado pelo Chris Evans – mas talvez eu assista pois o trailer me chamou a atenção.

Resenha escrita por Larry

Poderá gostar também de

25 comentários

  1. Muito bom mesmo
    omagodocondado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Catharina =) Adorei sua resenha. Já tinha ouvido falar dessa HQ, mas não sabia exatamente do que se tratava. Agora, estou morrendo de vontade de conferir a leitura. A história parece ser incrível e quero muito saber como as relações evoluem dentro do trem. Realmente, o preto e branco parece ter sido ideal para trabalhar essa temática. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei da minha cunhada, que ama hqs e olha se dá para compará-lo ao watchmen é porque deve ser de arrasar. E essa arte da capa? sensacional!
    Beijo e sucesso sempre!

    http://derepenteblogueidsc.blogspot.com.br/2015/05/tchau.html

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Perfeito! Já quero, preciso <3
    Não me lembro se vi o filme, talvez não, mas eu necessito dessa HQ.
    Essa relação entre os ocupantes, os ricos sendo priorizados e os pobres vivendo miseravelmente. Além dessa colocação dos religiosos e das organizações que tentam controlar os demais. Dá pra discutir vários fatores desse enredo.
    Indo procurar nesse exato momento.
    Obrigada por compartilhar com a gente!
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha está ótima, nunca tinha ouvido falar do livro e realmente não me chama atenção, não é meu estilo literário.

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Catharina,
    Gostei do livro já pela capa e a sinopse me deixou tipo... Como assim?? rs
    Adorei sua resenha, você destacou pontos que me deixou mega curiosa com essa história diferente, dentro de um trem. Não sabia desse filme e vou procurar para assistir.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Sua resenha esta perfeita, eu achei bem interessante o livro, vou ler mais algumas resenhas e decidir se vou ler ele ou não, depois te conto.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa HQ, mas me interessei bastante. Pessoas vivendo em um trem por conta de um desastre natural,muito curiosa para ver como a história foi desenvolvida e como termina.
    Pretendo assistir ao filme também.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Eu conhecia a obra, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Fiquei fascinada. É uma distopia científica. E parece ser muito boa.
    Amo HQs, mas tenho lido pouco ultimamente. Essa é uma boa razão para voltar aos quadrinhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. OIe!
    Sua resenha está super bacana. Não conhecia o livro, mas me chamou bastante a atenção.

    Um grande beijo!

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina!
    Fiquei curiosa p ver a HQ por dentro!!
    É uma distopia podemos dizer né? Achei bem interessante o fato do perfura neve andar sob os trilho eternamente, e fiquei tb instigada com tais castas vivendo nos vagões, com o tamanho do trem etc ... adoro distopias e universos criados a partir de catástrofes, então gosto de entender tudo q acontece rsrs!
    Adorei a resenha!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa que ambientação mais diferente, dentro de um trem apenas, fiquei tentando imaginar às condições dessas pessoas e como sobrevivem, fiquei curiosa! Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de leitura não me chama a atenção Cath, mas você resenhou tão bem que me sinto com vontade de dar uma oportunidade para leitura,
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Adorei!
    Como a maioria dos livros da Aleph, eu venho cobiçando este há um tempo, mas como as coisas andam meio corridas acabei não conseguindo buscar informações antes de finalmente adquirí-lo.

    Com certeza vou colocar o livro na lista de compras :D

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Que legal! Adorei a resenha! Realmente acho que fez toda a diferença ser HQ. Fiquei bem curiosa e vou conferir! A Aleph tem caprichado bastante nas edições!
    Da próxima vez, coloca fotos pra gente! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que não costumo ler livros desse gênero, mas fiquei bem curiosa com esse, achei interessante o tema que ele aborda e imagino que deve ser uma Hq linda.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Nossa, adorei essa história!
    Parece ser incrível! Fiquei muito curiosa, praticamente depois de um apocalipse o que resta da humanidade vivendo em um trem que vaga eternamente. Eu já gosto de ficção científica e essa me deixou bem curiosa. Ainda não conhecia.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  19. Oi Larry
    Quando eu li a sinopse pela primeira vez eu fiquei super curiosa para ler este livro.
    Gostei muito da resenha e saber que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Larry, sua resenha me fará comprar O Perfura Neve. Pelo nome enigmático eu nunca imaginaria do que se trata a HQ, e sempre que via ela não me chamava atenção o suficiente para ir atrás. Agora as coisas mudaram, Lob ganhará uma nova leitora e você é o motivo.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  21. Oiiiii,
    não sou muito de ler HQs, meu marido gosta mais >.<
    Também não sou muito fá de ficção cientifica, então não me chamou atenção!
    Vou mostrar ao marido, de repente ele ainda não conhece!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  22. Olá.

    Confesso que não leio muitas HQs atualmente - a um bom tempo na verdade -, mas, fiquei bem curiosa devido a sua resenha e quanto ao filme que mencionou, fiquei super interessada - e confesso descaradamente que parte do meu interesse se deve a participação do Chris Evans - sou fã dele. rs

    Beijo!
    Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  23. Oi Lary, tudo bem?
    Adorei a premissa! Adoro uma boa distopia, com revoltas e ação, rs, então acho que iria amar a história. Geralmente não leio HQs, mas essa história realmente chamou minha atenção. E adorei saber que tem um filme (com o Chris Evans ainda!!!)
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá... tudo bem??
    Eu não conhecia essa história... mas adorei a ideia das pessoas conviverem em um trem em um constante movimento... essa distopia deve ser super legal... a leitura deve ser super intensa, levando em consideração as partes de críticas sociais... fico imaginando como deve ser a convivência, porque querendo ou não todos estão no mesmo trem. Adorei a premissa... a história em HQ deve ser muito da hora... xero!

    ResponderExcluir
  25. Ahhh HQs, que máximo!!! Adoro ler umas HQs as vezes. Fiquei curiosa para ver o livro justamente por se tratar de uma trama futura. As ilustrações devem ser bem legais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também