Resenha: Neuromancer - William Gibson

07:24

Este post faz parte da Promoção Um Mês com Posts Todos os Dias, quem quiser participar ainda dá tempo, concorra a quatro livros bem legais. Clique aqui para participar e saber mais.

Sinopse: No futuro, existe a matrix - uma alucinação coletiva virtual, na qual todos se conectam para saber tudo sobre tudo. Case, porém, não pode mais acessá-la. Ele foi banido e, hoje, sobrevive como pode nos subúrbios de Tóquio. E continuaria a se destruir se não encontrasse Molly, uma samurai das ruas que o convoca para uma missão da qual depende toda a existência da rede. O romance de estreia de Gibson é o primeiro volume da chamada Trilogia do Sprawl, que ainda inclui os livros Count Zero e Mona Lisa Overdrive. Esta edição comemorativa de 30 anos contém os extras - prefácio do autor escrito especialmente para o público brasileiro, três contos inéditos no Brasil e ambientados no universo Sprawl - Johnny Mnemônico, Hotel New Rose e Queimando Cromo (os contos trazem personagens e eventos presentes no livro).

*Livro cedido pela Editora para resenha.

Olá pessoas, como vão? Prontos para mais um marco da ficção científica na literatura? Então vamos lá!
Em Neuromancer existe a Matrix, um mundo virtual e coletivo onde as pessoas se conectam por pura questão de entreterimento e para se envolver com pessoas do mundo inteiro, na Matrix existem os cownboys, tipos de saqueadores virtuais, que roubam exclusivamente drives de informação, softwares e todo tipo de parafernália tecnológica.

Case é um desses cownboys que após tentar roubar de seus antigos patrões, tem suas conexões com a matrix destruídas como punição, agora ele vive nos subúrbios de Tóquio até que um certo dia aparece uma mulher misteriosa com um chefe mais misterioso ainda com uma oportunidade de emprego e um modo de voltar a se conectar a matrix, tudo está prestes a mudar para Case e quem sabe para todo o cyberespaço.

Bom, eu não preciso nem dizer como eu amei a história desse livro, fissurado por tecnologia como eu sou e por histórias bem estruturadas e bem contadas, Neuromancer me deu tudo o que eu sempre quis numa boa história de ficção científica, um misto de ação, mistérios e claro, muita fantasia tecnológica, para quem prestou atenção no enredo, deu para perceber que o livro de Willian Gibson escrito originalmente em 1984, serviu de inspiração para os irmãos Wachowski dirigirem o filme Matrix, que também é um clássico para todos os amantes de ficção, claro que os irmãos tiveram de várias outras fontes para compor a história do filme.

 Neuromencar serviu de base para a criação, o termo "cyberespaço" muito conhecido hoje foi usada pela primeira vez justamente pelo escrito, para vocês terem uma noção de como Gibson tem uma visão para além do nosso tempo, Neuromancer trata de conspirações degrandes corporações que vemos hoje em dia, ler algo de Gibson é como ler o presente sendo extrapolado no futuro, para os que se aventurarem no livro, muitos irão reparar em certos escândalos de empresas grandes que tiveram (e está tendo) grande repercussão no Brasil, que inclusive é muito bem retratadado no livro (sim, o Brasil tem uma parte vital na história!).

Enfim, Neuromancer é um livro que deve ser degustado aos poucos, por conter uma quantidade muito grande de conteúdo que vai sendo digerido aos poucos, esta edição comemorativa de 30 anos que a editora Aleph me concedeu, contém a introdução do autor, além de três contos sendo que dois deles "expandem" o universo do livro, apesar de ter sido escrito antes do romance em si e uma entrevista com o autor, inédita em terras Tupiniquins.

Como falei na resenha do "História zero" para quem quer ler Willian Gibson, Neuromancer é uma ótima porta de entrada!


Poderá gostar também de

38 comentários

  1. Olá!!! confesso que não sou uma leitora ativa nesse gênero mas, tenho me aventurado bastante ultimamente, fiquei bem interessada no livro, gostei muita da resenha.

    beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi. Nunca vi o livro, mas adorei a sinopse e resenha. Além de que a capa está perfeita. fiquei confusa sobre a qual editora pertence, não sei se me passei na leitura e não percebi.
    A ideia de uma Matrix sempre me remete ao Mito das cavernas..
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Gustavo Ficção é um dos poucos gêneros que não me atraem, já lendo a sinopse não me convidou para a leitura. A capa da edição comemorativa está linda. Mas dessa vez deixo passar a dica. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo, eu ja tinha visto esse livro em algum lugar mas como a capa não tinha me chamado a atenção nem me importei em ler, mas eu deveria ter, eu adoro esse tipo de leitura e essa seria uma que me agradaria muito. Obrigado pela dica, ja o coloquei na minha lista, espero ter a chance de le-lo ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Já falei que não sou muito fã do gênero mas gostei da resenha e confesso que quando li "matrix" só pensei no filme e-e Adorei a capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que grande surpresa! Este é um livro que sempre tive vontade de ler, mas ao mesmo tempo, muito medo de não conseguir compreender o livro. Pela sua resenha, vi que meu medo não é tão desmedido, mas se eu for devagar, conseguirei apreciar esse clássico.

    Depois que li "A Mão Esquerda da Escuridão", acho que estou preparada.

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, mas não sou muito fã de ficção científica. Achei bem legal esse universo virtual e de como o autor, em 1984, era bem a frente de seu tempo e escreveu coisas que são tão atuais para nós. Nunca vi "Matrix" (não deixaram eu entrar no cinema quando eu fui assistir com meu irmão) e achei interessante a série de filmes ter sido baseada em parte nesse livro.

    Essa edição está realmente muito bonita e gostei dos contos extras.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Ou Gustavo,
    Sou louca para ler esse livro. Semana passada
    a professora da universidade nos passou um trabalho sobre as
    inspirações de Matrix e eu lembrei logo dele.
    Sem dúvidas é um clássico e totalmente obrigatório para
    os amantes de ficção científica.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo, tudo bem?
    Também gosto de tecnologia apesar de não entender muito e histórias bem estruturadas é essencial. Gostei da premissa do livro mas no momento estou lendo mais romances que ficção...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gustavo.

    Confesso que Ficção científica não faz muito meu gosto, mas as vezes temos que sair de nossa zona de conforto. A capa desse livro começou me conquistando. Sim, eu compro muitos livros apenas por suas capas. kkkk' #shame
    Espero em breve poder degustar esse livro com calma como você falou.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
  11. Ele está na minha lista de "livros que eu sei que tenho que ler, que vou ler em breve, só não sei quando" e essa sua resenha só me fez ter certeza de que a leitura tem que ser MUITO EM BREVE, o livro parece perfeito!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não sou muito fã de ficção científica, mas achei a premissa do livro bastante interessante! E após ler sua resenha, fiquei tentada a ler.
    Quero muito ver como a história se desenvolve.
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Gustavo...
    Eu adoro história bem contadas e elaboradas...acho que iria gostar do livro.
    Parabéns pela resenha, eu gosto de Ficção científica, apesar de estar lendo pouco nos últimos tempos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Gustavo, tudo bom?
    A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, porque vamos ser sinceros, é muito linda. Você falou coisas na sua resenha que me deixaram com muita vontade de conhecer melhor a história, principalmente porque o enredo é muito interessante. Já estou com o nome do livro anotado aqui para ler!

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Primeiro preciso dizer o quanto acho esta edição linda. haha Morro de vontade de ler, nunca li nada deste autor, mas ficção científica é algo que me atrai por completo, principalmente obras mais antigas. Posso estar generalizando um pouco demais, mas as obras de ficção atual me parecem pobres e fracas na mensagem que trazem e também no enredo e desenvolvimento, o que me deixa um tanto quanto frustrada. Ah, pensar nessa relação entre o virtual e o real, me leva a lembrar de um livro (que tem essa temática trazida de forma mais simples, mas muito válido de se ler também) chamado Épico, que é praticamente desconhecido, uma lástima. :/
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Apesar da sua resenha empolgante, eu não gosto do gênero, é uma leitura que
    eu não faria. Mas o importante é que pra você a leitura foi válida e divertida.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro de ficção científica, quero começar e ler pelo menos 2 este ano, um será o 2001: uma odisséia no espaço, o outro talvez seja esse parece ser muito bom. Não fazia ideia que ele serviu de inspiração para matrix kkkk. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus! Shame on me, mas eu não sabia que Matrix tinha sido inspirado em um livro! Eu tinha visto esse livro no catálogo da editora e me interessei minimamente, mas depois da sua resenha meu interesse aumentou!
    E que bacana o Brasil estar inserido na trama! Espero que não seja em uma coisa ruim, para variar! :-/

    ResponderExcluir
  19. Não me interessei muito pelo livro, mas achei legal saber que o Brasil está presente no enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Ameiii a Resenha
    pena que o livro é muito caro, queria muito esse livro

    ResponderExcluir
  21. Oi Gustavo tudo bem, olha não é preconceito, mas esse livro tem cara de livro para meninos kkkkk acho interessante a história mas seria um livro que leria, eu admiro quem gosta de ficção e sua complexidades, acho fascinante na verdade, e vc demonstra isso na sua resenha. Gostei da capa do livro.
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  22. Oieeeee. Sou louca para ler este livro. Está na minha lista e esta edição tá maravilhosa. Preciso!
    Quanto ao enredo adorei, gosto muito de ficção e essa trilogia parece ser demais.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Paulo, tudo bem?
    Achei a capa desse livro muito linda, mas apesar de você ter gostado tanto da história e de a premissa do livro se mostrar interessante, Ficção científica não é muito o meu tipo de leitura então por isso não tenho tanto interesse nesse livro!
    Mas para quem gosta parece ser uma ótima dica!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    O livro me pareceu interessante mas tenho medo de iniciar a leitura e não gostar pois já li algo parecido a um tempo atrás e me decepcionei um pouco. Apesar disso fiquei curiosa por saber que envolvimento o Brasil tem nessa história.

    BJOS

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii Gustavo tudo bem?
    Adorei a sua resenha como sempre mesmo os livros que você resenha não sendo muito o meu estilo hahaaha
    Ficção cientifica e eu somos um problema, mas gosto de historias bem contadas e com um bom enredo, por isso poderia até me interessar, mas nao sei.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Oiee

    Apesar de não ser um gênero que gosto de ler me interessei muito pela resenha assim que tiver oportunidade irei ler e dar uma chance quem sabe meu gosto seja mudado depois da leitura!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Gustavo, tudo bem?
    Embora eu goste muito de ficção científica eu nunca vi o filme Matrix, mas logo que eu li a sinopse deste livro sabia que tinha algo em comum. Achei o nome dos livros super diferentes, nunca vi nada igual. Aleph está de parabéns nessa edição, e eu pude perceber o quanto você gostou desse livro. Embora eu saiba pouco sobre, já está na minha lista!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Confesso que comecei empolgadíssima o livro, o começo dele é muito bom e conciso, apresentando uma história de temática complexa que prende o leitor. No entanto, a medida em que ia avançando, em certas partes batia aquele sentimento incômodo de se perguntar o que estava lendo, porém eu ansiava em saber a conclusão da história o quanto antes.mais realmente é um livro que deve ser degustado aos poucos... gostei muito do livro , inclusive , ótima resenha sobre o mesmo.. ^_^

    ResponderExcluir
  29. Oi, Gustavo!
    Eu não conhecia o livro, mas a sua resenha empolgadíssima me deixou bem curiosa. rsrs
    Eu já gosto de ficção, e do jeito que você fala, essa é uma boa leitura do gênero.
    Vou anotar a dica.

    Beijos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Preciso falar desse livro para o meu namorado, tenho certeza que ele vai amar. Eu nunca nem tinha assistido Matrix antes de começar a namora-lo. Lembro que assisti para acompanhá-lo e achei a ideia super interessante, não sabia que tinha um livro a esse respeito. Também gosto de histórias bem estruturadas e, pelo visto, essa é muito bem desenvolvida pelo autor sobre um tema tão atual! Parabéns a Aleph pela edição!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Gustavo, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, e não sabia que tinha sido a inspiração de Matrix. Esse não é um livro que faz muito meu estilo, entretanto, é o tipo de história que adoro ver em filmes (sou assim, tem história que não gosto de ler, mas adoro ver, kkkkk), tanto que adoro a série Matrix.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ooooi!
    Infelizmente ainda não li nenhum livro da Editora Aleph, só leio comentários a respeito dos livros deles e amo muito as capas haha. Tinha visto um vídeo desse livro ontem, e cara tô muito interessado sobre, por conta de eu ser fissurado em tecnologia assim como você, mas também por conta de nunca ter lido nada desse gênero haha. Espero ler brevemente!

    Abraços,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Esses dias eu parei pra pensar sobre as distopias, e no final das contas fiquei imaginando o quanto seria uma distopia que abordasse não um mundo catastrófico, mas um mundo evoluído e cheios de tecnologia, mas que usado pra algo mais maligno haha
    Por mais que esse livro em questão não seja distópico, eu senti que ele tem algo parecido com isso que eu queria ver em um livro, a tecnologia em si. Deve ser muito bom, fiquei doida pra ler.

    ResponderExcluir
  34. Oiee.

    Não sei se gostaria de ler a obra, mas um dia tentarei, vai que eu me surpreenda.
    Estou gostando de ler distopias e este livros mesmo não sendo do gênero lemba muito uma.
    Gostei da resenha e de sua opinião a respeito

    Beijos Fê :*
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bom?
    Realmente parece ser uma obra bem interessante, mas definitivamente não é meu estio de leitura. Achei interessante pelo conteúdo mais denso da obra e por ter sido inspiração para Matrix.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oiee, tudo bem?

    Nossa, achei o livro um pouco complexo. Acho que por estar fora daquilo que costumo ler, eu iria me enrolar um pouco. Mas para quem curte o gênero, a leitura deve ser interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?

    Apesar de ter gostado da resenha eu acho que não leria o livro, pois não é muito o meu gênero de livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Eu ja tinha ouvido fala desse livro e fiquei apaixonada quem saber um dia eu tenha sorte e encontre uma super promoção :P

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também