Prisma Literário: Resenha: A Autobiografia Interativa - Neil Patrick Harris

Resenha: A Autobiografia Interativa - Neil Patrick Harris

Este post faz parte da Promoção Um Mês com Posts Todos os Dias, quem quiser participar ainda dá tempo, concorra a quatro livros bem legais. Clique aqui para participar e saber mais.


Sinopse:
 Neil Patrick Harris conquistou o mundo graças ao impagável Barney Stinson, do seriado How I met your mother, sucesso no Brasil, onde é exibido pelo canal a cabo Sony. Para o personagem, a vida é sempre divertida e, como adora repetir, lendária. Este primeiro livro do premiado e querido ator americano também é. Em vez de contar sua trajetória de maneira tradicional, Neil Patrick mistura realidade, ficção e muito humor. E o melhor: é o leitor é quem escolhe para que direção a história vai. Neil Patrick, que neste ano de 2015 apresentou o Oscar pela primeira vez, no dia 22 de fevereiro, combina episódios de sua vida, comentários afiados sobre o dia a dia das celebridades e bastidores de Hollywood. Em cada momento crítico, é o leitor quem decide como a trama vai continuar. Caso escolha corretamente, Neil Patrick encontrará fama, dinheiro e amor verdadeiro. Se o leitor optar errado, o resultado será miséria, sofrimento e uma morte horrível mordido por piranhas. E ainda tem mais: truques de mágica, receitas de drinks, fotos embaraçosas e até uma música para o grand finale. Ele fala ainda do seu começo de carreira como ator-mirim prodígio e do relacionamento com o também ator David Burtka, com quem casou recentemente e tem dois filhos. Nascido na cidade Albuquerque, no estado americano do Novo México, Neil Patrick ganhou diversos Emmy e um Tony pela sua participação no musical Hedwig and the Angry Inch. Além de Barney Stinson, ele é conhecido pelo papel de Doogie Howser da série Tal pai, tal filho, exibida no começo dos anos 90. Ele atuou em vários filmes, como o cult Madrugada muito louca, e Gone girl, recém-lançado, e já apresentou o Emmy e o Tony diversas vezes. Ele adora usar o Twitter (@actuallyNPH) e é um mágico amador nas horas vagas.
*Livro cedido pela Editora Paralela para resenha.

Neil Patrick Harris é um ator que ganhou destaque mundial pelo papel em How I Met Your Mother, seriado da rede americana CBS que foi ao ar de 2005 a 2014. Ele interpretou Barney, o “pegador” da série, o machão que já dormiu com centenas de mulheres.

Sua autobiografia é totalmente diferente de tudo que já li. Pra começar, é narrada em segunda pessoa. Todo o propósito do livro é fazer você ser o personagem principal e decidir como quer que a sua história continue. A princípio pode parecer confuso, mas ele começa falando sobre seu nascimento e no final do capítulo há uma nota de rodapé: “Se você quer viver uma infância feliz, vá para a página 8. Caso prefira uma infância miserável para depois se gabar de ter superado a pobreza contra todas as circunstâncias, vá para a página 5”. O livro continua assim, alternando entre fatos reais, situações fictícias totalmente improváveis, cartas de amigos, truques de mágica - que são uma de suas paixões - e até receitas de macarrão e de seus drinks preferidos. É totalmente despojado e descontraído.

Apesar de tratar de humor e assuntos leves, também aborda aspectos mais sérios de sua vida, como a descoberta de sua homosexualidade (o que é uma ironia, considerando o seu papel em HIMYM), o processo de barriga de aluguel de seus filhos gêmeos, sua trajetória pelo teatro, cinema e televisão.

É um livro super interessante e fácil de se ler, a narrativa flui muito rápido e arranca várias risadas – ou, quem sabe, até lágrimas. Indico para todos os tipos de público (menos para os homofóbicos), e principalmente para os fãs da série, que com certeza se apaixonarão ainda mais por essa personalidade tão excêntrica. Eu mesma não sou fã de série e nunca havia assistido, mas vi alguns capítulos e trechos durante a leitura desse livro.

A edição está muito bonita, fiquei impressionada com o trabalho e a delicadeza da editora com certas partes do livro, a capa ficou muito bonita e atinge o públcio alvo facilmente. Adorei.

34 comentários:

  1. Olá!!!

    leio bem pouco biografias, se bem que de um tempo para cá li algumas bem legais. Agora essa está me parecendo bem interessante, quem sabe mais para frente eu dê uma chance.
    beijos*...*

    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee Catharina
    Achei muiito interessante a resenha adorei ter q escolhe o final do livro , nunca vi um livro assim, muiiito interessante vou com certeza procura
    Muuiito obrigada pela resenha^^
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de ler biografia, preciso me apegar mais a esse tipo de livro, mas esse me pareceu ser bem leve e gostoso, quem sabe eu não comece a ler Biografias começando por esse?
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o ator, nem a série. Achei a ideia dessa autobiografia um pouco pretensiosa, a começar pela capa. Me passa a ideia de algo determinista... enfim, não leria :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Ele é maravilhoso rs Imagino que realmente foi uma leitura divertida mas odeio autobiografia e não tenho interesse em ler :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Catharina esse livro é de que editora??? Não vi referência a seu nome em lugar nenhum =(
    Vi alguns episódios dessa série e achei bem divertida.
    Pelo que li na sua resenha esse livro parece inovador: narrado em segunda pessoa e bem interativo mesmo. Não conhecia esse estilo e achei interessante. Não faz meu perfil, mas gostei de saber detalhes sobre ele.
    Parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a ideia de um livro interativo seja um novo passo pra literatura, mas mesmo sendo o Neil, eu não gosto de ler biografias, então este não seria o livro pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cath, eu sou da turma que não curte biografias.
    Mas, essa é uma que eu leria.
    Não só porque, tenho certeza de que daria umas boas risadas, mas pela
    história da vida desse cara que é muito interessante.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  9. Oi Catharina, tudo bem?
    Este é um livro que eu não leria por dois motivos: não curto biografias e não curto o Neil, apesar de amar How I Met Your Mother.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu, particularmente, não sou fã do Neil nem de How I met. Então para mim, não seria uma leitura que iria para minha lista... Porém, meu namorado é mega fã dele, então vou aproveitar a dica para dar de presente! hahaha
    Só uma pergunta: De que editora é o livro? Não vi nenhuma referência e fiquei curiosa.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Bacana esta ideia de Biografia interativa. Fiquei aqui imaginando como seria esta leitura. =D Confesso que pela capa do livro não me arriscaria não. =P ( ingenuidade) mas gostei da sua resenha e dos detalhes que você nos trouxe!

    Um abraço pra ti!

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  12. Oi linda, tudo bem?
    Conheço o Neil porque eu já vi alguns episódios de HIMYM na TV, mas eu não sou fã do autor ou de seu trabalho então pra mim esse livro mesmo parecendo ser despojado e divertido não me atrai.
    Acho que biografias só rola pra mim quando é alguém que gosto muito e que acompanho a carreira sabe...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Eu iria adorar ler esse livro, Sou apaixonada pela série e adoro o Neil. Quase o comprei na turne na Intriseca, mas a falta de dinheiro não deixou! Estou louca por esse!
    Um beijo
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Catharina!
    Não cheguei a assistir toda a série, mas com certeza o Barney é meu personagem preferido haha o livro parece muito divertido, e mesmo sendo uma biografia, eu leria com certeza. Adorei sua resenha (:
    Beijos!
    Carol - http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu não gosto muito de biografias, então não sei se leria o livro. Mas achei a ideia dele bem diferente e chamativa. Acho que nunca li nada em segunda pessoa, kkkkk. E essa ideia de 'Vá a página tal' é bem legal.
    Adorei a resenha.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não vejo muitas séries e essa do Neil eu não vi, também confesso que não conheço muitos sobre o ator, mas vejo vários comentários de que ele é super divertido e imagino que esse livro também seja, por isso eu fiquei bem curiosa e espero ler algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Achei muito boa a sua resenha, mas como não sou de ler biografias e auto biografias não me interesso pelo livro, mas tenho que concordar com você que a edição esta muito linda.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Catharina!
    Já tinha visto esse livro mas não tinha ficado interessada, acho livros assim meio chatinhos de ler. Pela sua resenha essa autobiografia parece bem diferente e divertida, fiquei curiosa para conhecer essa narrativa.

    Bjs
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  19. Eu amooo o Neil na série e tenho visto outros trabalhos dele fora e gostado muito também. É claro que a visão que temos das celebridades é sempre distorcida, mas não consigo deixar de vê-lo com alguém 'gente boa de quem adoraria ser amiga'. Acho muito bacana o posicionamento dele quanto a sua sexualidade e família. Adoraria ler essa biografia, tenho certeza que me divertiria bastante, agora só preciso encontrar alguém que queira me dar. XD

    ResponderExcluir
  20. Oi Catharinaaa!
    Nossa fiquei instigada aqui, cada hora vc vai p uma página p concluir sua biografia do tipo " faça vc mesmo " e depois n deu vontade de voltar nas páginas q vc n escolheu não? kkkkkk
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Catharina, a resenha ficou otimo, mas acho que eu não leria pelo motivo de eu não gostar de biografias, mas obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  22. Sendo bem sincera, nunca li uma biografia. Já quis comprar algumas dos meus ídolos, mas nunca de fato fiz...
    Levando em conta que o Neil é super divertido, a biografia dele deve ser igual. Boa pra dar uma descontraída, já que é uma leitura fácil.

    ResponderExcluir
  23. Oi Catharina
    Resenha perfeita como sempre... eu não conhecia esse livro e não sou muito chegada em biografias, mas essa parece ser bem divertida e um livro que eu leria :3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Ola Cat como não assisto muitas sérias não o conhecia, mas me chamou atenção a forma descrita do livro, com leve toque de humor , uma forma diferenciada ainda mais se tratando de Biografia. Já deixei anotado a super dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Cath, tudo bem? Não conhecia o autor e não assisto a série, então acho que não funcionaria para mim, ler a autobiografia de alguém que não conheço. Mas achei essa interatividade bem legal e o toque de humor, também achei bem legal ele tratar de temas mais sérios da sua vida, nossa, que legal que ele teve filhos gêmeos e de uma barriga de aluguel.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  26. Olá... tudo bem??
    Bom eu nunca assisti essa série... fiquei sabendo dela ano passado, mas pelo que percebi nos comerciais não faz muito meu estilo do que costumo assistir... bom são poucos filmes que assisti do autor e eu já desconfiava de sua homossexualidade. Filhos gêmeos que maravilha... bom não curto muito livros autobiográficos.... então essa dica eu vou passar... xero!

    ResponderExcluir
  27. Para quem curte o gênero biografia, acredito que será uma leitura super váliada, pois deu para notar que o livro possui pontos interessantes, no entanto, para mim, infelizmente não é interessante, visto que não curto o gênero. mas gostei de conhecer sua opinião sobre o mesmo, mesmo não sendo um livro que eu leria, é bom conhecer a visão de quem o leu.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  28. Achei interessante a resenha, e o livro promete ser bem intrigante, mesmo sendo um livro que deixaria pra uma outra hora...

    ResponderExcluir
  29. Oi Catharina, tudo bom?
    Eu adoro esse ator e estou curiosa com esse livro para conhecê-lo melhor. Gostei da autobiografia ter uma dinâmica diferente e interativa com o leitor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiee

    Nunca li um livro que fosse em segunda pessoa, que diferente, não sou ligadas a séries e apesar de gostar de biografias esse não faz o meu tipo então passaria a vez rsrs mas que bom que o livro é interativo e faz viajar por várias partes da história de vida do ator.

    Beijos

    www.livroschocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Conheci o trabalho do autor em HIMYM e adorei!! Gostei de saber que ele tem uma biografia. Nunca li esses livros em que você opta por pular páginas e decidir qual parte quer ler e não sei se acabaria me acostumando.
    Beijos

    Mari
    www.cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oiee, tudo bem?

    Não vejo How I Meet, não curto essas comédias americanas, então acho que eu não leria o livro, Para quem curte o autor ou vê a série, imagino que o livro será uma ótima pedida.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?

    Eu não gosto muito de ler biografias e por não ser fã do Neil eu acho que é mais um fator para não me interessar muito por este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Catharina, tudo bom?
    Ah eu curto muito o Neil, para além dos papéis cômicos, eu vejo como ele pode ser versátil e inteligente em suas atuações. E ele é um fofo né? Não curto muito biografias mas achei muito legal essa forma interativa que ela foi escrita, com receitas e truques de mágica!
    É para todos os públicos mesmo, menos para os homofóbicos, porque esses merecem a cadeia hahaha
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo