Prisma Literário: Resenha: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? - Philip K. Dick

Resenha: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? - Philip K. Dick


Este post faz parte da Promoção Um Mês com Posts Todos os Dias, quem quiser participar ainda dá tempo, concorra a quatro livros bem legais. Clique aqui para participar e saber mais.

Sinopse:
Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? - Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente e coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro - um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. Em 'Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?' Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.

 "Androides sonham com ovelhas elétricas?", sim esse é o título do livro mesmo, relançado pela editora Aleph, o livro faz parte de uma coleção que autor tem na editora, que conta com mais cinco títulos, os quais eu vou postando aqui conforme irei lendo.
O livro do renomado escritor de ficção científica Philip K. Dick, escrito originalmente em 1968 serviu como base para o filme Blade Runner, dirigido por Ridley Scott, mesmo diretor do clássico Alien - o oitavo passageiro.

Mas vamos ao que interessa, a história se passa no futuro distante (pelo menos quando o livro foi escrito) de 2019, o planeta Terra sofreu com uma última guerra mundial, que resultou em um expurgo de quase toda a humanidade para colônias feitas pelos humanos em outros mundos, como marte, os que preferiram ficar na Terra após a guerra ou os que são obrigado a ficar devido a mutação por radiação, tentam levar a vida da melhor maneira possível.

O protagonista Rick Deckard é um caçador de recompensas, mais precisamente, um caçador de androides fugitivos das colônias, visto que androides são estritamente proibidos na viver na Terra, o trabalho de Rick é de localizar androides e aposenta-los (matar), é a partir dai que a trama se desenvolve quando surge a oportunidade para Rick aposentar seis androides fugitivos de Marte e ganhar dinheiro suficiente para realizar seu sonho de ter uma ovelha de verdade, animais ficaram estritamente raros e viraram um artigo de luxo após a guerra.

Mas o livro vai além da superficialidade, o autor criou todo esse mundo, com o intuito de fazer sérias críticas ao comportamento das pessoas que vivem em sociedade, a manipulação da mídia e isso porque o livro foi escrito em 68, comparado ao que vemos acontecer hoje, posso dizer que a mentalidade de Dick estava bem a frente do seu tempo, e também nos deixa a pergunta, afinal, o que nos define como humanos? Um androide que possui inteligência artificial e consequentemente, emoções exatamente iguais como nós, não deveriam ter os mesmo direitos? (conseguiram fazer a ligação com o racismo?).

Brincando com temas polêmicos, Dick nos entrega uma história perfeita e bem amarrada, é aquele tipo de livro que vai apenas melhorando depois de ler e quando você começa a refletir, como uma comida sendo digerida aos poucos. Enfim, Androides sonham com ovelhas elétricas? é perfeito pra quem gosta de um bom livro que te faça refletir, e nesta nova edição da Aleph contém a última entrevista concedida pelo autor antes de sua morte, apenas 3 meses antes do lançamento do filme, espero que tenham gostado e até a próxima.


30 comentários:

  1. Olha, vou me render a este tipo de livro porque vejo tantos livros desse gênero e o pessoal amando geral, tenho que me adequar a vocês, sua resenha ficou incrível! E me seixos instigada pela leitura,
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a obra nem o autor e estou realmente instigada em conhece-los! *--*

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse estilo de livros é a cara da minha colunista.
    Não faz muito parte do meu genero favorito, mas
    ouço tanto falarem bem que eu leria sim.
    Sem dúvidas.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos,
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Não sou fã de Ficção e não tenho costume de ler esse gênero. Então o livro parece ser legal mas eu não conseguiria ler :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gustavo! Como vai? Virei fã de ficção científica desde que conheci meu namorado. Ele é apaixonado, e desde então eu quero muito ler esse livro! Eu gosto especialmente do título, que é muito bem humorado. Foi uma enorme prazer ler a sua resenha!
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo, não conhecia o livro ainda, e pela resenha ele parece mesmo ser bom. Vou anotar a dica, até porquê também não cheguei a ver o filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro doeu minha vista. Parece interessante, mas não é prioridade no momento. Mesmo assim, vou deixar na lista, pois sua resenha ficou fantástica... só não sei onde vou conseguir dinheiro pra tanta coisa.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Gostei demais da leitura, e recomendo fortemente àqueles que gostam de um conteúdo filosófico permeado por aventuras.inclusive, A construção da psicologia dos personagens, sobretudo da de Rick Deckard, é bem marcante. Não do físico, mas claramente do psicológico de cada um. A edificação de um ambiente totalmente diferente é muito bem feito, também.

    ótima resenha, parabéns...Gostei do Desenho ...^-^
    *----*

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Faz tempo que não leio uma boa ficção, gostei muito da premissa, ainda mais pela época em que foi escrito e o autor ser tão á frente de seu tempo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gustavo! Primeiro devo dizer que seus textos são uma delícia de se ler (já devo ter dito antes). Esse título é incrível. E esse livro é um dos meus sonhos da Editora Aleph. Essa editora é o sonho de consumo de todos os amantes de ficção cientifica.

    Sobre o livro só tenho elogios, mesmo nunca tendo lido, mas vejo tantos comentários positivos. espero poder ler todos as outras resenhas da coleção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar bastante desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler, pois como não é um livro do meu gênero favorito, eu não corro muito atrás dele, sabe? kkk Mas eu gostei bastante da sua resenha e fiquei mais animada para ler o livro, gosto quando o livro me faz refletir e essa edição da Aleph deve estar incrível *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro, e fiquei meio assustada com o nome, mas a sua resenha me convenceu que eu preciso muito colocar esse livro na minha estante, parecer ser uma ótima leitura!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro, mas o nome me chamou atenção. Porém, apesar de parecer uma leitura bastante interessante, não é o tipo de livro que quero ler no momento.
    Achei legal pelo fato de ser uma crítica ao convívio em sociedade e da manipulação da mídia.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Estou passada! o.O Ainda não conhecia este livro. Mas adorei a ideia dele e estou louca para conhecer os outros. Gosto muito de histórias deste tipo. sempre me fazem refletir sobre um monte de coisas. Sua resenha está demais! Prende a gente. Não perde o foco!

    Adorei!
    u estava numa curiosidade só por este livro. Li algumas resenhas e tal, mas nenhuma delas me deixou tão curiosa quando a sua! *-* Não vai ter jeito vou ter que quebrar minha promessa de não comprar livros. Na verdade outra vez né.... Já escorreguei este mês. rsrs

    Um abraço =D

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo, tudo bem? Nossa, adorei esse título, e apesar de não ser muito fã de ficção científica achei bem interessante. E o mais interessante, é que o livro mesmo tendo sendo escrito em 1968 traz críticas sociais que são atemporais. O livro parece ser bem divertido, com a caça aos androides e o sonho de ter uma ovelha. Ótima resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi Gustavo.
    Tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro mas achei a história bem interessante.
    Para a época em que foi lançado e os temas abordados imagino deve ter sido bem polêmico e acredito que a leitura deve ser maravilhosa.
    Vou procurar para ver como é.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo, tudo bem?
    Já vi algumas resenhas desse livro pela blogosfera, mas nunca tinha parado para ler realmente nenhuma delas!
    Acho muito bacana essas histórias futurísticas e que trazem sempre muitas criticas a nossa atual sociedade! O que acho mais legal nessas obras é que elas mesmo tendo sido escritas a muito tempo ainda conseguem ser atuais.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro, definitivamente, é aquele que chama a atenção principalmente pelo título. Lembro que a primeira vez que o vi fiquei tipo "WTF? Androides Sonham com Ovelha Elétricas?" Aí eu pensei que fosse um livro de humor hahaha Mas o legal dele é justamente isso; parece uma coisa, é outra e ainda reflete outra bem profunda. Quer dizer, o livro tem um título estranho (ao meu ver), parece ser de humor mas é tipo distopia e que traz aquela crítica nas entrelinhas que nos faz refletir. Simplesmente genial.

    ResponderExcluir
  19. Este livro já está na minha lista de desejos faz tempo! As edições da Aleph são sempre muito caprichadas, o que também contribui muito pra aumentar o desejo. Eu não sabia do filme. Vou procurar! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, este autor é simplesmente incrível mas infelizmente não conheci sua escrita ainda. Mas estou ansiosa, e esta edição é simplesmente incrível. Não vejo a hora de ler e ler outras obras.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Esse título é bem bizarro mesmo, kkkkk. Eu conhecia a história mais pelo filme, e acho esses livros que misturam distopia e ficção científica bem legal. Essas questões relacionadas a IA e androides sempre permeiam o nosso imaginário, e tem se tornado cada vez mais reais
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hey, tudo bem?

    Não conhecia esse livro. Adorei o título, achei ele bem provocador. Adoro distopias desse jeito, ainda mais quando pegam fundo em temas polêmicos, não tem nada melhor para nos fazer pensar, refletir. Adorei a premissa e fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  23. O enredo tem seus pontos atrativos para quem gosta do estilo, eu infelizmente não gostei do livro, não faz meu gênero, por isso mesmo lendo a resenha e tendo sido apontado bons elementos, não me senti atraida, mas quem gosta do gênero, acredito que será uma boa dica.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Gustavo!
    Já li outro livro do autor e gostei bastante da escrita dele. Confesso que estava em dúvida se leria este livro ou não, mas a tua resenha me convenceu a ler :D

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Gustavo
    Posso dizer que eu ri com o nome desse livro? kkkk
    Não sou uma pessoa que é super fã de ficção cientifica ou que entende muito do assunto entãoooo acho que esse livro apesar de parecer interessante não entra no meu estilo né?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. A capa não me chamou a atenção, e o titulo me fez rir, mas assim que eu li a resenha eu sabia que ele iria para a minha lista, sou apaixonada por esses tipos de livros então com certeza irei le-lo.

    ResponderExcluir
  27. Achei interessante a resenha
    Amo livro de ficção principalmente com comedia
    esse livro com certeza vou querer ler e rir muitooo

    ResponderExcluir
  28. Oiee, tudo bem?

    A capa desse livro é muito maneira. Bom saber que o livro consegue ir um pouco mais além. Adoro livros para refletir. Não sei se eu leria no momento, mas quem sabe mais para frente?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Eu nunca vi nada sobre esse livro antes e achei o título muito estranho, mas de uma maneira boa. Apesar de primeiramente achar que não ia gostar, eu acabei me interessando muito pelo livro e ele com toda certeza vai pra minha lista de leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Já quero ler este livro há séculos, tenho protelado para ver Blade Runner porque não gostaria de ver o filme antes do livro que o inspirou. Espero conseguir esse e os outros volumes em breve e sanar essa vontade que sua resenha só aumentou.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo