Prisma Literário: Resenha: Não Conta Pra Ninguém - Vários Autores

Resenha: Não Conta Pra Ninguém - Vários Autores











Sinopse:
Não conta pra ninguém - Os oito contos que compõem esta obra são frutos de autoria feminina, revelam perspectivas sensíveis e densas ao tratarem de situações-limite, com estilos peculiares. Povoados por personagens adolescentes, que modulam de maneira bastante interessante vozes e pensares reveladores.





*Livro cedido pela Editora para resenha



Não Conta Pra Ninguém é um infanto juvenil que reúne oito contos, compostos por quatro autores, cada autor do livro escrevem dois.
Os autores apresentam temas bem fortes, como estupro, morte, violência, homossexualidade e homofobia. São temas que devem sim ser debatidos no nosso dia a dia, principalmente nas escolas e entre as famílias, então, para mim, foi mais um daqueles livros que deviam se tornar obrigatória mais no ensino médio ou até mesmo no fim do ensino fundamental.

Apesar de temas fortes, todos os autores tem uma forma descontraída e gostosa de acompanhar a leitura, os contos duram no máximo cinco ou seis páginas, são rápidos mas ao mesmo tempo, bem reflexivos, que nos fazem parar para pesar e nos colocar no lugar dos personagens que aparecem como protagonista em cada conto.

Infelizmente esse é um livrinho pouco conhecido e divulgado, é um livro que ao acabarmos de ler lamentamos por poucas pessoas conhecerem e terem a oportunidade de ler, lamentamos principalmente por ter chegado ao fim.

Não consegui escolher um conto favorito, cada um me comoveu e me envolveu de forma diferente e com certeza vou voltar a reler em algum momento.

A diagramação, como sempre, está muito bonita, os capítulos são separados por folhas que contém triângulos coloridos, assim como está na capa, muito caprichada a edição. Incrível como não me canso de elogiar as edições da Edelbra, cada livro deles eu encontro uma surpresa, uma coisa fofa e esse não poderia ser diferente, um dos melhores que já li.
Recomendadíssimo.

28 comentários:

  1. Tem uma coisa que me irrita muito: Sempre que o livro é escrito por uma mulher, a sinopse e as resenhas dizem que "o texto é sensível". Não estou dizendo que seja o caso desse livro, mas já vi o caso de um livro de escrita completamente áspera em que mesmo assim diziam que era sensível. Como se a sensibilidade fosse inerente à mulher. Isso me dá a impressão de que as pessoas nem se deram ao trabalho de ler verdadeiramente o que a autora escreveu, apenas se limitaram a enxergar o clichê da sensibilidade, sabe?
    Mas agora... Voltando ao assunto que interessa nesse caso, que é este livro: Que coisa mais linda! Mesmo! Você acha que seria um bom presente para eu dar a uma criança de 11 anos? De qualquer forma, comprarei um pra mim. Obrigada pela dica!
    Um abraço,
    Monalisa
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem bacana a ideia de debater esses temas tão polêmicos, principalmente no meio escolar. Uma pena não ser conhecido, mas parece realmente interessante.
    http://www.zombieffect.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro mas nada muito profundo sabe?
    Gosto de contos e principalmente os que nos deixa com um sentimento de aprendizado no final sabe?
    Eu acho que é uma pena livros assim não ser tão bem divulgados.
    Gostei da resenha e de conhecer mais o livro, vou ler assim que possivel!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada na história dos contos, justamente por tratarem de temas polêmicos. Concordo com você que esses assuntos deveriam ser mais debatidos no dia a dia, principalmente para alertar e ajudar a construir uma sociedade que pense de modo diferente para que muitos desses problemas não ocorram de forma tão frequente no futuro.

    Adorei o post, vou procurar comprar o livro pra ler quando der :)
    Beijosss
    Poison Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Catharina! Adorei sua dica, até mesmo para usar em sala de aula!
    A literatura infanto-juvenil costuma abrandar os temas da vida real, colocando a criança em uma bolha ideal. São contos assim que devemos mostrar e comentar criticamente! Ótima dica!

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. amo um conto e esse livro realmente é pouco conhecido por ser um tema forte deveria haver mais divulgação, me interessei bastante em ler,
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A temática do livro parece ser muito interessante, mas contos não são bem meu estilo de leitura.
    Mas fiquei curiosa.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho muito costume em ler contos ou crônicas, mas confesso que o tema desse me interessou muito! Vou procurar mais a respeito! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou muito fã de livros em formato de contos. Eu tenho preferencia por livros que tenham um enredo mais elaborado e personagens que se desenvolvam ao longo dos capítulos, mas é o meu gosto por leitura.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, adorei sua resenha! Adoro contos, principalmente os que abordam temas polêmicos. Seria muito bom mesmo eles serem cobrados na escola, no atual contexto em que vivemos é muito bom preparar os jovens para essas situações.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Esse livro realmente parece ser bem pesado, mas pra que ler um livro se eles não nos picam e não nos mordem, como diria Franz Kafka. Ainda bem que os autores conseguem abordar isso de uma forma boa de ler. Um ponto que contribui para ser lido nas escolas é que os protagonistas são adolescentes ai seria mais fácil se identificar e entrar na história. Acho que são livros poucos divulgados por cutucarem as feridas e os podres da sociedade, coisas que ninguém quer lembrar que existe. Vou ler para saber mais
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! não conhecia o livro, mas amo contos e livros juvenis. É com esse tipo de livro que construindo minha pasta de textos. Adorei a indicação. Você disse que tem temas fortes, isso é bom... Vou me informar mais sobre o livro :D
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e parece ser bem interessante com todos esses temas abordados nos contos!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Não curto conto... pelo fato de ser estórias curtas eu normalmente fico imaginando o resto. O que achei mais legal é o fato do livro abordar temas importantes para a juventude.
    Esses temas tem que ser debatidos e conversados com os jovens... se livrarem dos tabus que os envolve.
    Achei muito interessante.
    Não curti muito a capa, mas é questão de gosto..kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, eu não gostei muito do livro hein, não sei se leria...
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    O livro parece ser muito interessante, eu, adoro contos, por se tratar de uma leitura simples e rapida!
    Não curti muito a capa, mas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Fiquei bastante interessada no livro, devido aos assuntos que ele traz. Acho que eles deveriam mesmo ser debatidos nos ambientes acadêmicos e mesmo familiares. O problema da nossa sociedade é que ela fecha os olhos para esses assuntos e apenas falam neles quando ocorre algo muito, muito problematizado. É o caso da lei do Feminicídio. Quantas mulheres precisaram morrer para que, enfim, fizessem algo para combater isso?

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa temos aqui um livro polêmico!!
    Adorei a ideia do livro e me interessei por ele, acho que seria o tipo de livro ideal para esses adolescentes de hoje em dia lerem nao?
    Vou procurar saber mais


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Hoje mesmo enquanto fazia minha listinha dos quais livros vou comprar no próximo mês vi esse livro no submarino e fiquei bem tentada a comprar, depois da sua resenha tenho certeza de que estará na minha caixa de correio logo logo. Gosto desse tipo de livro que traz a escrita de vários autores, sendo escrito por mulheres então melhor ainda.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia, mas sempre gosto de ter livros de contos a mão para quando quero leituras curtas e rápidas.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  22. Já li um livro com tema parecido e realmente, temos de se pensar e muito sobre esse assunto. É uma leitura rápida mas que demanda tempo para absorvermos o que o autor quis que refletimos, como você disse. Muito importante difundir o respeito entre o diferente e principalmente, entre o que desagrada a alguns ..

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Fiquei bastante interessada, pois adoro livros com temas fortes. Vou procurar pra dar uma olhada. Beijos!

    ResponderExcluir
  24. oi tudo bom? eu gosto de livros sobre contos e essas temáticas precisam ser mt abordadas nos dias atuais ^^
    gostei do livro.
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia, mas parece sensacional, não apenas pelos temas dos contos, mas pelo fato de ter sido escrito por quatro autoras. Vou procurar já!
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia.
    Mas foi legal conhecer.
    Infelizmente não faz muito meu estilo :(
    Beijooos

    ResponderExcluir
  27. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei muito interessante, e concordo com você que esse tipo de livro que deveria sim ser passado na escola. São assuntos que a gente convive e na maioria das vezes não compreende totalmente.
    Fiquei curiosa pra ler, acho que são temas fortes, mas que se os autores souberem lidar, geram histórias maravilhosas!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Eu gosto muito de contos, e também acho que esses tipos de temas deviam ser mais abordados e discutidos.
    Adorei a dica
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo