Prisma Literário: Resenha: Eu, Robô - Isaac Asimov

Resenha: Eu, Robô - Isaac Asimov






Sinopse:
Eu, Robô - 'Eu, robô' reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres 'Três Leis da Robótica' - os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.






*Livro cedido pela Editora para resenha.




Continuando com a saga de relançamentos  de livros clássicos, a Aleph traz mais um marco da história da ficção científica, o livro Eu, robô do famoso escritor russo Isaac Asimov.
Como é de costume da editora, essa nova publicação está linda e muito bem impressa, como bônus nós temos ao fim do livro uma nota do autor, passando um breve relato de sua vida como escritor e a produção do que veio a ser Eu, robô.
 Foi o primeiro livro do Asimov que leio e já adianto que não pretendo parar por aqui, dá para entender por que Eu, robô fez tanto sucesso.
Em seu livro, o escritor criou as três leis da robótica e em volta dessas três leis que se desenrola as histórias, que por falar nisso, o livro não possui o mesmo enredo que o filme do Will Smitch, digo isso para vocês não confundirem, já que os títulos são o mesmo, mas as histórias não tem nada haver uma com a outra.

O livro se trata de uma coletânea de contos sobre robôs, cada conto tem relação com o outro e se passa cronologicamente, contanto a história do primórdio da robótica quando os robôs nem sequer tinham capacidade de fala, até a atualidade dela, onde máquinas tem o poder de decidir o rumo do futuro de toda humanidade.

Os contos são narrados por uma mesma personagem, a Dr. Susan Calvin, que teve uma certa influência em cada uma das histórias, que a propósito, você consegue notar uma forte influência que Asimov teve em sua vida, que são os romances policiais, em cada conto é apresentado um problema para o leitor, ao decorrer dele os personagens consegue solucionar o problema e/ou mistério, e no fim de cada conto o personagem principal dele explica para o menos inteligente como conseguiu a façanha, sendo assim, se você (leitor)não conseguiu descobrir o que aconteceu, no fim tudo acaba sendo revelado, assim como estamos cansados de ver em séries do tipo CSI.

Para finalizar, gostaria de ressaltar o conto “evidência” que dentre os demais, foi  o que mais me surpreendeu no final, aquele do que você não acredita no que está lendo, enfim,  desculpem se me prolonguei demais, mas esse livro vale realmente a pena, que apesar de tratar de um assunto que parece complicado, o livro pode ser apreciado por qualquer um amante do espaço.

Resenha escrita por Gustavo Fraga

23 comentários:

  1. Oi Catharina, adorei seu blog, estou seguindo! :)

    Adorei sua dica também, ultimamente estou lendo vários contos e estou me apaixonando por esse gênero, e essa coleção de Isaac Asimov parece ser muito interessante!

    Beijos,
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse livro, amo ficção científica. Esse é um clássico que todos deveriam ler, amo os livros do Isaac Asimov.
    Beijos! | Zombie Effect

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog! <3
    Gosto muito de livros de ficção cientifica, este está na minha lista de próximas leituras... Mas depois de suas palavras eu vou adiantar a leitura!
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijos!
    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, não gosto de livro de ficção científica, mas pra quem gosta me parece uma boa pedida,
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei a temática interessante mas provavelmente é um livro que eu não leria porque sinceramente não me chamou muito a atenção :/
    Mas reconheço que é um livro de sucesso. Já vi outros blogueiros falando bem dele, então deve ser um livro bom mesmo.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Catharina!
    Eu robo é muuuito legal, sou apaixonda, mas não entra na lista dos favoritos.
    Amei sua resenha... não li ainda. só vi o filme. E o que é o Will Smith, aquele cara é nascido para isso kkkk
    Beijinhos!
    Elaine

    ResponderExcluir
  7. Oi Catharina, tudo bem? Achei bem legal a resenha do Gustavo e até fiquei curiosa para ler o livro, embora não faça meu tipo. Mas já que nunca li nada que envolvesse robô, fiquei curiosa... e o mais legal é que o livro se trata de contos, então acho que é mais fácil para começar algo que não está na sua zona de conforto. Achei bem legal a ideia das investigações.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou maravilhosa. O título é muito bom, um excelente livro para sala de aula. Apesar de gostar muito de livros que envolve robôs, esse é fantástico.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cath. Parabéns, Gustavo! o/ Adorei saber mais sobre este livro. Pois estou louca por ele. Vi a capa e venho namorando desde que foi lançando. Amo ficção cientifica. E este parece ser maravilhoso.

    Beijinhos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quando vi este livro pela primeira vez pensei que tivesse relação com o filme do Will Smith.
    Não é um livro que tenha me interessado tanto.
    Bjs, Rose. - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  11. Gustavo, tenho a maior vontade ler esse livro. Ainda não li nada Isaac Asimov. Também tenho vontade de ler A série da Fundação. Amo de verdade ficção cientifica e Asimov é clássico, tem que ler.

    Ah, e tenho que fala da Aleph, como eles capricham nas capas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Catharina do céu!
    Você não morre tão cedo, rsss
    Estou LOUCA para começar a ler os livros da Editora Aleph, e PRINCIPALMENTE livros do Isaac Asimov. Eu sei muito bem que ele é o genio da ficção, e eu PRECISO ler os livros dele.
    Ontem mesmo fui na livraria Saraiva e procurei algum para comprar, mas nunca acho nada da Aleph para comprar na loja física, terei que comprar online, com essa resenha ainda, vou comprar AGORA!
    Beijão
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro!
    Achava que tivesse algo a ver com o filme do Will, mas deve ser bem melhor, uma vez que são contos!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Eu adoro robôs e contos, então creio que irei adorar este livro! Já li outra resenha desse livro em outro blog, então já conhecia o livro e já tinha bastante vontade de lê-lo! Mas sua resenha conseguiu aumentar a minha vontade de conferir o livro e ler os contos! Curioso para saber o que acontece no final de "evidência"! rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, mas esse livro de fato não combina comigo :/
    Confesso que vi o filme, tem relação? E gostei muito, mas não sei se conseguiria ler algo no estilo e levar a leitura a diante com facilidade

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Gustavo, tudo ok?
    Me fala uma coisa, esse livro é o mesmo daquele filme que o Smith participa? Ou to enganado? ahsuahsuhas.
    Uall, que resenha mais linda, mesmo o livro não fazendo meu estilo, fiquei querendo ler ele u.u
    Parabéns pelo post!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, na verdade o livro não tem muito a ver com o filme, os dois tem histórias diferentes, mas ambos são muto bons, mas por motivos diferetens ;)

      (Gustavo Fraga)

      Excluir
  17. Oi, Cath!
    O Gustavo arrasou na resenha!
    Eu não conhecia esse livro e fiquei impressionada, porque pela capa (mania feia de julgar pela capa) nem parece assim tão empolgante, mas lendo a resenha, eu fiquei mesmo curiosa. Vou anotar a dica. E que o Gustavo seja muito bem vindo!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  18. Ah, a Aleph é mestre nas ficções científicas! E esse livro parece ser realmente muito bom, estou louca para lê-lo, mas vejo que terei de adiar um pouco, ano conturbado e tal rs
    Que bom que você gostou, isso só prova que Isaac é um escritor e tanto haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cath.
    Já estava observando essa edição há um tempinho. Acho que quando a editora tem essa atenção com os livros a leitura parece mais gostosa, haha.
    Adoro livros de contos, são ótimos para irmos lendo intercalando com outras histórias. Ficção Científica não é meu forte em se tratando de literatura, mas confesso que é uma área que eu tenho muita curiosidade.
    Acho que compraria por essa edição e leria por pura curiosidade. Vai que me conquista?

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Estou adorando as edições da Aleph, vc devia ter colocado umas fotos (hahaha). Eu não sabia que esse livro era feito por contos, gostei bastante da sua resenha, e esse está entre os livros da Editora que eu gostaria de poder ler, com certeza!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Catharina.
    Adorei a resenha, mas não me encantei pelo livro.
    Não faz muito meu tipo de leitura.

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo