Prisma Literário: Indicações de Livros Infantis #1

Indicações de Livros Infantis #1

Olá pessoal.
Para quem não sabe, eu trabalhei por quase um ano na Livraria Cultura como aprendiz (perae, que tô chorando de saudade), e lá gostava muito do setor Infantil e Infanto Juvenil e assim acabei criando um amor por livrinhos infantis que nem quando era criança eu tinha. Então, hoje vim trazer a recomendação de quatro livrinhos que por sinal foram publicados pela Peirópolis, editora parceira do blog, são livrinhos que li e gostei muito, espero que arrisquem e gostem também ;)




Sinopse: Este abecedário poético, concebido por um paleontólogo entusiasmado, uma escritora estreante e uma ilustradora convicta, traz 26 poemas e uma pílula informativa sobre dinossauros que habitaram diversas partes do planeta. No final do livro há um mapa que indica os locais onde seus fósseis foram encontrados. Essa valiosa herança, deixada há milhões de anos, conta-nos hoje como eram os dinossauros, onde e como viviam, o que comiam e muito mais.
O livro nos apresenta para cada letra do abecedário um dinossauro, além de fazer algumas rimas super bonitinhas e claro, com ilustrações lindas. É um livrinho bem pequeno que dá para carregar a qualquer lugar, capa dura, mas que trás grandes descobertas sobre dinossauros, muito legal!



Sinopse: Se sobrevoarmos o Brasil para admirar do alto o verde exuberante de nossas matas, talvez possamos ouvir muitos outros sons, além daqueles próprios da natureza. Este livro é um convite para você descobrir a diversidade da música produzida pelos índios brasileiros, com registros que pouco (ou nada) remetem aos sons que estamos acostumados a ouvir nas cidades, e que, talvez por isso, tenham tanto poder para atiçar nossa curiosidade e imaginação.
Este livro já um pouco mais didático, pois nos mostra mais sobre índios e suas terras, eu particularmente não gosto de história, mas foi muito divertido ter essa leitura mais interativa e recomendo bastante para crianças que tem mais dificuldade como eu tive em aprender essas coisas, as ilustrações são ótima e a edição está bem caprichada.



Sinopse: Este livro tem um segredo, ou melhor, trinta e dois segredos. Em delicados contos, Marilda Castanha recompõe em textos e imagens conversas entre irmãos e ternos diálogos entre mãe e filho, todos com surpresa, poesia e graça. Elaborados a partir das epifanias dos filhos da autora, Cecília e Nino, os contos fazem da criança a protagonista das conversas, enquanto o adulto é convidado a redescobrir o mundo e enxergar a lua em sua fase “Casca”, perceber que a mãe do pintinho é o ovo e filosofar sobre a localização do próprio umbigo. É assim que Fases da lua e outros segredos capta esse precioso momento de descoberta do mundo pelos olhos da criança, com toda a poesia e o nonsense que só o espírito infantil, livre de certezas, pode expressar.
Esse também é super gostoso e rápido, pois as ilustrações nos fazem querer folhear o livro todo. A maioria são diálogos rápidos e precisos, muitas vezes super engraçadinhos e inteligente, adorei. Peguei apenas para folhear um dia e de repente já havia acabado de ler. Recomendo bastante.



Sinopse: Neste livro, o leitor fará o caminho inverso das viagens empreendidas pelos africanos escravizados a partir do século XVI. Pelas mãos de Kika, ele conhecerá uma terra rica e cheia de histórias, e poderá encontrar o caminho para compreender a história afro-brasileira e ajudar a delicadamente incluir o negro e sua trajetória traumática no imaginário da formação da cultura brasileira.
Esse já é um pouco mais profundo, digamos que a criança precisa ser bem paciente e curiosa para saber os significados de certas palavras, eu mesma tive que procurar algumas para entender certas partes, mas realmente é encantador, tanto a escrita quanto as ilustrações e a edição em geral está linda, um livro bem didático e educativo.





Bom, pessoal, é isso por hoje. Vou tentar fazer mais posts de indicações infantis, e não deixem de comentar algum que gostam muito e gostariam de compartilhar ;)

13 comentários:

  1. Adorei as indicações. Livros infantis tem que estar em alta, pois é desde pequeno que se aprende a se apaixonar por livros.

    http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiii que lindo, adorei as dicas de livrinhos, meu sobrinho ama muito ler, fico muito feliz por isso, pois em vez de estar em frente a tv está lendo um bom livro. Você está de parabéns, pois mau vejo os blogs dar dicas de livros infantis.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista :) <3 Continue assim, adoro seu blog

    ResponderExcluir
  4. Amei todas as indicações , tenho um filho de 01 ano e desde já o incentivo a leitura. Parabéns pelas indicações. Amei a capa de O Mar que brilha . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ver indicações de livros infantis, pois estou sempre buscando coisas novas pra ler pra minha pequena. Adorei! Faça mais posts como este. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Hey, tudo bem?
    Que indicações lindas, adorei todos. Os do dinossauros então, achei a ideia super fofa. Muito legal essa ideia de indicar livros para os pequenos, super importante, parabéns.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro livros infantis!
    E adoro te-los, por conta do meu sobrinho! Quero muito que ele pegue o gosto pela leitura, então eu adorei suas indicações!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amodoro livros infantis, quero todos para mim!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bem?
    adorei as dicas! Minha prima está com uma bebezinha, ainda é pequena para livros assim (tem menos de 1 ano, rs), mas já pode ir montando uma mini biblioteca
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    As dicas foram muito legais, vou mostrar pra minha prima, ela vai adorar!

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/
    Rafa

    ResponderExcluir
  11. Ei Ctharinaa!
    Q legal seu post, nunca vi deste tipo em outros blogs!
    Fofos d+ estes livros!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei as indicações porque de vez em quando gosto de ler livros infantis!
    Gosto principalmente dos clássicos como Peter Pan, O Mágico de Oz, entre outros.
    Não conhecia nenhum desses livros, mas parecem ser ótimos e não só para a criançada!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem??
    Não curto muito as leituras infantis... não me prendo a elas... a não ser que seja aquelas que tenham mais ilustrações e que seja para nos bem pequeninos. De qualquer forma são dicas boas para quem tem filhos menores... a minha de 12 anos não se interessou RS.. xero.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo