Prisma Literário: Resenha: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Resenha: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick


 
Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
 O Lado Bom da Vida é narrado em primeira pessoa por Pat Peoples, um professor casado na casa dos 30 anos, que foi internado durante algum tempo em uma clínica psiquiátrica. Pat não se lembra quanto tempo faz que está internado naquele "lugar ruim" e nem o motivo pelo qual foi parar lá. Ao sair da clínica, só pensa em reconquistar Nikki, sua mulher. Ele sabe que os dois ficaram separados algum tempo por vários motivos, mas em sua cabeça, Nikki ainda o amo o tanto quanto ele a ama. Então, fará de tudo para reconquistar sua mulher.
Jeanie, sua mãe, está sempre ao lado dele, querendo ajudar e consertar as coisas, foi ela quem o tirou de lá. Seu pai, Patrick, não gostou da ideia, pois se recusa a ter uma conversa com Pat, o que o incomoda um pouco. Assim, Pat tenta refazer sua vida, tentando ver o lado bom das coisas e sendo gentil ao invés de ter razão, frequentando psiquiatra e fazendo suas corridas e claro, sempre acompanhando o jogo dos Eagles.
"As pessoas podem ser cruéis."
O Lado Bom da Vida foi um livro que sempre desejei, pela capa (me julguem, compro livro pela capa haha) e também pela sinopse. Acabou que assisti ao filme antes e adorei, logo depois, li o livro. 
É uma narrativa boa, apesar de ser meio lenta, que faz tornar a leitura bem rápida. Pat é um homem super legal, mesmo com seus problemas psicológicos, ele sabe ver o lado bom da vida, isso foi o que mais gostei no livro.

Porém, confesso que esperava muita mais dessa obra. Eu tinha certeza que esse livro iria entrar para os meus favoritos, mas me enganei, claro que gostei bastante, só esperava mais.
Já vi milhares de críticas positivas sobre O Lado Bom da Vida, assim como também já vi inúmeras críticas negativas, então ás vezes ficava em cima do muro, mas de uma certa forma não perdia minha expectativa.

O personagem tem sim seus altos e baixos, seus dias e ruins e tudo mais, essa é a graça do livro, mostrar o dia a dia de alguém que é obrigado a conviver com seus problemas, tentando ser gentil e seguindo em frente. 

Os outros personagens são muito bem construídos, Tiffany, por exemplo. Assim como Pat, tem problemas e mesmo assim, é uma pessoa legal, apesar de ser meio "louquinha", mesmo assim a adorei. Dr. Cliff, seu terapeuta, é muito amigo de Pat, dá conselhos e tem ótimas conversas.
Enfim, é um livro super recomendável. Não me arrependo de ter comprado mas ainda assim, queria mais hahaha. 

É isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Comentem o que acharam, se já leram, se querem ler...

33 comentários:

  1. Oi Catharina!

    Eu detesto esse livro! Li antes de assistir ao filme, e posso dizer que achei o filme pelo menos umas 100 vezes melhor que o livro. O filme é divertido e real, enquanto o livro é uma chatice só, de tão lento. Até a Tiffany do livro é chata. hahaha

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH EAGLES EAGLES, ok parei. Eu odeio o livro, acho que o Matthew Quick queria mostrar muito a mente do Pat e acabou ficando confuso, desta vez não funcionou. Mas, o filme nossinhora J.Law e Bradley Cooper conseguiram animar dois personagens irritantes, amo tanto a cena da dança do filme.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Na verdade nunca me interessei pelo livro e nem pelo filme. Assim como você vi tanto resenha boas quanto negativas, mas a verdade é que o enredo mesmo não me chamou atenção.
    Bjs,Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler esse livro, vou colocá-lo no desafio livrada que vou participar esse ano, na categoria livro que virou filme. Tomara que eu goste, bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pra ser sincera, nunca me empolguei pelo livro nem pelo filme. Todo mês como filmes para minha filmoteca e passava por ele, sentia vontade, mas não comprava. Com o livro era a mesma sensação. Mas sua resenha mudou algo, talvez eu esteja sendo tola e não me dando a oportunidade de conhecer algo legal. A capa também não me agradava, mas acho que seguirei sua linha: primeiro o filme e depois o livro.
    Bjs

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu quero muito ler esse livro, mas, engraçado é que muitas pessoas acham que o filme é melhor. Eu já assisti o filme e achei bacana, massss sempre temos aquela impressão de que o livro é melhor né UHEUHUEHUEH
    www.zombieffect.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu sempre quis ler esse livro, ainda mais depois de assistir o filme.
    Fiquei apaixonada com a história e o Bradley Cooper kkkkk
    Ainda tenho esperança de comprar esse livro logo, acredito que vou gostar bastante.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito interessante, eu nunca li justamente por ver sempre resenhas positivas e negativas e acabar ficando em cima do muro, do mesmo jeito que você ficou HAHAHA Acho que um dia ainda devo pegar pra ler, mas você não é a primeira pessoa que eu vejo se decepcionando um pouco com a história, então não sei o que pensar hahaha O ideal seria pegar o livro sem criar grandes expectativas, talvez assim eu aproveite bastante :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu já li este livro e dei 3 estrelas, gostei, mas não foi minha melhor leitura, algumas partes achei muito chato e outras eu gostei. E já vi o filme, que bem louco e divertido. Mas prefiro o final do livro.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cath,
    Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme por acaso
    e achei bem louco. Daí fiquei super curiosa pra ler e tirar a prova
    de que o livro era tão louco como o filme, rsrsrs
    Espero lê-lo ainda esse ano.
    beijo,
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  11. Eu não li esse livro com muitas expectativas, então não foi uma decepção, mas não foi uma leitura muito marcante não. Acredito que tenha seu valor, mas nada que tivesse me encantado muito. As partes sobre futebol americano são muito cansativas. Acho que o autor não soube dosar bem. :-/

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro achando que era um máximo e o achei tremendamente decepcionante e chato ! Uma pena, ele tinha tudo para dar certo.
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Depois de ter assistido o filme fiquei com vontade de ler o livro, mas uma amiga me disse que o livro não é tão bom e eu acabei deixando a ideia da leitura de lado, mas confesso que acho a capa dele muito show.
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  14. Existe maneira de não ser positiva com esse livro?
    Existe maneira dele não ser "super recomendável"?
    Acho que não. É uma pena que ele não tenha entrado para o seu hall de favoritos. Ele com absoluta certeza faz parte do meu.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    eu não tenho muita vontade de ler esse livro, talvez por não ter gostado muito do filme. sei que é feio, ainda mais porque já li inúmeras vezes que os dois são bem diferentes. Mas fazer o quê?
    Eu também compro livros pela capa, kkkkkkk, então não te julgo.
    E pena que o livro não atendeu suas expectativas, é péssimo quando isso acontece.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Não senti vontade nenhuma de assistir ao filme. Não sbaia que tinha livro.
    Mas sei lá, não sei se leria. A história não me agradou muito não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oiii...
    Eu confesso que antes eu tinha muita vontade de ler esse livro, mas o tempo foi passando e assisti o filme e esse interesse meio que sumiu... mesmo sendo um livro bom, acho que pelo fato de ser parado como disse é mais um motivo para adiar a leitura mais um pouco

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu acho este livro perfeito!
    Eu adoro o Pat e a Tif e também queria mais hahaha...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Uma pena não ter superado suas expectativas, porque eu gostei tanto tanto do livro, e do filme também achei o máximo, porém gosto é gosto não é?
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. eu ainda não li o livro mas em compensação assisti o filme varias vezes e adorei, é muito engraçado
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Bem, só assisti ao filme. Gostei bastante. Mas muita gente diz que o livro não é tão bom. Acho que eu também iria me decepcionar.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Catharina! Eu também adoro essa capa haha acho que funcionou muito bem. Eu li o livro logo quando foi lançado e gostei bastante. Adorei a forma como os dois personagens desajustados encontram juntos uma forma de continuar seguindo com suas vidas, apesar de todos os problemas. O filme também é muito bom :) Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha ficou muito legal, mas este não é o tipo de leitura que me atrai muito, então não tenho a intensão de ler. Quanto à capa, eu não gosto de capas de livro com capas de filmes, sempre procuro dar preferência pras capas originais, mas nem sempre conseguimos comprá-las depois que saem os filmes e tudo se esgota né?
    Beijos!!!
    www.prosasdemenina.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Nunca tive interesse nessa história, principalmente depois do lançamento do filme que fez tanto alarde em cima da história que me deixou com ainda menos vontade de lê-lo. Acho que é mesmo o enredo que não me chamou a atenção e logo depois a J Law surgindo, tudo isso me deixou com os dois pés atrás em relação a história. E depois que você disse que o livro é meio lento, bem, acho que fiz bem em não lê-lo, pois não suporto livros lentos e tal.

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá =)

    Esse é mais um da série "tenho, mas nunca li" UAUAHUAHAU Triste isso, porque a história parece ser boa :) Comprei por causa do filme, mas acabei não lendo e nem assistindo. HAHAHAHAHA. Mais triste ainda. Parabéns pela resenha!!! Quero lê-lo em breve!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Eu li esse livro faz bastante tempo e amei. E depois vi o filme mais umas 300 vezes jajaiai
    Não me canso de ver o lindo trabalho da JLaw como Thiff, ela fica realmente muito boa. Bem, é um livro que como livro mesmo não impressiona muito, apesar de ser uma leitura gostosa,eu preferi o filme. Não é uma história que eu gostaria de ficar bastante tempo lendo, é mais praver rapidinho, eu acho. Mesmo assim amei! O mais legal é o amor dos dois louquinhos, que combinam perfeitamente <3
    Beijos, essa resenha é uma boa indicação. Eu pelo menos, adorei o Lado Bom da Vida!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
  27. Eu não li o livro mas assisti o filme é vou confessar que não curti muito... Não sei se porque não estava muito animada pra assistir... Sei que o livro é melhor que o filme é talvez eu leia só para desencargo de consciência...
    Beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Bom, assim como você julgo livros pela capa e quero ler esse só por causa dela kkkk Eu vi algumas pessoas comentando que o livro não é grande coisa, por isso se um dia eu for ler irei sem expectativas. Mas ao ler sua resenha eu imagino que vou gostar da leitura, achei os personagens bacanas e acompanhar os altos e baixos do protagonista deve ser interessante.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!! Tudo bem? Li esse livro já tem um tempinho e na época gostei bastante! Concordo com vc, a graça do livro é mostrar o dia a dia de alguém que precisa conviver com seus problemas. Eu gostei muito dos personagens!! O filme eu achei um pouco diferente do livro, mas gostei também!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Lembro quando li o livro e gostei muito. Acho que exatamente pelo que você disse: o Pat tem os seus problemas que não são poucos, mas mesmo assim consegue tentar sempre ver o lado bom da vida. E acho um grande atrativo do livro esse; ele mostra que a vida pode te sacanear mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bom?
    Eu sou uma das pessoas que sempre teve vontade de ler esse livro e até hoje não consegui. Já assisti ao filme e sei um pouco da história. Sei que esse livro é do tipo ame ou odeie, justamente por isso eu não crio tantas expectativas, mas ainda quero conhecer a narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Catharina!
    Comprei e li este livro quando foi lançado e confesso que me decepcionei muito.
    Até já pensei em reler para ver se talvez, mudo de opinião.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo