Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

16:55


Sinopse:
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

*Livro cedido pela Editora para resenha.



Mentirosos conta a história da família Sinclair pelo ponto de vista de uma integrante da família, Candece que no presente está com quase 18 anos mas a maior parte da história, vai se passar quando ela era mais nova com seus 15 e 16 anos. Todo verão a família Sinclair se reúne da Ilha particular, é o tipo de família que todos são muito ligados valores, riquezas e status, todos são "perfeitos".

Durante o verão de 15 anos, Candece sofre um acidente e depois disso, passa a ter depressão, enxaquecas muito forte e além de viver a base de analgésicos, ela se lembra de poucas coisas durante esse verão e lembra menos ainda sobre o acidente mas a família não toca nesse assunto, nem seus primos que são tão unidos a ela estão dispostos a contar o que aconteceu realmente, Mirren, Johnny e Gat fazem de tudo para tenta esquecer aquele verão também.

Mirren, Johnny, Gat e Candance formam um grupo chamado Mentirosos desde aquele verão. Gat é um amigo da família e tem um "romance" com Candace durante alguns verões, pois Candace é apaixonada por ele e ele por ela. Porém, só se veem durante o verão, fora da ilha, cada um segue sua vida, mesmo assim, Candace o ama e nunca deixa para lá seu sentimento pelo garoto.
Depois daqui não posso contar muito mais sobre o enredo, se não, perde o mistério e graça do livro.

Mentirosos é o tipo de livro que jamais me atrairia pela capa, pois não gostei nada dessa capa, se eu passasse por ela numa livraria, ia passar despercebido. Mas quando abrimos o livro vemos que não devemos mesmo julgar um livro pela capa, pois é uma história muito interessante com a premissa totalmente diferente do que costumamos ler para o publico-alvo que esse livro atrai.

Eu tinha criado expectativas bem grande com esse livro, na verdade, de tantas resenha que li imaginei que seria o melhor do ano, mas infelizmente não chegou a esse ponto, porém, fiquei feliz de ter adorado a narrativa e a ideia da autora, ter lido alguma coisa diferente para variar.

Eu gostei muito da narrativa, desde o começo até o fim e muita gente achou um pouco chato no começo, mas achei essencial tudo, o que mais chamou atenção das pessoas que leram o livro foi o final, mas apesar de achar o final bem intrigante, não achei assim tão escandaloso, não sei explicar o que senti no final porque o livro é um tanto complexo e não sei bem se entendi o que aconteceu com os personagens e não sei também se era a intenção da autora fazer isso com os leitores, deixar a coisa no ar.
Mesmo assim, já alerto a você o quão complexa é essa história, inclusive o final, que chega a ser chocante e até arrepia, mas como disse, não sei bem o que esperava. Chocante, porém, não escandaloso.

Para mim foi uma experiência bem diferente, eu adorei o livro mas ao mesmo tempo, achei um pouco intrigante. A personagem também não é muito igual o que lemos nos livros, por conta do acidente, ela se tornou uma pessoa bem depressiva e ficamos com bastante dó dela ao longo dos capítulos.
Leitura recomendada. Os capítulos são rápidos e a narrativa é leve apesar do tema forte, então não torna a leitura tão pesada.

Poderá gostar também de

18 comentários

  1. Oi Cath!

    Acho que o título compensa a capa feia! hehehe

    Quero muito ler esse livro!!!
    Mentiras e segredos sempre atiçam minha curiosidade!
    Pena que não atingiu suas expectativas!
    Mas espero gostar da leitura!

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Também tenho ouvido muuuito burburinho em cima desse livro e só coisas positivas, por sinal! Não tinha ideia de que era um livro tao complexo assim, mas creio que isso seja bom, além de ser intrigante e dessa característica de ser diferente do que as história desse gênero apresentam. Um ótimo livro pra sair da zona de conforto, creio eu, mais ainda pra mim que preciso sair dela quando se trata de leituras!
    Beijos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois me parece uma leitura bem interessante. Adoro livros intrigantes e que nos façam pensar. Ah, estou muito curiosa por conta desse final chocante.

    http://leitoresforever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei, vou procurar em pdf já que não estou podendo comprar agora.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca por esse livro e tenho uma expectativa muito alta pro final, tenho medo de acabar tendo a mesma opinião que você, sem achar nada muito escandaloso como todos falam... De qualquer jeito, acho que é impossível não ficar curiosa com a quantidade de gente falando bem hahahaha

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tive um caso de amor e ódio pelo livro! Serio Qdo acabei a leitura fiquei meia revoltada, não sei explicar meu sentimento, porém a escritora foi bem espertinho eu achei, bjus

    ResponderExcluir
  7. Já vi esse livro no Skoob e confesso que odiei a capa. Ele parece ser um livro bem ruinzinho justamente por isso, mas depois dessa resenha cheguei a mudar um pouco de opinião. Realmente não devemos julgar um livro pela capa.
    Não digo que leria esse livro mas fiquei curiosa com o enredo. Afinal, que acidente foi esse? Por que todos se recusam a falar a verdade? Adoro esse pitada de mistério.
    Me parece um tanto intrigante.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Desde que descobri sobre a existência desse livro, devo dizer que ele me intriga. Gosto demais dessa premissa e dessa história que, aparentemente, é mesmo diferente da maioria. Gosto demais dessa capa, acho que captura bem a essência do livro (de acordo com as resenhas que já li). Gostei muito da sua, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Sou muito curiosa para ler esse livro.
    São tantas resenhas dele pela blogsfera que assim que puder lerei..
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar desse livro, mas ele não me impressionou muito não. Tem uma sinopse legal, e as resenhas que li também foram ótimas. Só não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    gostei da sua resenha e que bom que gostou do começo do livro, pois pelas resenhas que li muitos não gostaram. Tenho curiosidade de ler esse livro, mais não sei quando. Que bom que aproveitou sua leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2015/02/resenha-veneno.html

    ResponderExcluir
  12. Olá linda
    Amei a resenha, e com certeza deve ser um bom livro, mas é bom saber de suas falhas também, tal como a capa, que realmente não é tão boa assim!

    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já vi várias resenhas sobre esse livro e como todas foram positivas fiquei bem curiosa em relação ao livro, a premissa dele é bem interessante e mesmo que seja diferente do que estou acostumada a ler, eu quero ler em breve. Enfim, gostei da sua resenha e espero que quando eu ler o livro, goste dele o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Diferente de você, esta capa me atrai muio, acho ela bem misteriosa e eu também fiquei bastante curiosa em relação a história do livro.
    Parabéns pela reseha, beijos.
    http://leit0res.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-melhor-de-mim.html

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Tenho muita vontade de ler este livro e já está em minha lista desde o seu lançamento.
    E o que me atraiu realmente, foi o título.

    Abraço!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, também vi várias resenhas positiva, mas não vou ler agora, pois tenho medo de me decepcionar, por estar com as expectativas tão elevadas. Pena que isso aconteceu com você
    Mas estou louca para saber o que tem de tão impressionante e chocante no final
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cath :)
    Muito bacana sua resenha, estou louca pra ler esse livro, tanta gente falando bem que fica impossível resistir a curiosidade. Também não gostei muito dessa capa, e assim como você, deixaria passar batido se dependesse apenas dela, mas espero que o livro supere minhas expectativas :)

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Enfim, uma pessoa que detestou a capa também huhu!!! Sem contar que a capa parece absolver o nosso suor e digitais é sensivel e fica feiosa ao longo do tempo! Só a graça! kkk Também amei o livro, não achei chato em momento algum, foi uma experiencia para mim também. Emocionante, lindo e super recomendado!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também