Prisma Literário: Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown

Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown



http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/224842/A_LISTA_NEGRA_1331344331P.jpg Sinopse:
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Valerie é uma garota que está em seu último ano do colegial, é a narradora da história e dona da "Lista Negra", que criou por conta dos apelidos e do jeito que seus colegas a tratavam. Quando conheceu Nick e passou a se identificar com ele por conta dos mau tratos que sofriam, os dois começaram a namorar e Valerie mostrou a lista a ele. Então, os dois foram administrando e criando a lista, até que um dia, Nick chega com uma arma na escola e começa a atirar nas pessoas que estavam nesta lista, mas Valerie não sabia e nem imaginava que Nick faria isso. Depois de Nick atirar em vários alunos, ele sem querer, atira em Valerie e depois em si mesmo.
"É bom que temos um ao outro. É tipo, sabe, mesmo que o mundo inteiro odeie você, ainda tem alguém com quem contar. Só nós dois contra o mundo todo. Só nós."
Bom, eu não sei nem por onde começar a falar sobre minha opinião em relação a esta obra. Na verdade, eu comecei a desejar este livro por causa da Pam, a dona do vlog Garota It, desde que ela postou um vídeo-resenha sobre esse livro, eu queria lê-lo de qualquer jeito e ganhei de presente, fiquei muito feliz.

Logo no inicio da trama, não consegui larga-lo um minuto, pois além de ser envolvente, é também uma leitura fácil, porém, mexe bastante com o emocional por retratar um tema polêmico e bastante presente na vida de muitas pessoas, o bullying.

A autora soube nos mostrar de uma forma muito real e interessante, nos fazendo abrir os olhos e enxergar que certas coisas podem vir a acontecer na vida real, afinal, quando uma pessoa se reprime e guarda tudo para si, uma hora ela "explode" e ninguém sabe a forma que isso irá acontecer. Então, Jennifer prova para todos nós que o bullying é um assunto que precisa ser sim discutido e analisado.

"Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há."
O livro vai nos mostrar a rotina de Valerie a partir deste acontecimento, em alguns momentos vai nos mostrar a visão dela no passado - antes e durante o tiroteio - e isso é algo totalmente essencial para a leitura, pois podemos ter a noção de como ela reagiu quando aconteceu e como era sua relação com Nick. Quer dizer, agora a culpa está toda nela depois que ele se foi, mesmo que ela não tivesse a intenção nenhuma de machucar ninguém por mais que fosse machucada o tempo todo por todas aquelas pessoas. Valerie terá que lidar com a morte do namorado, com as pessoas a culpando e em alguns momento até os próprios pais. Ela se sentirá culpada em muitos momentos, afinal, a lista foi ideia dela, apesar de não querer que ninguém morresse.

A autora criou personagens cativantes, um exemplo disso é Nick, pois de uma certa forma, conseguimos sim entender o lado dele, já que sofria muito bullying e não encontrou a forma certa de lidar com isso, partindo para a violência, o que não é atitude de uma pessoa normal, percebemos assim que ele tinha problemas psicológicos fortes e não foi tratado. E sim, eu gostei de Nick e tive muita dó dele, chorei em alguns momento me colocando em seu lugar e principalmente no lugar de Valerie.

Outro personagem que adorei e me cativou bastante foi o psiquiatra da Valerie, Doutor Hieler, pois ele agiu como um profissional maravilhoso e compreensivo, é uma pessoa adorável, acho que se tonou meu personagem favorito do livro, pois era a única pessoa que Valerie podia contar o que estava sentindo sem se sentir recriminada.

Não esperem uma história romântica ou que nos poupe de pensar, porque não é isso que acontece em A Lista Negra, a autora faz questão de nos mostrar um lado totalmente sombrio disso tudo, de nos mostrar claramente as consequências que isso pode vir a trazer para nós e para todos ao redor, porém, em nenhum momento foi algo cansativo ou maçante, pelo contrário, eu devorava as páginas querendo esta dentro da história para ajudar Valerie nesse momento.
"A verdade era que eu não conseguia me sentir grata, não importa o quanto tentasse. Em alguns dias, não podia nem mesmo dizer como me sentia. Ás vezes triste, ás vezes aliviada, ás vezes confusa, ás vezes incompreendida. E muitas vezes brava."
Sobre a diagramação, o livro está lindo. Amei essa capa e tem tudo a ver com a historia, o título, não preciso nem dizer. Por fora ele é bem grosso, mas contém menos que 300 páginas, as folhas é que são de um material bem grosso e de qualidade, nos proporcionando uma leitura ainda melhor, então, é uma edição muito caprichada.

Assim como a Pam, do canal Garota It, acho que essa leitura deveria ser obrigatória nas escolas, para que os alunos vissem quais as consequências que o bullying pode trazer para nossas vidas, e de que não é fácil lidar com esse tipo de coisa. O Bullying é mais presente do que imaginamos em todos os lugares e assim como Pam, eu só havia lido livros que tratavam desse assunto bem superficialmente, onde a menininha que sofria bullying sai por cima e se torna a pessoa mais popular da história, mas todos sabemos que não é assim que funciona, o buraco é bem mais em baixo que isso, ver retratado de uma forma tão realista foi lindo e triste para mim.

Bom, não preciso nem dizer que recomendo totalmente a leitura. Preciso? Leiam, todos devem ler, não importa a idade, é uma leitura obrigatória.

27 comentários:

  1. Parece um livro enriquecedor, ao contrário de mim, que já estou pobre de tanto comprar livros rsrsrs'. Mas este depois desta resenha vai para a minha lista de desejos, vou ver se ganho no natal de alguém 'o'.

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  2. Sempre vejo várias pessoas falando desse livro e tenho curiosidade para conhecer a história, até porque o tema central é muito interessante e pode ser abordado de várias formas. Sem falar que costumo gostar dos livros da Gutenberg.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vi várias pessoas falando muito bem desse livro, está na minha lista para leitura nas férias, principalmente depois da sua resenha :)

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já tinha visto esse livro, mas ainda não tinha lido nada a respeito. Parece ser uma ótima história e fiquei curiosa para conferir... Vou colocar na minha listinha de leituras :)
    Beijos, Niki.
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com
    http://www.portal42.com.br

    ResponderExcluir
  5. oie Cath
    imagina uma pessoa que comprou o livro na maior afobação, e ainda não leu até agora? E detalhe, tem mais de 1 ano que ele está na minha estante.
    Diante dessa resenha, só me resta tirá-lo da estante, e colocá-lo no topo da pilha de leitura.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Também conheci esse livro através da Pam, do Garota It. Faz um tempão que eu quero comprá-lo, mas sempre acabo deixando para depois.
    E eu acabei criando tanta expectativa em cima do livro que tenho medo de me decepcionar.
    Ainda vou pensar se compro ou não.
    Outros dois livros que ela indicou e eu quero é um da Sara Dessen e o Mentirosos da E. Lockhart!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse libro há alguns messes e gostei bastante. Achei bem legal a forma como a autora retrata o bullying e acho que algo que deve ser mais falado e discutido. Eu achei o livro intenso e instigante. Vale a pena ler. Ótima resenha
    Sucesso.

    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cath, sempre leio resenhas desse livro não tem como não lembrar da série One Tree Hill. Não sei qual a temporada, não lembro, mais um dos alunos, que era gordo, abril fogo contra os colegas da escola. Ele sofria muito bullying.
    Para mim, foi muito chocante assistir a cena. É tanto que eu lembro até hoje.
    Eu quero muito ler esse livro. Todos falam muito bem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Caramba, eu ainda não conhecia o livro, e ele me surpreendeu bastante. Principalmente por tratar do tema pela visão da menina que, mesmo sem ter nada a ver com a chacina, foi responsabilizada. O bullying deve mesmo ser um tema recorrente, e esse livro me pareceu cumprir um ótimo papel! Ele é bem atraente. :)
    Agora... Aproveito pra te indicar dois filmes: "Precisamos falar sobre Kevin" (que também é um livro fantástico, então recomendo ler o livro antes) e "Elefante". Acho que você vai gostar bastante!
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  10. Não sei se eu leria, tem um quê de realismo demais. O tema é interessante, eu como Professor sei que é um tempo que precisa ser trabalhado. Já fiz alguns leituras didáticas do assunto, mas as literárias me remetem ao sofrimento de quando era aluno, prefiro manter longe dessas lembranças ruins. felizmente eu dei um rumo interessante a minha vida, não matei meus algozes e tornei-me um professor que luta para proteger os alunos de coisas assim. Seria melhor pra menina e pro rapaz se eles tivessem encontrado um Death Note.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cath, tudo bem?
    Eu não imaginava que esse livro tratava sobre o bullying, nunca parei para ler a sinopse e também ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Achei a história um pouco chocante mas como não ser assim, isso é uma coisa que a gente cansa de ver nos jornais: adolescente agride a outra por ciúmes, aluno bate no outro por revolta e por ai vai... Eu gostei do livro e acaba de se tornar uma das minhas leituras obrigatórias, não posso passar sem esse livro rsrs

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, resenha legal. parece ser bem interessante e gostei muito o post

    ResponderExcluir
  13. Ola Cat o tema do livro com certeza deve sr muito abordado m escolas, e a situação de nossa protagonista não deve ser nada fácil hein, perda do namorado voltar a escola, enfrentar toda essa realidade. Já estou com esse livro na lista. BEIJOS

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cath! Amo este livro, com uma temática forte e abordada de maneira impecável, tornou -se um dois meus favoritos, adoraria ler outros da autora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Conheci o livro pela Pam e confesso que sempre o vejo na livraria ou em promoção e penso: Será? Apesar de ser um assunto que eu queira saber, não me animo realmente em lê-lo.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Conheci o livro pela Pam e confesso que sempre o vejo na livraria ou em promoção e penso: Será? Apesar de ser um assunto que eu queira saber, não me animo realmente em lê-lo.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Conheci o livro pela Pam e confesso que sempre o vejo na livraria ou em promoção e penso: Será? Apesar de ser um assunto que eu queira saber, não me animo realmente em lê-lo.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Catharina, tudo bem?
    Não li o livro ainda, mas o tema é super atual e importante nos dias de hoje, também acho que devera ser leitura obrigatória nas escolas.
    Espero lê-lo em breve.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Oiii Catharina sua lindona, tudo bem?
    Eu tambem estou mega curiosa para ler esse livro pelos comentários que venho ouvindo pela bloguesfera e a sua resenha aumentou ainda mais a minha curiosidade que pretendo sana-la em breve

    beijos
    Mayara
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. sou apaixonada para ler esse livro, esse livro é o tipo de leitura que todos deveriam ler, e esses livros estão em alta heim?
    bjus

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Tenho curiosidade de ler este livro e vejo que você não polpou nos elogios hein!
    Com certeza a autora deve ter pensado em cada detalhe e tornado o livro bem interessante abordando esse assunto. Sem dúvida uma ótima dica de leitura. Parabéns pela resenha.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Catharina, tenho interesse neste livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Preciso comprá-lo, pois sei que os elogios que você fez foram por merecer.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Oi Catharina, tudo bom?
    Eu sempre quis comprar esse livro por causa da Pam também. Agora temos mais livros que falam sobre o bullying e esse assunto é muito importante e merece ser discutido. Não conheço a narrativa ainda, mas quero ler um dia para pensar um pouco mais sobre a temática.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ola,
    Eu já tinha visto esse livro e ficado curiosa.
    Sua resenha me instigou mais, adorei.
    Está na lista
    Beijos

    itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Concordo co você! Leituras com temáticas assim, se forem bem elaboradas como a que você nos mostrou deveriam estar nas escolas. Seria um auxílio gigantesco aos professores, aos alunos e à comunidade de uma forma geral!

    Um grande abraço flor!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, Cath!
    Já ouvi falar desse livro, e confesso que fiquei bem curiosa sobre ele. Mas o Bullying tem sido tão abordado - mesmo que superficialmente - que eu nem me animei muito com a leitura, pelo menos não naquele momento.
    Agora lendo a sua resenha, tornei a ficar curiosa e estou pensando seriamente em ler. Já que ele parece abordar o assunto de maneira mais profunda e realista.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?

    Eu li esse livro já faz alguns anos e gostei bastante. É uma história bem intensa e passa uma mensagem muito importante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo