Resenha: Extraordinário - R. J. Palácio

18:05


"Não julgue um garoto pela cara"

 

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Auggie tem 10 anos e é um garoto comum, pensa, sente e vive como as crianças de sua idade, mas o rosto de Auggie não é tão comum assim. Ele nasceu com uma deficiência facial e apesar de ter feito inúmeras cirurgias para consertar cada parte de seu rosto, as pessoas ainda o encaram como se ele fosse um "monstro" e crianças saem correndo quando o veem na rua.

Auggie mora com a mãe, o pai e sua irmã, Via. São as pessoas mais amorosas do mundo com o garoto e estão sempre lá para apoia-lo. Auggie nunca frequentou uma escola antes, mas sua mãe resolveu que esta na hora de ele entrar para o quinto ano, e assim, ele enfrentará novos desafios, novas pessoas, uma nova rotina.
"Eu sou assim sempre. Eu estou sempre chorando, chorando, chorando. Eu não preciso ser forte o tempo todo."
O livro é narrado em primeira pessoa, divido em oito partes, a maioria narrada por Auggie, mas outras são narradas por pessoas que convivem com ele e tem sua parte na história dando sua opinião sobre o garoto e como é conviver com ele.

É uma leitura super rápida e simples, mas que na minha opinião, pode mudar a vida e a forma de pensar de muitas pessoas, assim como mudou a minha. Enquanto lia esse livro, chorei muitas vezes. Auggie é um garoto muito agradável apesar do seu rosto diferente e minha vontade era de entrar no livro e poder abraça-lo.
 "É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante!"
A autora soube nos conquistar desde a primeira página, com pequenos capítulos e personagens super bem escritos. A narrativa é super gostosa de acompanhar e quando o livro termina, a vontade é de reler tudo de novo para poder conviver novamente com Auggie.

Apesar de nunca ter ido a uma escola antes, Auggie teve o apoio de sua mãe, pois ela dava aulas a ele em casa, e o garoto é muito mais esperto e inteligente do que aparente, o que nos faz gostar mais ainda dele.

É impossível não adorar a família do garoto, a mãe e o pai são pessoas maravilhosas e carismáticas, assim como sua irmã mais velha, Via. E adorei alguns dos amigos de Auggie, como Miranda (amiga de Via também) e Jack Will. É visível como as pessoas sentem dó dele, e apesar de conhecer alguns valentões ruins na escola, ele tem o apoio de seus amigos e família para se sentir melhor.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
Eu já imaginava que seria uma leitura válida, mas não imaginava tirar tantos proveitos assim, tantas lições e fechar o livro com uma visão diferente das pessoas e do mundo. Uma leitura que ensina ser gentil, compreensível e saber que ninguém é melhor que ninguém, mas principalmente, jamis julgar alguém pela sua aparência. Foi incrível o que aprendi com um simples menino que está no quinto ano.

Enfim, acho que é uma leitura super recomendada a todos, uma leitura que deveria ser obrigatória nas escolas, tanto no fundamental quanto no médio. Independente da idade, todos mesmo deveriam ler esse livro, muito válida. A simplicidade me conquistou e a história de Auggie me comoveu.

Sem dúvidas, mais um livro que me fez chorar horrores, mais um dos meus livros favoritos.

Poderá gostar também de

17 comentários

  1. Oi Catharina, tudo bom?
    Extraordinário foi uma das minhas melhores leituras em 2013. O livro ensina tantas coisas boas e faz refletir sobre diversas atitudes. Sem contar que o Auggie é um protagonista maravilhoso e cativante. Sempre que posso eu indico esse livro para as pessoas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Auggie é uma criança muito encantadora, ele vence qualquer barreira pra mostrar que o defeito facial dele não afeta nada em sua personalidade. Livro maravilhoso, super recomendo para todos!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. quase comprei esse
    mas julguei pela capa
    ótima resenha eu amei
    bezo
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha ♥ Esse livro parece tão legal! E estão lançado outro, não é? Alguma coisa a mais. Bem, parecem ambos interessantes.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse livro recentemente,
    mas ainda não tive tempo para lê-lo, estou ansiosa para lê-lo...
    Só leio elogios a esse livro e ele encabeça minha lista de próximas leituras.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro a tanto tempo parado na estante que me envergonho de dizer que ainda não consegui lê-lo
    Acho que vou tentar coloca-lo na frente na lista de leituras, estou precisando de um livro que me faça chorar um pouco!

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler esse livro, consegui de troca ainda com a capa branca e ele está ficando sempre para depois quando pego algo para ler. Vamos ver se agora que vai virar filme, eu leia de uma vez! Tomara que eu goste também. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cataharina, tudo bem?
    Este livro é leitura obrigatória para qualquer um. Eu li e amei muito!
    Também tirei muitas lições dele, e fico feliz que você também.
    Ele é extraordinário mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. eu achei o livro interessante pelo fato de fugir um pouco dos esteriótipos de corpos belos e trazer um pouco de representatividade na literatura.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Até hoje me pergunto porque demorei tanto pra conhecer August, esse livro é daqueles ficam na gente pra sempre.
    Auggie é encantador e singular.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie, Cath!
    Nunca li o livro. Eu até estava com vontade ano passado por conta dos inúmeros elogios que o pessoal sempre despejava sobre, mas então em janeiro criei o blog e tudo ficou uma loucura. Muitas leituras a serem feitas, em especial dos parceiros. Mas ainda pretendo ler Extraordinário porque todo mundo fala sempre muito bem, ainda não vi uma crítica negativa!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina!
    Este livro se tornou meu favorito facilmente!
    Concordo totalmente com vc que é uma leitura recomendada a todos, que deviam ser lidos nas escolas!
    Auggie é encantador, extraordinário!!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é o mais amor de todos os livros do mundo, sério. O enredo é bem simples, a narrativa é muito gostosa e os personagens são apaixonantes. Como eu chorei quando li esse livro, viu?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cath! Eu ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas sempre vejo a forma emocionada como os leitores falam dele, parece ser uma história tocante e para refletir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu li e amei esse livro, chorei demais com a história e aprendi muito. Esse é aquele livro que você lê e indica para todo mundo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Catharina, estou para ler este livro há muito tempo, mas nunca consigo. Na verdade, meu desejo não era muito grande, então acabava sempre deixando-o de lado. Mas depois da sua resenha vou dar mais atenção a ele! <3

    ResponderExcluir
  17. oi, tudo bem?
    concordo demais! esse livro é lindo, incrível, perfeito, e deveria ser leitura obrigatória para todos os jovens.
    Apesar da linguagem fácil e infantil, ele passa uma mensagem tão linda e profunda, que é impossível não nos apaixonarmos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também