Prisma Literário: Resenha: Os Dias Voláteis - Marcelo Rua

Resenha: Os Dias Voláteis - Marcelo Rua

Romance da juventude Brasileira

Sinopse:
O livro é intitulado "Os Dias Voláteis”, por se tratar de um período muito volátil de nossas vidas, que é a transição da juventude para a idade adulta. O protagonista, Carlos Manfredo Júnior, às vésperas de completar a maioridade, vê-se a frente de um período de sua vida que irá marcá-lo profundamente, um período de muitas transformações e descobertas e que, apesar de seu caráter de transitoriedade, deixa marcas profundas e um rastro indelével em nossas memórias em um torvelinho de emoções. E, em meio a todas estas questões próprias da juventude, ele se vê dividido entre a amizade e o bom senso, da fidelidade a um amigo ou a supervisão e admoestação paternas e a jovem de personalidade forte que carrega consigo vários segredos ou a menina que é um completo mistério para ele, a qual deseja ardentemente encontrar que pode ser a resposta a todos os seus anseios mais profundos e desejos mais secretos. A partir daí vários conflitos envolvendo Carlos e outros personagens irão se deflagrar em sua jornada pelo autoconhecimento, abordando vários temas: a influência marcante dos amigos nessa época, o primeiro emprego, abismo entre gerações, drogas na escola e gravidez na adolescência. Tudo acontece em um ritmo vertiginoso, pois os dias parecem acelerar sua marcha com a conclusão de diversos acontecimentos, revelando o epílogo para todos os personagens e conduzindo a um final inevitável para o nosso protagonista.
*Livro cedido pelo autor para resenha.

O livro Os Dias Voláteis do autor Marcelo Rua irá nos contar a rotina de Junior, um garoto no auge de sua adolescência, que está quase em sua fase adulta. Então, narrado terceira pessoa, o autor nos apresenta os conflitos de Junior, as dúvidas, os problemas e seus sentimentos, tudo isso de uma forma bem simples e fácil.

A narrativa consegue nos apresentar muito bem o protagonista da história e suas emoções nessa fase tão difícil e complicada, nos mostra também seus medo e seus desejos e anseios por uma garota que ele acha um tanto misteriosa.
O livro nos leva a reflexão em muitos momentos, sobre nós mesmos e as pessoas ao nosso redor, o que achei super interessante na obra.

Nunca tinha ouvido falar do livro antes, nem do autor. Encontrei por acaso e então, fechei uma parceria, logo o livro estava aqui em casa e confesso que tive um certo receio de ler, não sei bem porquê, imagino que não estava no clima para este tipo de leitura. Mas logo o livro me prendeu e me deixou super curiosa pelos acontecimentos e respostas para as dúvidas de Junior. Um adolescente super inspirado em alguns que realmente encontramos na vida real, muito legal isso.



O livro corre com acontecimentos bem legais, porém, o problemas é que o autor em alguns momentos deixou a desejar, ele tinha uma premissa incrível nas mãos, e não soube aproveitar muito bem, mas o livro consegue sim ser bom justamente por conta da premissa que ele nos apresentou. A adolescência. Como um jovem se sente na sociedade de hoje em dia e tudo mais, com certeza muito irão se identificar com a historia, principalmente em certos assuntos, como "sexo", "amizade", "trabalho" e "rotina".

A diagramação não está tão ruim, mas poderia melhorar, a capa é bem legal, mas também poderia melhorar, porém, nada que afete a leitura, muito poucos erros, nada que uma nova edição não melhore.

Muito obrigada ao Marcelo por me proporcionar a leitura super agradável e ter fechado a parceria com o blog, espero que tenham oportunidade de lerem a obra.

9 comentários:

  1. Eu curti a capa, mas como você mesma escreveu, poderia melhorar. Gostei do proposito do livro dito ai na resenha, e principalmente pelo nome do protagonista (Junior). Marcelo Rua, já ouvi falar desse escritor não tem muito tempo, espero poder ler obras dele em breve.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir
  2. Oi Catharina, adorei a resenha, mas q nem vc ficou, tb fiquei com receio d ler, mas é lendo essas novidades diferente do q estamos acostumados é que descobrimos leituras incríveis não é mesmo?
    Bjos

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  3. Parece legal, gostei do post :D
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Não conhecia o livro e gostei da sinopse a capa do livro me chamou a atenção quem sabe um dia eu leia :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    nossa tb não conhecia o livro, mas a sinopse me chamou atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!! Muito legal!!!! Retrata bem essa fase de transição entre a adolescência e a vida adulta pela sinopse, muito interessante!!! bjs!!! Te seguindo!!!
    http://bibliotecariasprendadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro e gostei de saber mais sobre ele :)
    O seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a vir conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros sobre adolescentes. Pena que o autor não conseguiu aproveitar bem o que tinha em mãos.
    Também não tinha ouvido falar dele, mas gostei da capa.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Com certeza esse é um dos livros que nos causam emoções variadas durante a leitura, amei conhecer os sonhos, as dificuldades e as dúvidas de Carlos, nosso querido protagonista, apesar de ser um livro adolescente, ele é diferente dos tradicionais e bem divertido

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo