Prisma Literário: Resenha: Lições de Amor - Ali Cronin

Resenha: Lições de Amor - Ali Cronin



Sinopse: 
Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra.
Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela. 
Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

Este é o quarto livro que compõe a série Garota <3 Garoto. Desta vez, quem vai narrar a sua rotina e seus casos amorosos, será Donna, que está no terceiro ano do colegial, junto com seus amigos - Ash, Ollie, Sarah, Jack, Rich e Cass. Donna começa o livro dizendo que já não aguenta mais olhar em volta e ver que todos tem alguma relação amorosa, até mesmo seu pai que é divorciado de sua mãe, está agora namorando Barbie, uma mulher muito mais nova que ele, e realmente insuportável.
Quando Donna está prestes a repetir de ano, por causa de suas notas, que estão deploráveis principalmente em inglês, ela corre atrás de um professor particular e assim, acaba conhecendo Will, um garoto que aparenta ser poucos anos mais velho, e tem uma sabedoria incrível e uma maturidade admirável.


"Fui para cama me sentindo abatida, rejeitada e triste. Claro, eu não tinha nenhum direito de me sentir rejeitada. Mas me sentia. Estava com tanta saudade que chegava a doer, literalmente. Fiquei deitada, encolhida, porque a dor no estômago que a falta dele provocava me deixava com a sensação de que, se eu ficasse reta, quebraria."

Donna é uma personagem que gostei muito, pois apesar de não distribuir sorrisos por ai, ela se importa com as pessoas, e me identifiquei muito nessa parte de sua personalidade. É muito bom também ver de perto a relação que ela tem com o pai, afinal, não é legal para uma garota de 18 anos ter convivência somente com o pai, mas na minha opinião, ela levou isso de forma bem matura. 

Até agora, esse foi o livro da série mais diferente, pois podemos ver que Donna não é a mais "mimada" no grupo, nem a mais gentil, e mesmo assim, os amigos gostam dela do jeito que é, apesar de alguns momentos gerar alguns conflitos, mas bem normal, coisas que acontecem no dia a dia com todos os grupos de amigos. 


"Claro que rir muito não significa necessariamente felicidade - existe uma linha tênue entre rir histericamente e chorar com a mesma intensidade, e no passado transitei entre um estado e outro em questão de segundos - mas eu estava realmente feliz. Tipo, ninguém é feliz. Todo mundo só leva a vida."

A história vai desenrolando de formal calma e clara, até que chega um ponto em que algo é revelado sobre o Will e o livro da uma reviravolta muito legal e que nos deixa com a pulga atrás da orelha, me deixou bem aflita, não sabia se Will ou Donna merecia a razão. Enfim, não vou entrar em mais detalhes, se não será spoiler e eu serei apedrejada.

A diagramação do livro está linda, assim como todos os outros da série, amei a capa. Aliás, as capas dessa série são muito lindas, além de simples são bem feitas. Adorei. Não encontrei erros ortográficos, pelo que me lembre.
É uma leitura extremamente rápida e sem acontecimentos chocantes. Fala abertamente sobre assuntos como sexo na adolescência, como todos os outros livros da série, o que acho interessante, pois é um assunto que deve sim ser discutido e a autora retrata de um jeito totalmente inspirado na realidade.

Recomendo bastante, uma leitura leve, porém, interessante e divertida.

Resenhas dos outros livros da série:
Nada é Para Sempre
Dizem Por Aí
Três é Demais



7 comentários:

  1. Já ouvi falar nessa série mas nunca tinha lido nenhuma resenha de nenhum livro rsrs. Não sei se leria agora, talvez mais tarde... gostei da resenha :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, por isso nunca se deve comprar pela capa ashuashu, acredita que quase comprei Dizem por aí?
    Pois é, agora que sei que é uma série, aliás, nem tinha pesquisado nada a respeito e não sou fã de séries o.O
    Adorei sua resenha e por mais que não goste de série, acho que apostaria nesta =D.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro ainda dessa série, mas tenho curiosidade Rrsr
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tô super a fim de ler essa série, todo mundo fala bem. Sábado, no Clube do Livro Saraiva, aqui no Rio, a menina comentou assim: "Will é um problema. Toda vez que aparece um Will, ele é fofo, romântico, de suspirar". Quando li aqui, logo me lembrei disso e comecei a rir. rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma serie que não tenho vontade de ler. Acho que mesmo sendo com personagens diferentes se torna muito repetitiva.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. OOi , tudo bem ?
    OMG que capa maravilhoosa já me deixou uma curiosidade dessa história hauhau , acho que será bem legal descobrir um pouco sobre a carreira e seus obstáculos :3 Não sou muito de ler séries * prefiro livro único * mas acho que esses talvez leia haha , espero gostar da leitura *--*
    Linda resenha <3
    Beeijos !
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho ouvido falar muito bem dessa série mas ainda não li nenhum dos livros. Na verdade não gosto de ler séries que não estejam completas e evito ao máximo séries muito longas, afinal são tantas possibilidades de leitura que eu acho um desperdício investir um tempo muito grande em uma única série de liros a não ser que ela seja muito legal, e para saber isso é preciso aguardar até o último livro ser publicado; além do mais algumas séries começaram a ser publicadas aqui no Brasil e depois as editoras acabaram desistindo das continuações o que é muito frustrante para quem lê os primeiros livros e não consegue completar todos.
    De qualquer forma vou ficar de olho nessa série e continuar acompanhando o lançamento dos próximos livros.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo