Prisma Literário: Resenha: Ela Prefere as Uvas Verdes - Jader Pires

Resenha: Ela Prefere as Uvas Verdes - Jader Pires


Histórias de perdas e encontros



Sinopse:
Para conquistar os leitores, os autores de contos precisam dominar a ciência da estrutura e do estilo, de modo a não inserir em sua narrativa detalhes que não sejam essenciais. É com essa precisão que Jader Pires tem conquistado fãs pela internet e agora publica seus contos no livro Ela prefere as uvas verdes. As treze histórias presentes no livro estão repletas do cotidiano, por onde desfilam personagens das mais variadas origens: um vendedor de crack, um político, um casal de idosos e um mágico de circo. As angústias e alegrias experimentadas por todos esses personagens – e que também são nossas – são expressas em situações fortes e incisivas, mas por vezes bem-humoradas, que aproximam o leitor da trama, sem deixar de fora nenhum detalhe. Em Ela prefere as uvas verdes, entramos em contato com personagens em momentos surpreendentes de suas vidas. Momentos em que as perdas e os encontros trazem profundas transformações.
*Livro cedido em parceria com a Editora Empíreo para divulgação. 

O livro Ela Prefere as Uvas Verdes nos trás 13 contos, todos escritos pelo Jader Pires, a maioria narrado em terceira pessoa. Os contos são bem variados, alguns chegam até mesmo a ser um pouco eróticos, e com umas palavras bem chulas, então para quem não gosta de livros assim, não recomendo este.

Eu particularmente não vejo problema algum em ler livros assim, mas em alguns momentos, achei um pouco de exagero nas palavras, isso me incomodou um pouco.

Outros contos são gostosos e fácil de ler, nos distraindo bastante. Então, não é uma leitura para se emocionar ou coisa do tipo, somente para passar o tempo, nada mais. Eu pelo menos não tirei nada de reflexão do livro e acredito que foi feito na intenção de ler para passar o tempo, como eu disse antes.
Nunca tinha ouvido falar no autor antes, aqui diz que ele era jornalista e já escreveu na Revista da Cultura e hoje edita e escreve no site PapodeHomem, que também nunca tinha ouvido falar.
"Pessoas que estão comprometidas sabem que a relação tem seus altos e baixos, que há as fases de dengo e de contato quase glacial."
Foi bem legal conhecer o trabalho e a escrita de Jader, ele escreve bem, não encontrei nenhum erro ortográfico pelo que me lembro. Este é o segundo livro lançado pela Editora Empíreo, que é parceira do blog. A diagramação está bem legal, só não gostei da capa, mas o livro por dentro está muito bem feito, com folhas de ótima qualidade e a fonte de um tamanho ideal.
"Ninguém queria ver o final feliz dos outros enquanto o seu estivesse tão distante."
É uma leitura incrivelmente rápida, pois o livro é bem fininho mesmo, com 158 páginas, da para ser lido em um dia facilmente, e a narrativa ajuda bastante, já que não é um livro que precisa se pensar muito. Li no caminho para o trabalho, indo e voltando.
"Conhecia aquela dor. Mas quando o sorriso é contra a vontade, é pior. Quando o sorriso é contra si, a dor é bem maior."
Eu gosto sim de livros de contos, mas acho que esse não fez muito o meu estilo, com certeza irá agradar mais uma pessoa com um gosto mais diferenciado do que o meu. Então recomendo que arriscam sim a leitura e espero que gostem bastante.


4 comentários:

  1. Ola! Conheci seu blog através do facebook e ja estou amando! Estou te seguindo também!

    Se quiser passar la no meu cantinho também sera super bem vinda.
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Olá, vi seu blog numa promo e vim conhecer, já de cara me espantei com esse livro, nunca tinha ouvido falar. Sempre bom conhecer livros novos.

    Seguindo. :)

    Beijos, Thay.

    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi .
    Adorei a resenha , já li o livro gostei mas esperava um pouco mais dos contos :/
    Mas mesmo assim a diagramação da Empíreo está linda e novamente mando parabéns para eles !
    Em breve vou fazer resenha desse livro no blog :3
    Beeijos !

    ResponderExcluir
  4. fiquei curiosa para ler esse livro, nao so pela capa, sinopse e resenha. mas porque gosto de livros desse tipo.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo