Prisma Literário: Especial Dia da Literatura Brasileira

ads

Especial Dia da Literatura Brasileira



Olá, pessoal.
Tudo bem? Hoje além do Dia do Trabalhador é também o Dia da Literatura Brasileira e claro, não poderíamos deixar de homenagear esse dia aos livros nacionais.
O grande foco do blog ultimamente a Literatura Brasileira, por conta das editoras e autores parceiros. Hoje vou apresentar para vocês os meus livros e autores nacionais favoritos.

Autores Nacionais

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte e três milhões de exemplares até 2012) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor da série Os Karas, de O fantástico mistério de Feiurinha e de A marca de uma lágrima, entre mais de 80 títulos publicados e ainda à venda até 2012.
Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos, SP, em 9 de março de 1942, onde se dedicou ao teatro amador, até se mudar para São Paulo em 1961 a fim de estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Morando então na capital, teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício. E cinco netos: Melissa, Beatriz, Júlia, Érico e Michelle. Atualmente mora em São Roque.


Pedro Bandeira foi o primeiro autor que tive contato de verdade, aqui em casa tem um quartinho com livros velhos, e quando vi A Marca de uma Lágrima resolvi ler já que não tinha nada melhor para fazer, desde então, é meu livro favorito até hoje. Depois encontrei aqui em casa também alguns livros da coleção Os Karas, e simplesmente vivi junto com os personagens. Foi esse autor que me fez criar o gosto pela leitura, muito títulos dele são maravilhoso e estarei relendo sempre. Só tenho que agradece-lo por me mostrar o maravilhoso mundo da leitura.

Paula Pimenta


Iniciou o curso de Jornalismo mas formou-se em Publicidade pela PUC. Em seguida, foi morar em Londres, onde estudou escrita criativa. De volta ao Brasil, trabalhou em marketing e escreveu poemas,e depois suas crônicas. Seu primeiro livro, a coletânea de poemas Confissão, foi lançado em 2001, com edição bancada pelo seu pai. Mas o sucesso veio apenas em 2008, quando a divulgação boca-a-boca entre os fãs transformou o romance adolescente Fazendo meu filme num best-seller.As aventuras da jovem Estefânia Castelino Belluz, a Fani, personagem principal do livro, ganharam três continuações. Juntos, os quatro livros venderam mais de 100 mil exemplares até 2012 .


 Encontrei um livro da Paula em uma biblioteca que frequentava, nunca tinha ouvido falar, mas quando vi as capas, na hora quis ler, já li Minha vida Fora de Série 1 e 2 e todos os Fazendo Meu Filme, foram emprestados mas pretendo comprar para ter na minha estante, pois com certeza irei reler muito ainda. Minhas séries favoritas e ela é uma autora incrível, que nos prova que a literatura brasileira pode ser tudo de bom.


 Livros Nacionais

 

 Série Fazendo meu Filme


Acho que todo mundo conhece ou já ouviu falar dessa série, é simplesmente maravilhosa, sou apaixonada por todos os livros, por todos os personagens, pelas capas e tudo tudo, tem um desfecho incrivelmente bom, e o enredo é sem palavras. Sério, não tenho nem palavras para descrever meu amor por essa série.


Série Minha Vida Fora de Série


Li o primeiro antes mesmo de terminar o Fazendo Meu Filme e me apaixonei, é uma série fora de série mesmo, porque... não tem nem o porquê, só sei dizer que é espetacular. Simplesmente amo e recomendo muuuuuuito.


Menina Nina


Ahhhh, o primeiro livro que me fez chorar, que destruiu meu coração. Como poderia faltar? Gente, esse livro é lindo lindo, eu sou e fui criada pela minha vó e o livro retrata o relacionamento de Nina e sua avó, desde o seu nascimento. É maravilhosamente fantástico e dá para ler em 10 minutinhos, mas me marcou para vida toda.

Os Karas


Minha infância se resume nesses livros. É uma edição bem antiga essa, igual as que li, tinha só alguns dos livros em casa então peguei o resto na biblioteca e é uma série fantástica, engraçada, gostosa, legal e cheia de aventuras e mistérios. A Edição que está vendendo nas livrarias, além de cara, não é tão bonita e e original quanto está.


Mais alguns do Pedro Bandeira, li um monte, mas esses foram os que mais gostei e me marcaram, alguns ainda tenho apesar de estarem em estado de decomposição hahaha. Eu não preciso nem colocar A Marca da Uma Lágrima (porque esqueci) porque vocês sabem o quanto amo e amo e amo este livro, é o meu favorito dele.


Bicicletas e Tulipas


Gente, esse livro é muuuuito legal, é uma delícia de ler e saber mais sobre o intercâmbio da autora, maravilhoso. Adorei ter essa leituras e guardo o livro com muito carinho.

Do Outro Lado do Muro


A autora me mandou o livro de parceria, li a pouco tempo e adorei, é simplesmente lindo e maravilhosa esse livro, a história dele foi muito bem pensada e escrita, adorei tudo nele.


Então é isso, tenhpo muuuitos livros que adoro, mas se colocar todos vocês irão ler este post até amanhã. Esse são somente alguns me marcaram. Espero que gostem e comentem se já leram ou ficaram curiosos.

Beijos, feliz dia da Literatura Brasileira.
Beeeeeijos.

11 comentários:

  1. Achei o máximo você citar o Pedro Bandeira. Sou uma grande fã das obras dele e ano passado eu tive a oportunidade de conhece-lo, conversar e meu grupo de música do curso tocamos uma música para ele! Ele é um amor de pessoa. Parabéns a todos os escritores brasileiros.
    Beijos!!!
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, queria eu ter tido essa oportunidade, imagino a pessoa maravilhosa que ele é hahaha
      Que bom que gostou ;)

      Beijos.

      Excluir
  2. Muito bom o post!
    Não sabia que hoje era dia da literatura brasileira!

    Beijos
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, adorei! Além da homenagem pelo dia da Leitura, foi bacana conhecer um pouco sobre o Pedro Bandeira.

    ResponderExcluir
  4. Autores brasileiros q eu gosto são: Rubem Fonseca, Moacyr Scliar, Murilo Rubião, Lígia Fagundes Telles, Jorge Amado (tem oitros, mas não lembro agora). A maioria conheci por causa da Coleção Pra Gostar de Ler. Então tá aí um comentário q se encaixa perfeitamente no seu post, indicando autores e uma coleção nacional, pra quem estiver interessado.

    ResponderExcluir
  5. Adoro os autores brasileiros de atualmente como a Paula Pimenta que você citou e a Keila Gon autora de Cores de Outono e a Tais Cortez autora de Golfinhos e Tubarões!
    Beijos
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro "Fazendo Meu Dilme"! É muito bom mesmo! Paula Pimenta me surpreendeu!
    Os autores brasileiros estão, cada vez mais, se destacando no mercado! Ainda bem!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  7. Caraca, Pedro Bandeira!!!
    Os Karas me marcaram muito, mas todos os livros dele passaram pela minha infância! Realmente um autor excelente. Gosto muito da Paula também
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pedro Bandeira fez parte da minha juventude, até me deu vontade de reler "Os Karas", eu adorava aqueles livros. *--*
    Obrigada por me fazer recordar ótimos momentos da minha vida hehehe

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Catarina!
    Tem muitos autores nacionais que eu adoro!
    Pedro Bandeira marcou minha infância completamente, principalmente com a coleção Os Karas!
    Paula Pimenta é muito fofa e eu gosto bastante dos seus livros.
    Queria citar a Carina Rissi, uma autora maravilhosa!

    Beijos
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  10. Oi !
    Adorei o post , acho que a maioria não sabia que era dia da literatura nacional rs :)
    Conhecia todos os autores , mas nunca li nenhum livro deles :(
    Adoro os desenhos do Ziraldo e sempre assisto o menino maluquinho haha :)
    Beeijos !
    Um Grande Vício Literário *-*

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo