Prisma Literário: Resenha: Do Outro Lado do Muro - Marisa Rezende

ads

Resenha: Do Outro Lado do Muro - Marisa Rezende



"É possível ao amor humano transcender à esfera física,torna-se etéreo e o tempo linear?"


Sinopse:
É possível ao amor humano transcender à esfera física, tornar-se etéreo e o tempo linear? De um lado, tem-se Alyna, menina humilde tocada pela genialidade musical que cria seu universo num piano imaginário; de outro, Chris, adolescente alemão igualmente sensível, porém, de família poderosa. Vidas que se cruzam indo além do previsível e criando através da própria história de amor outra de amizade incomum entre jovens de nacionalidades distintas numa casa de veraneio à beira mar. Anos 1980 na praia de Itaúna, tempo de férias e feriados inesquecíveis: sol, surf, cumplicidade, luaus, rock, namoro, sexo e romantismo. Então, a magia que os une experimenta o caos: revelações, proibições, tragédia. Experiências espirituais – ou devaneios? O que deveria ser para sempre tem um fim, mas não termina... A enigmática Alyna refugia-se em Londres e quando retorna ao Brasil é obrigada a enfrentar o passado; e, enquanto seus mistérios são desvendados, descortinam-se outros tantos que nem supunha existir.
*Livro cedido pela autora para resenha.

 O livro conta a historia de Alyna, desde que era apenas uma garota de 11 anos até os dias atuais onde já tem seu emprego como Jornalista, muito bem sucedida e mora em Londres, apesar de ter nascido e morado no Brasil.
Seus amigos querem fazer uma viagem para o Brasil, mas Aly não está muita á vontade, pois lá passou por muitas coisas, é o lugar onde tem diversos segredos de sua vida, mas acaba que Aly vai com eles. E lá seus amigos percebem o quanto Aly foi marcada pelo seu passado, o porque hoje é uma pessoa que não se entrega de verdade para nenhum homem.
"O tempo é algo estranho: se passa lentamente, conduz-nos a expectativas, por vezes, exageradas; se passa rápido, vai deixando para trás até mesmo coisas que consideramos importantes. As lembranças cada vez mais distantes abrandam sensações de toda natureza, sejam elas fortes ou não."

Quando criança, Scarlett, uma cliente de sua mãe, apresenta suas filhas e logo Aly e elas se tornam amigas inseparáveis. Até que conhece Christian - irmão das meninas e filho de Scarlett - um garoto lindo, simpático e atraente. Logo no primeiro momento os dois sabem que foram feitos um para o outro, mas a diferença de idade, a classe social e diversos fatores tentaram impedir esse amor.



Do Outro Lado do Muro é um livro simplesmente lindo. A história que a autora nos trás é maravilhosa e incrivelmente triste, apesar de, o final, na minha opinião, bastante realista.
Não sei nem por onde começar...
A narrativa é escrita em terceira pessoa, ficando sempre em Aly, a protagonista da história, é leve e fácil de acompanhar. Todos sabem que sou meio chata para narrativas em terceira pessoa, sempre prefiro o livro em primeira pessoa. Mas algumas pessoas simplesmente nasceram com o dom da escrita e conseguem me conquistar com sua narrativa, e foi isso que aconteceu.

"A partir desse instante, o passado só tem duas finalidades: fazer-me sorrir ou consertar o presente."

Marisa soube escrever de uma forma praticas, porém, quase poética, bem diferente do que leio, mas, calma pessoal, nada difícil como os clássicos que vemos por aí, é simplesmente apaixonante.
O enredo da história é um romance muito lindo, não esperem nada além de romance e um pouco de drama, se querem uma leitura ROMÂNTICA, acharam o livro certo. Eu particularmente amo romance, é meu gênero favorito, então, sou suspeita.
Não imaginava gostar tanto do livro, pensava que seria somente mais uma leitura, mas me enganei, e fico muito orgulhosa de ver como a literatura nacional, hoje em dia, está simplesmente maravilhosa, a cada livro que leio, tenho mais orgulho de nossos livros. É muito bom honrar e ter o prazer de apoiar a leitura nacional.
Os personagens são cativantes e bem escritos, única coisa que achei meio desnecessário é a quantidade de personagens, apesar de que todos tiveram sua função, mas em alguns momentos me perdi, confundindo um com o outro, talvez porque alguns tinham os nomes muito parecido, mas, nada que afete a leitura.

"Muitas escolhas você terá que realizar em sua vida e nem todas serão as que te deixaram feliz."

Adorei também as referências de músicas que a autora fez, principalmente quando citou que Aly era fã de Green Day, fiquei muito feliz, adoro quantos é citado no livro algum artista, música, filmes ou banda que gosto. Legião Urbana também foi citado e amei ver o nome deles nesse livro.

O final do livro é super agradável e bonito, e o que acontece em um ponto da história é muito triste, apesar de que, como já citei, achei realista, uma coisa que pode acontecer com todos, se pararmos para pensar, e eu sempre penso nisso, mas enfim, o final compensou e me agradou.
É uma leitura com bastante reflexão, sobre família, conceitos, namoro, futuro, presente, amizades e diversos outros assuntos, muitas frases bonitas.

Bom, preciso nem dizer que recomendo o livro, só leiam. Não irão se arrepender. Parabéns a autora pela maravilhosa obra, foi um prazer fechar a parceria.

12 comentários:

  1. Oi,
    Eu gosto de ler romances, então o livro me agrada.
    A história parece ser bem interessante e envolvente.
    Quero ler.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também prefiro livros com a narrativa em primeira pessoa, não curto tanto assim em terceira rsrs. Parece ser um bom livro, leria se tivesse oportunidade; ótima resenha!
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. 11 anos? Meu Deus! Que vida agitada para uma menina tão jovem.
    Fiquei curiosa quanto ao livro e sua mensagem final. Se te emocionou, então deve ser bom!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  4. Oi Catharina!
    Já tinha ouvido falar desse livro, lendo umas resenhas dele, mais nunca tive muito interesse em lê-lo. Gostei muito da sua resenha :)

    Beijos!

    Fernanda | Imaginação Literária
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/ (Passa lá ^-^)

    ResponderExcluir
  5. Oi cat!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei encantada com a forma que você o descreve.
    Tem tanto carinho e cuidado que não tem como se apaixonar..
    Romance também é meu gênero favorito! Vou pesquisar mais sobre o livro e adquirir o meu!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro no ano passado e gostei sim da história. Ficou ótima sua resenha, soube colocar seu ponto de vista sem contar demais e mostrou bem a vida da protagonista com sua agitação no trabalho, na vida real e na passada que foi sofrimento demais coitada.

    bjs flor.

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  7. Chorei com a história só de ler a sinopse, sério. Me lembrou muito "Um Conto do Destino", não é exatamente a mesma história, mas o conceito do romance é o mesmo, e acho simplesmente maravilhoso. Quero muito ler!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Já conhecia o livro, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, sua resenha de certa forma já me tocou, histórias assim me conquistam, outro ponto são as músicas que autora menciona na obra, gosto quando o autor faz isso, a leitura fica até melhor.
    Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia a autora, nem a obra, mas preciso confessar que apesar de adorar romances, esse enredo não me chama muito a atenção =[
    Talvez eu desse uma chance para a leitura por causa de seus comentários bons sobre ela, mas acho que não o leria neste momento.
    Ótima resenha e fico feliz de saber que você curtiu o livro! Autores nacionais merecem todo o reconhecimento do mundo!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu se visse o livro na livraria não pararia para conferir, mas ao ler sua resenha achei muito interessante. Gostei muito da parte que traz música, é ótimo quando os autores inserem isso no enredo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu já tinha visto esse livro em outros blogs, mas não sabia muito sobre a história. Eu gosto bastante de romances realistas e a história desse livro é interessante. Ah, já curti porque citam Legião Urbana e Green Day <3
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá minha linda, tudo bem??
    Eu nunca tinha ouvido falar neste livro e pela capa realmente eu não perceberia ele... porém vim aqui conferir essa resenha maravilhosa, empolgante e que até me cativou... fiquei bem interessada na leitura dele... parece-me um romance bem gostoso de ler... que nos traz algum tipo de reflexão e ensinamento... adorei saber também que é um livro nacional... fiquei mais interessada ainda... xero!!!

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo