Prisma Literário: Ler romances torna você uma pessoa melhor

Ler romances torna você uma pessoa melhor

 

 

 

 

"Deixa você com a cabeça mais aberta, sem preconceitos."

Foi o que concluiu um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto. Eles dividiram 100 pessoas em dois grupos: um deles teve de ler histórias de ficção, de autores como Wallace Stegner e Jean Stafford, enquanto outros leram ensaios sobre ciência, beleza, literatura ou comportamento (de autores como Freud ou Burroughs).



Depois, todos passaram por testes psicológicos para medir quanto gostavam (e precisavam) de certezas e estabilidade. Tiveram de dizer, por exemplo, se concordam pouco, muito ou nada com afirmações do tipo “eu não gosto de situações incertas” e “eu desgosto de questões que têm várias respostas diferentes”. E, olha só, quem havia lido os romances parecia mais aberto à ambiguidade e incertezas.

É que ler romances faz você entrar num outro mundo – e abre sua cabeça. Aí você conhece e questiona outras realidades, mas sem a necessidade de tomar decisões, de ter certezas sobre questões polêmicas. “O leitor pode até pensar como pessoas que ele nem gosta. Você pode simpatizar com Humbert Humbert, de Lolita, não importa quão ofensivo alguém pode achá-lo”, explica  Maja Djikic, autor da pesquisa. “O leitor pensa através de outros eventos, sem se preocupar com urgência e permanência, e, então, pensa de jeitos diferentes do que até ele mesmo está acostumado a pensar – e isso produz um efeito que abre sua mente”, conclui.

11 comentários:

  1. RSRSR AMOOO romance!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Somos duas, meu gênero favorito hahaha *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, adorei essa pesquisa. Ler sempre abre muitas portas, ver o resultado disso é o máximo, afinal a gente vê logo o quanto a literatura é importante. Adorei o post. E o blog.

    Um abraço,
    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Deve ser por isso que eu sou essa pessoa maravilhosa, rs, brincadeira.
    Poxa, que pesquisa mais interessante. As pessoas deveriam ler mais.

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiii.
    Adorei isso kkkkk
    Amo romances, sério, curto tudo quanto é tipo de livro, mas romance é o melhoooor s2
    Sooou extraordinária kkkk

    Lindo blog *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Cat :D

    Já tinha me dado conta disso à tempos, sabia? Você pode notar no seu cotidiano hehe As vezes você tá incerto sobre alguma coisa e pensa: Mas aquele livro me ensinou que se eu quiser mesmo devo ir atrás e... E acabamos que fazemos o que a gente acredita, e acreditamos no poder das palavras \o/

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei disso. Estou sempre me tornando uma pessoa melhor então, rs.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ler já dá uma grande ajuda à mente, rs. Adorei o post, isso é uma boa iniciativa para leitura.
    Seguindo o blog, beijos.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante. (SuperInteressante rocks!)
    Romance não é meu gênero favorito, mas já li muitos bem bacanas, apesar de que só ler livros mesmo já é uma grande ajuda, como o Wesley disse.

    casarvore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que ler qualquer livro nos torna melhores e pessoas mais interessantes. O livro não só distrai, nos entretém e nos leva para um mundo de fantasia, mas também nos instrui, melhora nosso vocabulário e nosso raciocínio e amplia o nosso conhecimento. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Que interessante essa pesquisa, nem poderia imaginar. Li que foi da Universidade de Toronto e logo lembrei do livro O inferno de Gabriel. kkk
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo