Resenha: A Seleção - Kiera Cass

08:39


Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
A Seleção o primeiro livro da trilogia distópica que nos narra a vida de America Singer,  uma jovem que vive nas casta Cinco com sua família, a casta é composta por artistas, assim como ela. America tem seu namorado secreto, Aspen, um trabalhador da casta Seis. Sua família não tem uma das melhores condições, mas nada tão grave quanto outras Castas. Em A Seleção, a sociedade é divida em diversas castas, sendo do 1 ao 8, dos mais ricos aos mais pobres.

America nunca quis ser princesa ou rainha, mas sua mãe sempre quis que ela tentasse entrar na Seleção, uma disputa que ocorre entre todas as garotas de todas as castas para selecionarem 35 candidatas em busca da coroa e de se casar com o lindo e famoso príncipe Maxon, então, America acaba se inscrevendo apenas por se inscrever imaginando que seu nome passaria batido, mas ela é selecionada.
"Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tinha ficado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás."
A Seleção era mais um daqueles livros que só li por curiosidade, imaginava que seria uma historinha bem chatinha, mas confesso que estava completamente errada. Adorei o livro do início ao fim e já estou com a continuação para ler.

Narrado em primeira pessoa, temos uma personagem muito bem constrída e diferente do que estamos acostumados quando se trata de mocinhas, America ao contrário do resto das meninas de sua idade, não quer estar no castelo, quer apenas continuar com a sua vida e seu namorado secreto, o único beneficio que vê de estar lá é a comida maravilhosa que servem a ela.
"Espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. Espero muito. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela."
A autora também consegue retratar bastante sobre o Estados Unidos e o surgimento do Estado Americano da China, e que assim foi divido em oito Castas, das classes ricas até as pobres. Envolve um pouco de história sim, mas de uma forma que é super interessante de saber e aprender. Foi uma narrativa completamente tranquila e gostosa, principalmente por ter sido narrada por America, conseguimos nos cativar super rápido com os personagens.

Temos sim um triângulo amoroso bem típico mas que eu particularmente também ficaria bem confusa de ter que escolher entre Aspen e Maxon, os dois são pessoas completamente diferentes, tanto em classe social como em personalidade, então vou esperar até o próximo livro para escolher em que time entrar. Maxon se mostra bem diferente do que America imaginou que ele seria, então se vê bem confusa e dividida.

Bom, a leitura é super recomendada para quem gosta de romances e distopias. Tenho certeza que a leitura agradará a várias idades. Não vejo a hora de ler o próximo e espero gostar tanto quanto o primeiro.
"Eu acreditava mesmo que podíamos lidar com a situação. Se planejássemos, sobreviveríamos ao impossível. Talvez eu fosse esperançosa demais. Talvez eu estivesse apaixonada demais. O fato é que realmente acreditava que nós dois alcançaríamos tudo o que quiséssemos de coração."

Poderá gostar também de

9 comentários

  1. Eu to com muita vontade de ler esse livro! A história parece ser muito interessante. Eu adoro universos distópicos e a capa é linda *-*

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia, você não vai se arrepender ;)
      Também gosto de alguns hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Amo A Seleção, A Elite e estou em grande expectativa para A Escolhida. #TeamAspen

    Beijos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começarei A elite amanhã e não vejo a hora de A Escolhida hahahha
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Catharina.
    Ai, eu li esse livro em duas noites heheh Não me aguentei de tanta curiosidade, é muito bom. Muito perfeito! A Elite, eu comprei e estou me segurando loucamente para não ler logo. Mas teve uma noite que eu quase não me aguento e li algumas partes kkk loucura, é bom demais esse livro.
    Adorei a resenha Cath.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li super rápido e até amanhã termino A Elite e te garanto que está muito bom hahahaha
      Loucura mesmo kkk ficou feliz que tenha gostado viu?
      Obrigada e beeeeijos.

      Excluir
  4. Oi!
    Gosto muito dessa série, mas acho a America muito enroladinha e indecisa desde o início do livro (e eu gosto mesmo de personagens bem decididas u.u). Juro que não aguento essa coisa que fica entre escolher Maxon ou Aspen. Mas mesmo assim eu gosto, o enredo é muito bom e tô ansiosa pro terceiro volume. :3

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh! Uma amiga minha me falou sobre este livro! Confesso que também pensei que seria uma histórinha chatinha, mas depois desta resenha mudei de ideia!! #AnsiosaPraLer ;p
    Bjss, adorei sua resenha ^^

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também