Prisma Literário: Resenha: Escola de um Destino - Sidney Santborg

Resenha: Escola de um Destino - Sidney Santborg



Sinopse:
Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modifi cá-los? Será que as más in fluências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.



*Livro cedido pelo autor para resenha.



O livro conta a história de quatro jovens que saíram do Nordeste para cursar uma escola técnica no Rio de Janeiro, para eles é tudo novo e diferente. Novos amigos, nova rotina e nova cidade. Todos eles tinham o mesmo objetivo, apenas estudar para ser alguém na vida, mas algumas coisas começam a ser alteradas com influências de pessoas envolvidas com o tráfico e a droga. É assim que dois amigos se perdem nesse novo mundo, enquanto os outros dois seguem os dias com o estudo e a dedicação.

A violência, o tráfico e as drogas estão por tosa parte no lugar onde moram, inclusive a pobreza, pois o bairro não é muito rico, mesmo assim, dois dos amigos continuam com sua vida enquanto os outros dois seguem o tráfico e as drogas.

A história poderia sim ser melhor desenvolvida, pois achei que tudo aconteceu muito rápido e foram poucas páginas, mas tirando isso, o livro me envolveu bastante e quis mais quando terminei.
O autor soube nos mostrar um mundo muito realista em terceira pessoa, em poucas e rápidas páginas que nos fazem refletir o que queremos para nossa vida. Nos mostra como o mundo lá fora é difícil e que temos de ser bem resistentes. A narrativa é super simples e nos coloca por dentro das favelas e da juventude.

O livro consegue sim nos passar muitas mensagens, em menos de 100 páginas e de uma forma leve mas que impressiona. Nos mostra que temos a escolha do bem e o do mal, que cada uma tem suas consequências.

Todo jovem deveria ler esse livro, deveria ser um daqueles livros que a escola nos faz ler. Super recomendado.
Parabéns ao autor parceiro do blog, desejo a ele muito sucesso e espero poder ler muitas obras escritas por ele. Adorei fazer a parceria com o autor e o livro veio com uma linda mensagem, que me fez refletir e quase chorar, agradeço muito pelo carinho, Sidney.

"De repente um grito de Marcos a fez olhar para trás. 
- Não... Ouça-me!! Eu te Amo!!"

"Os dias foram passando e a escola voltou à rotina, não mais calma, mas menos violenta, pelo menos no que diz respeito a bandidos de fora, porque internamente as coisas aconteciam como normalmente se via antes, pessoas sendo humilhadas, trotes e mais trotes etc."

8 comentários:

  1. Olá!

    Ótima resenha, adorei! :D

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Adoro livros que nos acordam para a realidade mundana. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto bastante e os autores nacionais pelo que vejo, estão focando bastante nisso.
      Beijos

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar esse livro e achei uma ótima escolha de leitura, é bom fugir do mais do mesmo. Tenho certeza que se você tiver a oportunidade de ler o mesmo livro daqui uns 10 anos, terá uma visão muito mais ampla do assunto e ele funcionará de forma totalmente diferente. Foi assim comigo em alguns livros que li com a sua idade e reli depois.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade hahaha
      Recomendo a leitura para todos... Obrigada pela dica kkk
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Catharina!
    Fiquei bem feliz que tenha captado as mensagens, pois realmente esse livro tem um objetivo, que vai além do entreter. Quero poder levá-lo às escolas e debater os assuntos abordados, pois os jovens hoje têm se deixado envolver e perdido as oportunidades que aparecem.
    Obrigado pela resenha e pelo carinho!
    Bjs linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, o livro passa uma bela mensagem, deveria passar nas escola, além de rápida é eficiente haha.
      Obrigada.
      Beijos.

      Excluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo