Prisma Literário: Resenha: Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler

Resenha: Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler




Sinopse:
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Em Por Isso a Gente Acabou, Min Green narra uma triste situação, o fim de uma relacionamento com Ed Slarteron, o cara mais popular e bonito da escola. Os dois estudam na mesma escola, depois de apenas algumas semanas de namoro, terminam. Então, ela passa a expressar seus tristes sentimentos e angustias, os dias que passam devagar e difícil sem Ed.


"Foi por isso que a gente acabou, Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos."

Min decide entregar a Ed uma carta contendo todos os objetos que representaram o namoro, junto com uma carta falando de cada objeto, de cada momento que esse objeto representou no relacionamento dos dois.

O livro é bem leve, fala das características dos personagens e principalmente do casal. Mostra como é o dia a dia de Min, como de uma adolescente normal. É uma leitura bem simples e sem muitas delongas, apesar de ser grosso.

O autor nos trás um enredo totalmente clichê e previsível, porém, narrado de uma forma totalmente diferente por ser em formato de carta e por nos mostrar apenas os "porquês" do relacionamento ter chegado ao fim em poucas semanas. Min mostra toda sua decepção e saudade de uma forma diferente do que estaou costumada a ler hoje em dia em romances para adolescentes, tanto que em alguns momentos não estava acostumada com a narrativa mesmo que fácil.

"O negócio de ter o que seu coração deseja é que o seu coração não sabe o que deseja até aparecer."

A obra me atraiu pela linda capa e pelo nome, ganhei de natal e adorei. Ás vezes a leitura pode se tornar um pouco cansativa e outras vezes prende o leitor, assim como me prendeu em muitas partes.
O autor retratou de uma maneira filosófica e inteligente, o que me atraiu muito para continuar lendo.

A edição está muito caprichada, com folhas de perfeita qualidade, grossas e com ilustrações simples mas ao mesmo tempo que nos fazem ter mais imaginação na história, foi tudo muito bem feito mesmo, é um livro que vou guardar com carinho na minha estante e recomendo a todos que querem uma história simples fugindo um pouco do clichê para sair da área de conforto.


"Então onde você estava, é o que eu quis dizer, em todos os meus momentos de solidão, mas eu sabia, bem do meu lado, era lá que você estava."

14 comentários:

  1. aaah eu sou louca para ler esse livro, sempre que vejo ele na promoção eu não tenho dinheiro pra comprar kkk Sua resenha me deixou mais curiosa ainda kk

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha ele é muito bom mesmo, quando tiver mais oportunidades compre sim. Que bom que gostou da resenha.
      Bjs

      Excluir
  2. Caramba, nunca havia lido nada sobre esse livro, adorei sua resenha, mas amei ainda mais os quotes escolhidos
    ja foi pra minha listinha hihi
    E CARA SEU BLOG É LINDO, AMO ESSA COR, MT FOFO hahaha
    bjão
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é muito lindo.
      Ai que bom que gostou, fico muito muito feliz de saber.
      Bjs

      Excluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas por "n" motivos ainda não aconteceu. Parece ser perfeito demais.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, certeza que você vai gostar.
      Bjs

      Excluir
  4. OI Catharia...
    Gostei de conhecer o livro, de vez em quando é bom ler uma história previsível e clichê. A trama em si já parece ser bem leve, e com uma escrita boa tudo melhora.
    Gostei de conhecer sua opinião. Leria o livro sem dúvidas.

    livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Eu não conhecia o livro. Apesar de ter ficado curiosa sobre como o livro foi escrito, relacionamentos não é um dos temas proferidos. Ser uma trama leve, é um ponto positivo e incentivo para ler, mas a leitura ser um pouco cansativa já me deixa em dúvida... Vou pensar se adiciono na lista e leitura ou não.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cath, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha. Parece ser um livro interessante, e o que mais me chama atenção, são os objetos e o que eles significaram para o fim do relacionamento deles. Parece ser um livro leve e divertido, e mesmo sabendo que eles terminaram, a gente fica torcendo para que isso não tivesse acontecido.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Eu sempre quis ler esse livro e ainda morro de vontade de conhecer essa narrativa. Parece ter uma premissa diferente de outros livros e acredito que fala sobre o término de uma forma única.
    Gosto bastante da diagramação dele também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu venho lendo alguns livros do autor e curtindo muito, embora como Daniel tenha sido só este, é uma história inteligente e a edição do livro por si só já é um charme.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Catharina tudo bem ?

    Gostei da premissa do livro afinal quem nunca sofreu de amor ne?!

    Leituras rápidas e historias clichês as vezes me encantam quando me identifico na situação.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. OI, tudo bem?

    Eu li esse livro porque eu gostei da premissa, mas quando fui ler achei bem cansativo e até um pouco chato. Não gostei tanto assim da história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desde que minha amiga leu esse livro fiquei super curiosa para ler. A premissa é bem legal e o livro tem uma parte gráfica linda. Espero poder ler em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo